ENSINO
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A FACULDADE CANÇÃO NOVA tem como visão ser uma instituição universitária voltada para a formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento humano e social. Oferecer modelo educativo com ênfase na aprendizagem ativa, centrado no estudante, fundamentado em valores, com espírito criativo, solidário e com forte responsabilidade social.

  • Ensino

    Dentro desta visão o processo educacional se organiza para levar os alunos a aprender a conhecer, aprender a pensar, a aprender a aprender, a aprender a fazer, a aprender a conviver e aprender a ser. Tem como objetivo formar profissionais preparados para viver em um mundo marcado por mudanças rápidas e agir com autonomia, de forma ética e responsável consigo mesmo, com a sociedade e com a natureza; capaz e disposto a atuar de forma solidária na promoção da dignidade humana e no desenvolvimento sustentável.

    O processo ensino-aprendizagem busca desenvolver o espírito crítico, criativo, intuitivo, para dotar os formandos de capacidades em buscar e compreender diferentes alternativas e caminhos para solução de problemas.

    Para tanto, procurará desenvolver ambiente favorável à convivência harmoniosa e enriquecedora entre seus membros de forma a proporcionar o auto-conhecimento e o reconhecimento do outro. Caminhará em direção à interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Isto requer, em termos didáticos, estimular processos de ensino-aprendizagem integrativos, participativos e colaborativos, tanto em atividades presenciais, como à distância. Os métodos e técnicas de ensino devem proporcionar a comunicação e o reconhecimento da interdependência de processos individuais e coletivos, capazes de favorecer a aquisição do conhecimento e despertar maior consciência espiritual, solidária e fraterna.

    A Instituição procura inovar no campo educacional ao aplicar práticas pedagógicas que se preocupam com o desenvolvimento da capacidade reflexiva e interpretativa, com o saber fazer e especialmente com práticas que fortaleçam a capacidade profissional e diversificam os métodos de ensino.

    A FACULDADE CANÇÃO NOVA adota a Pedagogia de Projetos como prática pedagógica inovadora; uma forma de provocar a interdisciplinaridade e de proporcionar o aprendizado dos alunos, priorizando a integração de conteúdos e de diferentes mídias.

    A Pedagogia de Projetos tem como ponto de partida a idéia de que a melhor maneira de a educação responder às demandas da atualidade é contribuir para a formação de sujeitos capazes de se conduzir com autonomia e responsabilidade numa sociedade complexa e em constante transformação. Nela, aprender exige participação, tomada de decisões, escolha de caminhos e de procedimentos para alcançar os objetivos pretendidos e resolver questões propostas. O aluno aprende fazendo, pesquisando, aplicando conceitos e desenvolvendo estratégia de aprendizagem. Envolve-se com o trabalho em equipe onde as interações se intensificam e se comprometem em termos de aprender e ensinar um com o outro.

    A utilização e a integração de diversas mídias são importantes para o desenvolvimento de projetos. A sua permanente utilização favorece a coleta de informações e a integração de conteúdos de diferentes áreas do conhecimento e a aquisição de novas competências necessárias para acompanhar os avanços científicos e tecnológicos da sociedade atual. Para tanto, serão desenvolvidas atividades não presenciais com o emprego de novas ferramentas proporcionadas pelo avanço das novas tecnologias de informação e de comunicação.

    Ensinar neste contexto é uma tarefa que implica em proporcionar experiências problematizadoras da ação. É fundamental a atuação do professor para que a apropriação de conhecimentos e experiências sejam de fato significativas para os alunos. Nesta situação de aprendizagem, o professor precisa observar e analisar o desenvolvimento do aluno para fazer a mediação pedagógica. Ele passa a ser o gestor, o orientador e o facilitador da aprendizagem dos alunos; um profissional preparado para compatibilizar o projeto dos alunos com os conteúdos curriculares e com a realidade da escola e da sociedade.

