FILOSOFIA

Grade e corpo docente

Slider

Filosofia – Bacharelado

O Curso de Filosofia, bacharelado, fundamentado em princípios éticos, cristãos e salesianos, tem por missão promover a formação integral de bacharéis de Filosofia através da produção e difusão do conhecimento e da cultura, em diálogo com a problemática do mundo atual.

O Curso de Filosofia é pensado a partir de uma Filosofia do ser, que se insere na longa tradição de diálogo do pensamento cristão da Filosofia com a cultura e Filosofia de seu tempo. Procura, pois, redescobrir os valores da cultura ocidental herdados da cultura helenística e da tradição cristã; o sentido da modernidade e a crise da pós-modernidade, numa visão antropológica que valoriza a pessoa, a ética, a solidariedade ecológica, social e a abertura para a transcendência.

Me. Élcio Henrique dos Santos

Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Me. Fernanda A. Z. de O. Aquino

Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Dr. Henrique Alckmin Prudente

Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Me. Luiz Gustavo Uchôa da Silva

Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Dr. Marcílio Farias da Silva

Me. Marcius Tadeu Maciel Nahur

Coordenador do Curso e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Me. Patrícia Januária S. C. Barbosa

Dr. Roberto Marcelo da Silva

Me. Rodolfo Anderson B. de Aquino

Me. Thales Maciel Pereira

  • 1º Período

    Disciplina CH
    Antropologia Religiosa 40
    Comunicação e Expressão 80
    Psicologia 40
    Sociedade e Cultura 80
    História da Filosofia Antiga 80
    Introdução à Filosofia 80
    Carga horária do período 400ha

  • 2º Período

    Disciplina CH
    Doutrina Social da Igreja Católica 40
    Metodologia da Pesquisa 80
    Filosofia Moral 40
    História da Filosofia Medieval 80
    Lógica 80
    Ontologia 80
    Carga horária do período 400ha

  • 3º Período

    Disciplina CH
    Antropologia Cultural 40
    História da Filosofia Moderna 80
    Metodologia de Leitura de Texto Filosófico 40
    Teoria do Conhecimento 80
    Projeto em Filosofia I 80
    Carga horária do período 320ha
    Atividades de Extensão 40h

  • 4º Período

    Disciplina CH
    Antropologia Filosófica 80
    Estética 40
    História da Filosofia Contemporânea I 80
    Projeto em Filosofia II 80
    Carga horária do período 280ha
    Atividades de Extensão 50h
    Libras – Optativa 40ha

  • 5º Período

    Disciplina CH
    Filosofia da Ciência 80
    Filosofia Social e Política 40
    História da Filosofia Contemporânea II 80
    História da Filosofia no Brasil 40
    Projeto em Filosofia III 80
    Trabalho de Conclusão de Curso I 40
    Carga horária do período 360ha
    Atividades de Extensão 40h
    Trabalho de Conclusão de Curso – Projeto 20h

  • 6º Período

    Disciplina CH
    Filosofia da Linguagem 80
    Filosofia da Natureza 80
    Teodicéia 80
    Trabalho de Conclusão de Curso II 40
    Carga horária do período 280ha
    Trabalho de Conclusão de Curso – Orientação 40h

Componentes Curriculares do Curso de Filosofia Bacharelado

Atividades Formativas 1.700h 70,5%
Atividades Complementares 200h 8,3%
Atividades de Extensão 250h 10,4%
Estágio Curricular Supervisionado 200h 8,3%
Trabalho de Conclusão de Curso – Projeto (20h) e orientação (40h) 60h 2,5%
ENADE
CARGA HORÁRIA TOTAL 2.410h 100%
LIBRAS 40ha

Quadro Síntese do Curso de Filosofia Bacharelado

CURSO FILOSOFIA – BACHARELADO
ATO LEGAL Portaria de Autorização n. 602 publicada no DOU de 26/04/2022
CONCEITO DO CURSO (CC) 04
VAGAS 40
PERÍODO Matutino
REGIME Seriado semestral
PERÍODO MÍNIMO DE INTEGRALIZAÇÃO 06 semestres
CARGA HORÁRIA OFERECIDA 2.410h
CARGA HORÁRIA EXIGIDA PELAS DCN 2.400h
TOTAL DE DOCENTES 10 (100%)
Doutorado 03 (30%)
Mestrado 07 (70%)
Especialização

Critérios de Avaliação de Aprendizagem Aplicados aos Alunos

A média mínima para aprovação em cada disciplina é 7,0 (sete). Há três parciais de avaliação a cada semestre: AV1, AV2 e AV3. A média final semestral (MF) para cada disciplina é calculada através da fórmula:

MF = [(AV1 x 0,4) + (AV2 x 0,4) + (AV3 x 0,2)].

