RÁDIO E TV
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Rádio e TV

Cursar Rádio e TV na Faculdade Canção Nova faz toda diferença! Nossos alunos são capacitados para ter domínio dos processos de produção, técnica e direção de programas de Rádio e TV, com a alta tecnologia que o mercado apresenta nos dias atuais e sempre conciliando a teoria com a prática.

Devido á integração da Faculdade Canção Nova com a Fundação João Paulo II, sua Mantenedora, e com o Sistema Canção Nova de Comunicação, as aulas práticas do curso acontecem nos estúdios com os equipamentos da TV Canção Nova e Rádio Canção Nova. Nossos alunos têm contato direto com uma emissora de rádio e TV desde o primeiro semestre do curso.

O principal objetivo da Faculdade Canção Nova é formar comunicadores sociais tecnicamente qualificados, eticamente orientados e socialmente comprometidos.

Além disso, buscamos formar “Homens Novos, para o Mundo Novo”, ou seja, profissionais com grande conhecimento técnico, mas sensibilizados com a sociedade, que possam ter respeito pelo outro e saibam exercer a democracia com cidadania.

Adriana Ferreira da Silva

Bruno Nascimento V. da Cunha

Darwin Rodrigues Mota

Denis Duarte

Élcio Henrique dos Santos

Fernanda A. Z. de O. Aquino

Henrique Alckmin Prudente

Ioná Marina M. Piva Rangel

Jefferson da Silva

Jilian Cardoso de Mello

Marco Antonio Papp

Marcos Jolbert C. Azambuja

Patrícia Januária S. C. Barbosa

Rodolfo Anderson B. de Aquino

Tatiane Eulália M. de Carvalho

Thiago Vasquez Molina

Vaniele Barreiros da Silva

  • 1º Período

    Disciplina CH
    Antropologia Teológica 40
    Comunicação e Expressão 80
    Filosofia e Ética 40
    Captação de Som e Edição em Áudio 80
    Fundamentos em Rádio, TV e Internet 80
    Multimídia e Aplicativos 80
    Carga horária parcial 400ha

  • 2º Período

    Disciplina CH
    Doutrina Social da Igreja Católica 40
    Metodologia da Pesquisa I 80
    Semiótica 40
    Arte e Estética Audiovisual 40
    Linguagem Musical 40
    Roteiro e Produção de Rádio 80
    Técnica de Locução, Apresentação e Entrevista 80
    Carga horária parcial 400ha

  • 3º Período

    Disciplina CH
    Legislação Aplicada à Comunicação 80
    Mídia e Religião 40
    Captação de Imagens e Iluminação 40
    Direção em Fotografia e Direção de Arte 80
    Mídia e Religião 80
    Direção em TV 80
    Edição em Vídeo 80
    Carga horária parcial 400ha

  • 4º Período

    Disciplina CH
    História da Comunicação 80
    Inglês Aplicado à Comunicação 40
    Teoria da Comunicação 80
    Projeto em Responsabilidade Social 80
    Roteiro e Produção de TV 80
    Carga horária parcial 360ha

  • 5º Período

    Disciplina CH
    Computação Gráfica I 40
    Comunicação em Rádio II 40
    Edição em Rádio 80
    Fotografia 40
    Ética Profissional e Cidadania 40
    Projeto em Rádio 80
    Roteiro e Produção de TV I 80
    Carga horária parcial 400ha
    Atividades Complementares 60h
    Estágio Curricular Supervisionado 150h

  • 6º Período

    Disciplina CH
    Computação Gráfica II 40
    Comunicação em Vídeo 40
    Edição em TV I 80
    Iluminação 40
    Linguagem Musical I 40
    Projeto em TV 80
    Roteiro e Produção de TV II 80
    Carga horária parcial 400ha

  • 7º Período

    Disciplina CH
    Edição em TV II 80
    Globalização e Ação Coletiva 40
    Inglês I 40
    Linguagem Musical II 40
    Metodologia da Pesquisa em Comunicação I 40
    Rádio e TV Educativa e Comunitária 40
    Seminários Avançados em Comunicação I 40
    Tecnologia da Informação III 40
    Carga horária parcial 360ha

  • 8º Período

    Disciplina CH
    Administração em Rádio e TV 40
    Gestão da Qualidade 40
    Inglês II 40
    Metodologia da Pesquisa em Comunicação II 40
    Seminários Avançados em Comunicação II 40
    Tecnologia da Informação IV 40
    Trabalho de Conclusão do Curso 40
    Carga horária parcial 280ha
    Atividades Complementares 60h

*Ingressantes a partir de 2018.