    A organização didática e a prática educativa se organizam para propiciar ao aluno o fomento da criatividade, da iniciativa, da autonomia e da liberdade de expressão, abrindo espaço para o trabalho em equipe, para a assimilação de hábitos e atitudes e habilidades que os preparem para relações profissionais e sociais e incorporem atributos e valores como o respeito pela vida, postura ética e responsabilidade social.

    O desenvolvimento de projetos permite entender os problemas de comunicação social sob diferentes visões, posturas, enfoques e metodologias. Possibilita a integração da teoria com a prática, integra o trabalho individual com o trabalho coletivo e resgata a dimensão do exercício profissional competente, ético e cidadão, dentro do pensamento social cristão católico.

    O emprego da metodologia de desenvolvimento de projetos visa a:

    • Alterar a dinâmica do curso e da sala de aula;
    • Favorecer o desenvolvimento da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade no processo educativo;
    • Valorizar as interações sociais, os processos de participação e colaboração e o comprometimento dos envolvidos no alcance dos resultados pretendidos;
    • Preparar o profissional da educação capaz de compatibilizar o projeto dos alunos com os conteúdos curriculares e com a realidade da Instituição e da sociedade: um professor gestor, orientador e facilitador da aprendizagem dos alunos.

    Possibilitar ao aluno:

    • Aprender fazendo, pesquisando, aplicando conceitos e desenvolvendo estratégia de aprendizagem individual e em equipe, onde as interações se intensificam e se comprometem mutuamente;
    • Utilizar os conteúdos das diferentes disciplinas, de forma integrada, para a solução de problemas desafiadores dos projetos;
    • Ter maior autonomia no processo de gerenciamento do seu aprendizado, com postura ética e responsável em relação aos integrantes dos projetos;
    • Desenvolver o espírito crítico, criativo, intuitivo, para buscar e compreender diferentes alternativas e caminhos para solução de problemas;
    • Desenvolver postura emancipadora;
    • Utilizar, de forma integrativa, as diferentes mídias;
    • Nos períodos previstos para o desenvolvimento de projetos haverá:

    Disciplina veículo denominada na matriz curricular dos Projetos de Curso. A ela caberá a efetiva elaboração e desenvolvimento dos projetos dos alunos divididos por equipe.
    As demais disciplinas do período servirão como disciplina suporte, ministrada segundo sua ementa e matriz do curso, com plena autonomia didática, voltadas para oferecer aos alunos embasamento teórico, conteúdos e estratégias para o desenvolvimento dos projetos.
    Os temas gerais para os projetos a serem desenvolvidos em cada período letivo serão discutidos pelo colegiado do curso, podendo ser atualizado e modificado, e servirão para orientar a formulação dos projetos dos alunos.

  • Atividade de Extensão

    Busca-se manter a necessária articulação entre ensino e extensão, em diferentes níveis, produzindo e disseminando conhecimentos, desenvolvendo habilidades e competências para a formação humana e profissional dos seus alunos comprometidos com a melhoria da sociedade, a defesa da vida e a construção de uma sociedade democrática e pluralista.

    Com as atividades de extensão a Instituição assume o compromisso com a sociedade onde se insere. Adota projeto político que busca construir uma prática extensiva, na perspectiva de um processo educativo, articulador da IES com a sociedade.

    A extensão universitária torna-se a dimensão mediadora da Instituição, como centro de produção do conhecimento e à sociedade, por meio da socialização do conhecimento. Desta forma, está contribuindo para a formação de cidadão e homens novos, dentro e fora de seus muros.

    As práticas de extensão assumem as formas de:

    1. Promoção de cursos, seminários, encontros e conferências;
    2. Prestação de serviços pela IES;
    3. Oportunidades para a educação continuada com projetos de capacitação permanente para seus alunos e diferentes grupos sociais;
    4. Parcerias com segmentos da sociedade que favoreçam as transformações sociais e a criação de um mundo novo;
    5. Pastoral universitária visando à animação da comunidade universitária e à expressão de sua identidade católica.