A AV1 e AV2 são constituídas, principalmente, por provas tradicionais. A AV3 é focada na Pedagogia de Projetos desenvolvida ao longo de determinado semestre conforme especificações no Projeto Pedagógico do Curso.

Cachoeira Paulista
Graduação
Mensalidade: R$349,50
Matutino
Data da Prova: –
Inscrições: –
Background

Acesso ao curso

Para ter acesso ao Curso de Filosofia, bacharelado, da Faculdade Canção Nova o candidato terá que ter concluído o Ensino Médio ou equivalente. O regime de acesso segue os princípios adotados pela legislação vigente: democraticamente, com equidade e igualdade de oportunidades. A seleção dos candidatos é feita por meio de processo seletivo realizado mediante inscrição em períodos divulgados em editais, mídia (TV, rádio e internet). A seleção é realizada por meio de uma avaliação dos conhecimentos exigidos no nível de escolaridade mínima exigida. Outras formas de acesso ocorrem por meio de transferência interna, transferência externa e portadores de diploma.

Perfil do Egresso

A Faculdade Canção Nova é organizada para oferecer ensino de qualidade e formar homens novos para o mundo novo. O egresso nesta Instituição deve ser profissional qualificado, eticamente orientado e socialmente comprometido. O perfil do egresso aponta para um profissional com visão humana e Cristã, comprometido com a transformação social, com base no exercício da cidadania, na defesa da qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável.

A Faculdade Canção Nova busca a formação de um profissional para o século XXI com o seguinte perfil: com competências para projetar e desenvolver projetos em equipe, criativo, empreendedor, ético, flexível, líder na capacidade de servir, que respeite a pluralidade cultural e busque a formação continuada.

Assim posto, pretende-se o seguinte perfil para o egresso do Curso de Filosofia, bacharelado, amparado nas seguintes competências:

  • Estar capacitado, à luz da História da Filosofia, para compreender e transmitir os principais temas, problemas e sistemas filosóficos bem como analisar e refletir criticamente a realidade social em que está inserido;
  • Estar preparado para contribuir profissionalmente em outras áreas do saber, integrando a Filosofia no debate interdisciplinar a ser prestado seja na pesquisa acadêmica, seja nas assessorias culturais, educacionais, editoriais e nos diversos meios de comunicação social;
  • Formular e propor soluções a problemas, nos diversos campos do conhecimento, a partir de um modo especificamente filosófico;
  • Estabelecer visão integradora da Filosofia para que se possa desenvolver uma visão ampla da comunicação social, interagindo com outros sistemas sociais;
  • Desenvolver visão reflexiva e crítica da condição humana, considerando a realidade sócio-histórico-política e o ambiente comunicacional como meios de integração de aspectos culturais, econômicos, políticos e sociais;
  • Atuar na iniciação científica, por meio da assimilação dos referenciais teóricos necessários, bem como do rigor e critérios científicos para a leitura, interpretação e produção de textos filosóficos;
  • Utilizar-se da Filosofia como lugar de compreensão e significação da própria existência, na relação com o meio ambiente e implicações na arte, na cidadania, na ciência, na cultura, nos Direitos Humanos, nas relações étnico-raciais, na política e na sociedade;
  • Possuir conhecimentos pedagógicos e práticos, de forma a intervir na solução de problemas em seu campo de atuação profissional.
Background

Instalações e Equipamentos

O Curso de Filosofia, bacharelado, conta com auditório (Auditório São Paulo), biblioteca e laboratório de informática. Todas as salas de aula têm recursos audiovisuais.

O Auditório São Paulo é climatizado e tem capacidade para acomodar mais de 500 pessoas. O acervo da biblioteca é constituído de jornais, revistas, livros, periódicos acadêmicos e científicos e trabalhos de conclusão de curso. O laboratório de informática dispõe de computadores com acesso à internet.

Informação Sobre A Profissão

Os bacharéis podem atuar como pesquisadores em entidades públicas e privadas, assessores em paróquias e como colunistas em veículos de comunicação como jornais e revistas.

Background

Estágio Curricular Supervisionado

O Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia, bacharelado, busca a integração entre teoria e prática. Constitui atividade obrigatória do Curso com carga horária de 200 (duzentas) horas a ser cumprida integralmente por meio de prática profissional em instituições legalmente constituídas.

As atividades do Estágio Curricular Supervisionado são desenvolvidas pelos alunos com acompanhamento e avaliação de professores orientadores designados pela Diretoria Acadêmica, com aprovação da Diretoria Geral, com a supervisão do Coordenador de Estágios da Instituição e com a orientação da Coordenação de Curso. Oferece treinamento em práticas profissionais, em condições reais de trabalho e sem vínculo empregatício.

As atividades do Estágio Curricular Supervisionado proporcionam integração do estudante com o mercado de trabalho, capacitação profissional, desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes individuais.