Componentes Curriculares do Curso de Rádio e TV para Ingressantes em 2015, 2016 e 2017

Atividade Aula 2.533h (3.040ha) 82%
Atividades Complementares 300h 9%
Estágio Curricular Supervisionado 300h 9%
ENADE
Carga Horária Total Obrigatória 3.133h 100%
LIBRAS 40ha


CARGA HORÁRIA TOTAL OFERECIDA: 3.166h

Quadro-síntese do curso

CURSO Comunicação Social, Rádio e TV Bacharelado
ATO AUTORIZATIVO Portaria de Reconhecimento no. 578 publicada no DOU de 12/06/17
CONCEITO DE CURSO (CC) 04
VAGAS 50
PERÍODO Noturno
REGIME Seriado semestral
PERÍODO MÍNIMO DE INTEGRALIZAÇÃO 08 semestres
CARGA HORÁRIA OFERECIDA 3.166h
CARGA HORÁRIA EXIGIDA PELAS DCN 2.700h
TOTAL DE DOCENTES 15 (100%)
Doutorado 03 (20%)
Mestrado 11 (73%)
Especialização 01 (07%)

Critérios de Avaliação de Aprendizagem Aplicados aos Alunos

A média mínima para aprovação em cada disciplina é 7,0 (sete). Há três parciais de avaliação a cada semestre sendo: AV1, AV2 e AV3. A média final semestral, para cada disciplina, é calculada mediante a soma das três parciais divididas por três: MF = (AV1 + AV2 + AV3) / 3.

A AV1 e AV2 são constituídas, principalmente, por provas tradicionais. A AV3 é sempre focada em um Projeto Pedagógico desenvolvido ao longo de determinado semestre, conforme a disposição a seguir:

– 1º., 2º. e 3º. períodos = Trabalho Interdisciplinar;

– 4º. período = Pedagogia de Projetos – Projeto de Responsabilidade Social;

– 5º. período = Pedagogia de Projetos – Projeto em Rádio;

– 6º. período = Pedagogia de Projetos – Projeto em TV;

– 7º. período = Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);

– 8º. período = Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Cachoeira Paulista
Graduação
Mensalidade: R$899,00
Noturno
Data da Prova: 23/11/2019
Inscrição para o Vestibular: R$80,00
Descontos Especiais para Colaboradores e Ex-alunos da FCN
Desconto para Funcionários de Empresas Conveniadas
Background

Acesso ao Curso

O acesso ao Curso de Rádio e TV da Faculdade Canção Nova realiza-se por meio de Processo Seletivo – Vestibular. O processo seletivo destina-se a avaliar a formação recebida pelos candidatos no Ensino Médio ou equivalente dentro do limite das vagas oferecidas.

Sem necessidade de Processo Seletivo, mediante análise do Histórico Escolar e Planos das Disciplinas do curso da IES de origem, admite-se interessados em ingressar através de transferência ex-officio. Da mesma forma ocorre através de análise da situação acadêmica, em que se pode admitir, ainda, a reabertura de vínculo (matrícula) a aluno que havia deixado de frequentar o curso por trancamento de matrícula, de acordo com o Regimento Geral. Na hipótese de restarem vagas não preenchidas poderá ser feito novo processo seletivo, ou nelas poderão ser recebidos alunos portadores de diploma de nível superior.

Perfil do Egresso

O egresso em Rádio e TV recebeu formação para ter uma visão crítica do universo audiovisual para entender, compreender e criar todo aquele encanto que ouvimos e vemos através da imagem e do som e ser criativo para elaborar: novos roteiros, programas, personagens, produções, imagens e sons sempre pensando na emoção do seu público.

Background

Instalações e Equipamentos

O Curso de Rádio e TV conta com auditório (Auditório São Paulo), biblioteca e laboratório de informática. Todas as salas de aula têm recursos audiovisuais. O Auditório São Paulo, com área de 1.400m2, é climatizado e tem capacidade para acomodar mais de 600 pessoas. O acervo da biblioteca é constituído de jornais, revistas, livros, periódicos acadêmicos e científicos e trabalhos de conclusão de curso. O laboratório de informática dispõe de 28 microcomputadores com acesso à internet e com os principais softwares de aprendizado para aulas de edição, animação, criação etc.