  • Laboratórios

    Laboratórios de Som e Imagem

    A Faculdade Canção Nova conta com estúdios que atendem as diversas necessidades de ensino/aprendizagem da área de Comunicação Social. São estúdios profissionais com equipamentos que atendem a nova era da comunicação, baseada na convergência digital.

    São 2 laboratórios de SOM, sendo um localizado em sala de aula com capacidade para 50 alunos, para que o estudante  possa ter a prática como forma presente e eficaz de desenvolver suas aptidões e aplicar as teorias e técnicas de gravação, locução e edição. O segundo estúdio fica em uma emissora de rádio nas dependências da Fundação João Paulo II, no qual o estudante poderá sentir-se mais próximo da realidade profissional que o espera.

    Laboratório de IMAGEM equipado profissionalmente de forma a oferecer um ensino de qualidade.  Equipamento para gravações externas.  A FCN  conta ainda com 2 ilhas de edição, sendo: uma Final Cut Pro para edição de todo o tipo de programa, comerciais, clipes, etc. E a outra mais voltada para edição em telejornalismo com PC News Edit. Tudo para atender plenamente aos cursos de Rádio/TV e Jornalismo.

    Horário de funcionamento:

    Segunda a sexta-feira das 17:30 às 22:00 horas

    Laboratório de Informática

    O novo Laboratório de Informática possui 63m2 (sessenta e três metros quadrados) que foi construído para operacionalização no primeiro semestre letivo de 2013. A utilização deste espaço é compartilhada com os discentes dos cursos noturnos: Administração, Jornalismo e Rádio e TV e o curso diurno de Filosofia. O Laboratório de Informática conta com 28 (vinte e oito) computadores de última geração, satisfazendo plenamente as necessidades do corpo discente. Os computadores contam com sistema operacional Windows, mouse, teclado, caixas de som, estabilizador de energia, programas para elaboração e edição de texto, planilhas eletrônicas, edição de vídeo, áudio e fotografia, editoração gráfica, projetos gráficos e de web e acesso à internet de alta velocidade (banda larga via cabo) através de navegadores web, para proporcionar ao estudante o contato permanente e direto com os meios que serão utilizados profissionalmente, desta forma o aluno terá a oportunidade de apreender os conceitos e a prática de edição e montagem de um produto jornalístico ou artístico, quer impresso, televisivo ou radiofônico.

    O ambiente é plenamente climatizado através da utilização de 02 (dois) aparelhos de ar-condicionado de grande porte. O Laboratório de Informática possui equipamentos e instalação física em perfeitas condições de uso e plena conservação, comodidade, acesso e capacidade para fluência do aprendizado e da docência. Os alunos contam com acesso à rede wi-fi em todas as salas de aula e também na Biblioteca. Os recursos disponibilizados neste espaço estão discriminados a seguir:

    Recursos Tecnológicos do Laboratório de Informática

    Equipamento Quantidade

    Ar condicionado 02 (dois)

    Cadeiras macias 30 (trinta)

    Computadores com monitor LCD 28 (vinte e oito)

    Mesas para computador 30 (trinta)

    Mesa para professor 01 (uma)

    Quadro branco 01 (um)

    Horário de Funcionamento:

    Segunda a sexta-feira das 8:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 22:00 horas.

    Infra-estrutura de Informática

    Os alunos da instituição contam com o acesso à redes wi-fi em todas as salas de aula e também na biblioteca.

    O acesso aos laboratórios pelos estudantes segue regulamento próprio de cada modalidade que pode ser encontrado no www.fcn.edu.br ou com o responsável do Laboratório.

    Regulamento Laboratórios Didáticos Especializados Curso de Jornalismo

    Regulamento Laboratórios Didáticos Especializados Curso de Rádio e TV