A Faculdade Canção Nova divulga aos alunos do Curso de Filosofia, bacharelado, oportunidades de realização de estágios. A concepção, composição, formas de realização e avaliação estão previstas em Regulamento próprio aprovado pelo Conselho Superior.

A Coordenação do Curso de Filosofia, bacharelado, em conjunto com o Núcleo de Estágios, oferece documento autorizativo para que o discente inicie o processo. O Estágio Curricular Supervisionado pode ser realizado a partir do 3º período.

A Faculdade Canção Nova conta com o Núcleo de Estágios, órgão de administração básica vinculado diretamente à Diretoria Acadêmica, instituído para atender o aluno e organizar documentação necessária para perfeito cumprimento das normas estabelecidas.

Atividades Complementares

O aluno do Curso de Filosofia da Faculdade Canção Nova precisa cumprir 200 (duzentas) horas de Atividades Complementares. São atividades realizadas para flexibilizar a formação acadêmica. O Regulamento das Atividades Complementares da Faculdade Canção Nova organizou grupos de atividades para opção do aluno:

Grupo I: Conferências, congressos científicos, cursos de curta duração, cursos de extensão, encontros acadêmicos, jornadas científicas, mostras culturais, palestras, seminários, simpósios e outras atividades acadêmicas do gênero.

Grupo II: Estudos na área das linguagens e códigos, cursos de Língua Portuguesa, cursos de idiomas e outras atividades do gênero.

Grupo III: Trabalhos de campo e visitas técnicas.

Grupo IV: Atividades de monitoria, de pesquisa e de iniciação científica.

Grupo V: Projetos sociais fomentados pela Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova – RDSCN – e por outras instituições.

Grupo VI: Atividades de voluntariado.

Grupo VII: Atividades no Coral Canção Nova.

Grupo VIII: Organização de eventos promovidos pela FCN.

Grupo IX: Atividades direcionadas ao estudo do ambiente e à educação ambiental.

Grupo X: Atividades didáticas concernentes à frequência e aprovação em disciplinas não previstas no currículo do curso de graduação em que determinado discente estiver matriculado.

Regulamento Atividades Complementares_2021

Atividades Complementares – Ficha de Controle

Atividades de Extensão

As Atividades de Extensão contam com carga horária obrigatória de 250 (duzentos e cinquenta) horas.
Estão distribuídas ao longo do percurso formativo do discente conforme especificações no Projeto Pedagógico do Curso.

Regulamento_Atividades de Extensão_Núcleo de Extensão_2023

Trabalho de Conclusão de Curso

No Curso de Filosofia, bacharelado, o Trabalho de Conclusão de Curso é elaborado a partir do 5º. período através de dois componentes curriculares: disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I (40ha) e Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (24ha), totalizando 64ha. O Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso consiste em requisito indispensável para composição da avaliação acadêmica do discente na referida disciplina. No 6º. período há o processo de elaboração do TCC com suporte da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II (40ha) e de orientação ao discente envolvendo integrante ativo do corpo docente do Curso de Filosofia, bacharelado, contemplando 48ha.

Background

Exame Nacional de Desempenho – ENADE

O Exame Nacional de Desempenho – ENADE – é um componente curricular dos cursos de graduação. Seu objetivo é examinar o rendimento do aluno em relação ao conteúdo apresentando durante o tempo da Faculdade. A Faculdade Canção Nova desenvolve, ao longo dos períodos, atividades vinculadas à conscientização dos discentes sobre importância de participação neste processo que é um dos alicerces do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior.

Diploma Expedido

O Diploma confere o título de Bacharel(a) em Filosofia.

Plano de Ação

 

Observação: A IES iniciou as atividades em 01/08/2011.

Os regulamentos do Curso de Filosofia, bacharelado, também estão disponibilizados no Portal do Aluno. 

Última atualização em: 18/08/2023

Cachoeira Paulista
Graduação
Mensalidade: R$349,50
Data da Prova: –

Inscrições: –

Fale conosco

Me. Élcio Henrique dos Santos


Currículo Lattes


Disciplina:

  • História da Filosofia Medieval

Me. Fernanda A. Z. de O. Aquino


Currículo lattes


Dr. Henrique Alckmin Prudente


Currículo lattes

Me. Luiz Gustavo Uchôa da Silva


Currículo lattes


Disciplina:

  • Lógica

Dr. Marcílio Farias da Silva


Currículo lattes


Me. Marcius Tadeu Maciel Nahur


Currículo lattes


Disciplina:

  • Ontologia

Me. Patrícia Januária S. C. Barbosa


Currículo lattes


Dr. Roberto Marcelo da Silva


Currículo lattes


Disciplina:

  • Doutrina Social da Igreja Católica

Me. Rodolfo Anderson B. de Aquino


Currículo Lattes


Disciplina:

  • Metodologia da Pesquisa

Me. Thales Maciel Pereira


Currículo Lattes


Disciplina:

Filosofia Moral