O Curso de Rádio e TV conta com estrutura da TV Canção Nova e Rádio Canção Nova possuindo laboratórios específicos, chamados também de Laboratórios Didáticos Especializados:

  • Camarim;
  • Estúdio da Rádio Canção Nova FM;
  • Estúdio da Web TV e Estúdio de Fotografia e de Videografia;
  • Estúdio de Telejornalismo;
  • Estúdio de TV;
  • Estúdio Santa Clara;
  • Sala Estúdio de Rádio;
  • Swicher Estúdio Santa Clara;
  • Unidade Móvel.

Informação Sobre A Profissão

O Curso de Rádio e TV da Faculdade Canção Nova oferece ao profissional preparo para atuar em um mercado de trabalho amplo, podendo atuar em produção, técnica e gestão de uma emissora de TV, rádio, cinema, áudio, sites, produtoras audiovisuais, canais fechados, agência de publicidade e propaganda e ainda em empresas ou organizações que tem o departamento de comunicação. O profissional recebe formação para atuar nas seguintes áreas:

  • Cenografia, figurino e maquiagem;
  • Criação, direção, produção, roteiro e edição audiovisual;
  • Produção artística;
  • Produção de conteúdos;
  • Sonoplastia, iluminação, fotografia e cinegrafista.
Background

Estágio Curricular Supervisionado

As atividades do Estágio Curricular Supervisionado são desenvolvidas pelos alunos com acompanhamento e avaliação dos seguintes atores:

  • Coordenador do Núcleo de Estágio da Faculdade Canção Nova;
  • Orientador de Estágio, coordenador do curso, também pertencente ao quadro de pessoal da Faculdade Canção Nova,
  • Supervisor de Estágio, responsável pelas atividades na empresa concedente, isto é, na empresa que concede o Estágio.

O objetivo do Estágio Curricular Supervisionado é oferecer treinamento em práticas profissionais, capacitação para o mercado de trabalho, desenvolvimento de habilidades, atitudes e competências individuais sem vínculo empregatício.

Atividades Complementares

O aluno do Curso de Rádio e TV da Faculdade Canção Nova precisa cumprir 300 horas de Atividades Complementares. São atividades realizadas para flexibilizar a formação acadêmica. O Regulamento das Atividades Complementares da Faculdade Canção Nova organizou grupos de atividades para opção do aluno:

Grupo I: Conferências, congressos científicos, cursos de curta duração, cursos de extensão, encontros acadêmicos, jornadas científicas, mostras culturais, palestras, seminários, simpósios e outras atividades acadêmicas do gênero.

Grupo II: Estudos na área das linguagens e códigos, cursos de Língua Portuguesa, cursos de idiomas e outras atividades do gênero.

Grupo III: Trabalhos de campo e visitas técnicas.

Grupo IV: Atividades de monitoria, de pesquisa e de iniciação científica.

Grupo V: Projetos sociais fomentados pela Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova – RDSCN – e por outras instituições.

Grupo VI: Atividades de voluntariado.

Grupo VII: Atividades no Coral Canção Nova.

Grupo VIII: Organização de eventos promovidos pela FCN.

Grupo IX: Atividades direcionadas ao estudo do ambiente e à educação ambiental.

Grupo X: Atividades didáticas concernentes à frequência e aprovação em disciplinas não previstas no currículo do curso de graduação em que determinado discente estiver matriculado.

Regulamento Atividade Complementar

Ficha de Controle de Atividade Complementar

Background

Exame Nacional de Desempenho – ENADE

O Exame Nacional de Desempenho – ENADE – é um componente curricular dos cursos de graduação. Seu objetivo é examinar o rendimento do aluno em relação ao conteúdo apresentando durante o tempo da Faculdade. A Faculdade Canção Nova desenvolve, ao longo dos períodos, atividades vinculadas à conscientização dos discentes sobre importância de participação neste processo que é um dos alicerces do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior.

Diploma Expedido

O Diploma confere o título de Bacharel(a) em Comunicação Social – Rádio e TV.

– Projeto Pedagógico do Curso de Comunicação Social, Rádio e TV, bacharelado

– Plano de Ação – Coordenação de Curso – Curso de Rádio e TV

– Indicadores de Desempenho da Coordenação – Curso de Rádio e TV

Observação: A IES iniciou as atividades em 01/08/2011.

Fonte: Diretoria Acadêmica.

Cachoeira Paulista
Graduação
Mensalidade: R$899,00
Data da Prova: 23/11/2019
Inscrição para o Vestibular: R$80,00
Descontos Especiais para Colaboradores e Ex-alunos da FCN
Desconto para Funcionários de Empresas Conveniadas

Inscreva-se

Adriana Ferreira da Silva

Missionária da Associação Internacional Privada de Fiéis Canção Nova atua como professora de comunicação da Faculdade Canção Nova. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC (2014). Membro do Grupo de Estudos CCM: Comunicação e Criação nas Mídias, vinculado ao CNPQ sob coordenação da Profa. Dra. Lucia Leão. Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo – Faculdades Integradas Teresa D’Avila (2004); com Licenciatura em Educação Artística – Faculdades Integradas Teresa D’Avila (1993);qualificação profissional em Radialismo – Locução – SENAC (1994).

Bruno Nascimento V. da Cunha

Mestre em Administração – Desenvolvimento e Planejamento Regional Pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Possui Pós-graduação em Administração (MBA) pela Fundação Getúlio Vargas e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor e assistente de coordenação do Curso de Administração de Empresas da Faculdade Canção Nova (Fundação João Paulo II).

Tem experiência na área de Finanças, Finanças Comportamentais, Economia, Macroeconomia, Educação Financeira, Finanças pessoais e Administração Financeira e Orçamentária. (Texto informado pelo autor)

Darwin Rodrigues Mota

Graduado em Desenho Industrial pelas Faculdades Integradas Teresa D’Avila (2003), especialista em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasília (2008) e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012).

Coordenador e professor no curso de Design do UNIFATEA. Professor do cursos de Arquitetura e Urbanismo e Comunicação Social do UNIFATEA. Professor do curso de Comunicação Social da Faculdade Canção Nova.(Texto informado pelo autor)

Denis Duarte

Possui graduação em Letras, licenciatura em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa, pela Universidade Federal de Viçosa (2004), Especialização em Bíblia pela Universidade Metodista de São Paulo (2009) e Mestrado em Ciências da Religião, na área de Literatura e Religião no Mundo Bíblico, pela Universidade Metodista de São Paulo (2009). Tem experiência em gestão acadêmica. Atualmente é doutorando em Estudos da Religião na Universidade Católica Portuguesa e professor de graduação e pós graduação.

Tem experiência em Ciências da Religião nas áreas de literatura e religião, mídia e religião e educação e religião, gestão e religião. (Texto informado pelo autor)

Élcio Henrique dos Santos

Possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo U.E de Lorena S.P (1999). Possui Especialização em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo U.E. de Lorena SP (2003), Mestrado em Administração com Ênfase em Gestão de Pessoas e Organização na Universidade Metodista de São Paulo (2010) e Especialização em Gestão Universitária pelo Centro Universitário Salesianos de São Paulo U E. de Campinas – SP (2018).

Atualmente é Professor e Coordenador do Curso de Administração no Centro Universitário Salesiano de São Paulo na unidade de Lorena. Leciona também na Faculdade Canção Nova nos Cursos de Filosofia e Administração. (Texto informado pelo autor)

Fernanda A. Z. de O. Aquino

Mestre em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais na universidade de Taubaté. Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2000) e graduação em Administração pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2008). Título de Especialista em Gestão de Recursos Humanos. MBA em Gestão de Pessoas. Especialista em Psicologia do Trânsito. Formação em Coach pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching.

Professora universitária na Faculdade Canção Nova desde agosto de 2017, lecionando as seguintes disciplinas:

  • Curso de Administração – Gestão de Pessoas;
  • Comportamento Organizacional e Administração de Marketing I;
  • Curso de Filosofia – Psicologia Geral, Psicologia da Educação e Projeto em Filosofia;
  • Curso de Rádio e TV – Psicologia da Comunicação e Administração em Rádio e TV.

Coordenadora do Núcleo de Estágios da Faculdade Canção Nova desde fevereiro de 2018. Professora universitária na Faculdade de Pindamonhangaba de julho de 2014 a abril de 2017. Disciplinas lecionadas:

  • Curso de Administração: Concepção de Negócios e Planejamento;
  • Empreendedorismo e Jogos de Empresa;
  • Pedagogia: Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal;
  • Curso Tecnólogo em RH: Recrutamento e Seleção;
  • Gestão Avançada de Pessoas;
  • Comportamento Organizacional e Planejamento Estratégico em Gestão de Pessoas;

Atua em serviços de consultoria na área de Recursos Humanos. (Texto informado pelo autor)

Henrique Alckmin Prudente

Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela FAAP (1993). É Bacharel e Licenciado em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e pela Faculdade de Educação da USP (1998 e 1999). Concluiu Mestrado em Ciências da Comunicação, com ênfase em Comunicação e Cultura, pela ECA-USP em 2003.

É Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP tendo concluído a pesquisa em abril de 2010. Exerceu o cargo de Coordenador do Curso de Geografia do Centro UNISAL-Lorena em 2007 e 2008. Foi Coordenador do Curso de Jornalismo e do Curso de Rádio e TV da Faculdade Canção Nova de Cachoeira Paulista entre 2011 e 2013.

É Diretor Acadêmico da Faculdade Canção Nova desde janeiro de 2012. Tem experiência em docência na Educação Básica e no Ensino Superior. (Texto informado pelo autor)

Ioná Marina M. Piva Rangel

Possui Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2015). Graduada em Jornalismo (2006), especialista em Leitura e Produção de Texto pela Universidade de Taubaté (2009).

Atualmente é coordenadora de curso – Rádio e Tv da Faculdade Canção Nova (Cachoeira Paulista-SP) e professora nos cursos de Jornalismo e Rádio e TV da Faculdade Canção Nova. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Produção e Direção de TV e Telejornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: telejornal, reportagens em vídeo e documentários. (Texto informado pelo autor)

Jefferson da Silva

Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016), Mestrado em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu (2011), Especialização em Logoterapia e Análise Existencial com ênfase em Educação pela Faculdade João Paulo II (2014).

Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2001), bacharelado em Teologia pela Faculdade Dehoniana e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – U. E. de Lorena e da Faculdade Canção Nova. (Texto informado pelo autor)

Jilian Cardoso de Mello

Professor Especialista em Língua Brasileira de Sinais e Formação Docente. Graduação em Língua Portuguesa, Pedagogia e em Comunicação Social. Atualmente leciona na Secretaria do Estado da Educação (SP), na Faculdade de Educação de Guaratinguetá e no Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, de Lorena. Atuação como Professor em diversas áreas: Marketing, Inglês, Informática, Português e LIBRAS. Coordenador e Educador de inúmeros projetos sociais aplicados na região do Vale do Paraíba. Coordenador de Ensino Técnico por 2 anos (Texto informado pelo autor)

Marco Antonio Papp

Possui mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Coordenador da Pós-Graduação na Faculdade Canção Nova. Ministra aulas nas áreas de Lógica, Semiótica, Filosofia Moderna, Filosofia Contemporânea, Filosofia da Ciência, Filosofia do Direito, Filosofia da Religião, Antropologia Filosófica e Cultural, Sociologia e Metodologia Científica.

Trabalha com a coordenação do Ensino Médio e possui experiência como professor e coordenador de Ensino Médio e Fundamental. Experiência em trabalho social com meninos e meninas de rua. (Texto informado pelo autor)

Marcos Jolbert C. Azambuja

Bacharel em Desenho Industrial – Habilitação em Programação Visual – pelas Faculdades Integradas Teresa D’Avila (2008). Mestre em Ciências obtido no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade de São Paulo – POLI/USP. Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade de São Paulo – POLI/USP.

Componente do Núcleo De Comunicação e TI da Faculdade Canção Nova e Professor de disciplinas em Radio/TV e Jornalismo. Membro do Grupo de Pesquisa – POLI-Edu. Grupo de pesquisa sobre a Educação em Engenharia. Membro do Grupo de Pesquisa – Cibernética Pedagógica: Laboratório de Linguagens Digitais. Grupo certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que pesquisa sobre as novas tecnologias e as mediações educacionais relacionados ao mundo virtual e à inclusão digital/social, tais como: “Atalhos para a Inclusão Digital”; “Educação no Ciberespaço” e “O Mundo Virtual é para Todos?”. (Texto informado pelo autor)

Patrícia Januária S. C. Barbosa

Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC. É professora de Ensino Superior II da Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá – Fatec, onde leciona Inglês I, II, III, IV, V e VI nos cursos de Tecnologia em Finanças, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Tecnologia da Informação,Tecnologia em Gestão Empresarial e Tecnologia em Gestão Comercial.

Nos cursos de Filosofia, Jornalismo, Rádio e TV e Administração da Faculdade Canção Nova leciona a disciplina Comunicação e Expressão em Língua Materna, além da disciplina Inglês para fins específicos nos cursos de Jornalismo e Radio e TV. Também possui experiência no ensino das disciplinas Prática de Ensino e Sintaxe da Língua Inglesa e Literatura Norte Americana, além de Inglês e Português para fins específicos. (Texto informado pelo autor)

Rodolfo Anderson B. de Aquino

Mestre em Direitos Difusos e Coletivos – UNISAL Lorena – (CAPES 3). Pós Graduado em Gestão de Recursos Humanos.Pós Graduado em Direito Empresarial. Possui Licenciatura Plena em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – U.E Lorena (2002) e Bacharelado em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – U.E. Lorena (2008). Atualmente é professor licenciado do Governo do Estado de São Paulo.

Coordenador do Curso de Administração da FCN – Faculdade Canção Nova. Professor do Centro UNISAL – Unidade Lorena. Tem experiência em docência universitária, com ênfase em Filosofia, Ética, Ética e Responsabilidade, Ética Profissional, Sociologia das Organizações, Antropologia e Sociologia, Direito Empresarial, Direito Trabalhista, Sociologia, Antropologia, Metodologia da Pesquisa Científica, Processos de Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Teoria Geral do Processo, Direito Processual Civil, Direito Civil.

Advogado regularmente inscrito na OAB – Ordem dos Advogados do Brasil sob o nº 286.417, com escritório profissional em Lorena, SP. (Texto informado pelo autor)

Tatiane Eulália M. de Carvalho

Doutoranda, em Comunicação, pela Universidade Anhembi Morumbi – bolsista CAPES / TAXA. Mestre em Comunicação Social, pela Universidade Metodista de São Paulo. Bacharel em Comunicação Social, habilitada em Jornalismo, pela UniFatea – Centro Universitário Teresa D’Avilla. Professora Mestre na Faculdade Canção Nova, nos cursos de Jornalismo e Rádio e TV e professora do Núcleo de Produção Midiática da FCN.

Professora Mestre na UniFatea – Centro Universitário Teresa D’Ávilla, nos cursos de Jornalismo, Rádio, TV e Internet e Publicidade e Propaganda. Possui experiência em mídias digitais, jornalismo impresso e on line, assessoria de imprensa, produção e roteiro de televisão e documentário. Desenvolve pesquisas com os seguintes temas: Narrativa transmídia, Convergência Midiática, Novas Narrativas e Tecnologias da Comunicação, Teorias da Comunicação, Comunicação Audiovisual e História do Jornalismo. (Texto informado pelo autor)

Thiago Vasquez Molina

Doutorando, em Comunicação Audiovisual, pela Universidade Anhembi Morumbi. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, pós-graduado em Comunicação e Marketing Político e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2016). Atualmente é sócio proprietário – VESU – Soluções Multimídia e Diretor de Programação da TV Educativa da Universidade de Taubaté (2003).

Professor nos cursos de Jornalismo e Rádio e TV da Faculdade Canção Nova (2014), onde ainda atua como coordenador do Núcleo Midiático da instituição. Leciona na UNIFATEA para os cursos de Rádio, TV & Internet e Publicidade (2018). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em produção Audiovisual, atuando principalmente no seguinte tema: cinema, documentário, vídeo, roteiro. (Texto informado pelo autor)

Vaniele Barreiros da Silva

Doutora pelo programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAPES), Mestre pelo programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, na linha de pesquisa “Tecnologias de Comunicação e Cultural”. Especialista em Comunicação Empresarial, pela UFJF, bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo.

Coordenadora dos cursos de Jornalismo e de Administração da Faculdade Canção Nova (FCN). Possui experiência como coordenadora do curso de Comunicação Social – Jornalismo e PP – do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), como Produtora Executiva em empresa de filmes publicitários. Atua como docente da Faculdade Canção Nova, nos cursos de Jornalismo e de Rádio e TV, nas disciplinas de Jornal Impresso, Rádio e Metodologia Científica.

Já ministrou disciplinas no Centro Universitário de Barra Mansa, no Centro Universitário Geraldo Di Biase e Centro Universitário Geraldo Di Biase nos cursos de Comunicação Social, Design, Marketing, Engenharia Ambiental, Gestão de RH e Logística. Atuou na Pós-Gradução/MBA em Gestão de projetos no Uniabeu e no ensino técnico (Pronatec). Integrante do grupo de pesquisa: Livros e a Cultura letrada, da UERJ, orientada pelo professor Márcio Souza Gonçalves. (Texto informado pelo autor)