FILOSOFIA
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Filosofia

O Curso de Filosofia, licenciatura, fundamentado em princípios éticos, cristãos e salesianos, tem por missão promover a formação integral de cidadãos-professores de Filosofia através da produção e difusão do conhecimento e da cultura, em diálogo com a problemática do mundo atual.

O Curso de Filosofia é pensado a partir de uma Filosofia do ser, que se insere na longa tradição de diálogo do pensamento cristão da Filosofia com a cultura e Filosofia de seu tempo. Procura, pois, redescobrir os valores da cultura ocidental herdados da cultura helenística e da tradição cristã; o sentido da modernidade e a crise da pós-modernidade, numa visão antropológica que valoriza a pessoa, a ética, a solidariedade ecológica, social e a abertura para a transcendência.

Denis Duarte

Élcio Henrique dos Santos

Fernanda A. Z. de O. Aquino

Henrique Alckmin Prudente

Ioná Marina M. Piva Rangel

Jefferson da Silva

Jilian Cardoso de Mello

Lino Rampazzo

Marcius Tadeu Maciel Nahur

Marco Antonio Papp

Rodolfo Anderson B. de Aquino

  • 1º Período

    Disciplina CH
    Antropologia Teológica 40
    Comunicação e Expressão I 40
    Libras 40
    Metodologia Científica 40
    Psicologia Geral 40
    Sociologia 40
    História da Filosofia Antiga 80
    Introdução à Filosofia 80
    Carga horária parcial 400ha

  • 2º Período

    Disciplina CH
    Antropologia Religiosa II 40
    Comunicação e Expressão II 40
    Introdução à Tecnologia da Informação 40
    Filosofia da Ciência 80
    Filosofia Social e Política 40
    História da Filosofia Medieval 80
    Lógica 40
    Metodologia de Leitura de Texto Filosófico 40
    Carga horária parcial 400ha

  • 3º Período

    Disciplina CH
    Didática I 40
    Gestão de Projeto de Responsabilidade Social 40
    História da Filosofia Moderna 80
    Ontologia 80
    Pensamento Social Cristão 80
    Projeto em Filosofia I 80
    Carga horária parcial 400ha
    Estágio Curricular Supervisionado 100h

  • 4º Período

    Disciplina CH
    Antropologia Filosófica 80
    História da Filosofia Contemporânea 80
    Projeto em Filosofia II 80
    Teodicéia 80
    Teoria do Conhecimento 80
    Carga horária parcial 400ha
    Estágio Curricular Supervisionado 100h

  • 5º Período

    Disciplina CH
    Didática II 40
    Estrutura e Funcionamento do Ensino 40
    Filosofia da Educação 80
    Psicologia da Educação 80
    Correntes do Pensamento Ético 40
    Projeto em Filosofia III 80
    Trabalho de Conclusão de Curso I 40
    Carga horária parcial 400ha

  • 6º Período

    Disciplina CH
    Antropologia Cultural 40
    Metodologia do Ensino da Filosofia 40
    Estética 40
    Filosofia da Ação Humana 80
    Filosofia da Linguagem 40
    Filosofia da Natureza 80
    História da Filosofia no Brasil 40
    Trabalho de Conclusão de Curso II 40
    Carga horária parcial 400ha
    Estágio Curricular Supervisionado 100h

Componentes Curriculares do Curso de Filosofia

Atividade Aula 2.000h (2.400ha) 67%
Atividades Acadêmico-científico-culturais 200h 07%
Atividade Prática 400h 13%
Estágio Curricular Supervisionado 400h 13%
ENADE
Carga Horária Total 3.000h 100%

 Regulamento de Atividades Práticas

Quadro-síntese do curso
CURSO Filosofia – Licenciatura
ATO AUTORIZATIVO Portaria de Renovação de Reconhecimento nº. 1.092 de 24/12/15 publicada no DOU de 30/12/15
CONCEITO DE CURSO (CC) 04
CONCEITO ENADE (2017) 04
CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO (CPC 2017) 04
VAGAS 40
PERÍODO Matutino
REGIME Seriado semestral
PERÍODO MÍNIMO DE INTEGRALIZAÇÃO 06 semestres
CARGA HORÁRIA OFERECIDA 3.000h
CARGA HORÁRIA EXIGIDA PELAS DCN 2.800h
TOTAL DE DOCENTES 12 (100%)
Doutorado 04 (33%)
Mestrado 07 (58%)
Especialização 01 (08%)

Critérios de Avaliação de Aprendizagem Aplicados aos Alunos

A média mínima para aprovação em cada disciplina é 7,0 (sete). Há três parciais de avaliação a cada semestre sendo: AV1, AV2 e AV3. A média final semestral, para cada disciplina, é calculada mediante a soma das três parciais divididas por três: MF = (AV1 + AV2 + AV3) / 3.

A AV1 e AV2 são constituídas, principalmente, por provas tradicionais. A AV3 é sempre focada em um Projeto Pedagógico desenvolvido ao longo de determinado semestre, conforme a disposição a seguir:

– 1º. e 2º. períodos = Trabalho Interdisciplinar;

– 3º. 4º. e 5º períodos = Pedagogia de Projetos – Projeto em Filosofia I, II e III;

– 6º período = Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Cachoeira Paulista
Graduação
Mensalidade: R$699,00
Matutino
Data da Prova: 23/11/2019
Inscrição para o Vestibular: R$80,00
Descontos Especiais para Colaboradores e Ex-alunos da FCN
Desconto para Funcionários de Empresas Conveniadas
Background

Acesso ao Curso

O acesso ao Curso de Filosofia da Faculdade Canção Nova realiza-se por meio de Processo Seletivo – Vestibular. O processo seletivo destina-se a avaliar a formação recebida pelos candidatos no Ensino Médio ou equivalente dentro do limite das vagas oferecidas.

Sem necessidade de Processo Seletivo, mediante análise do Histórico Escolar e Planos das Disciplinas do curso da IES de origem, admite-se interessados em ingressar através de transferência ex-officio. Da mesma forma ocorre através de análise da situação acadêmica, em que se pode admitir, ainda, a reabertura de vínculo (matrícula) a aluno que havia deixado de frequentar o curso por trancamento de matrícula, de acordo com o Regimento Geral. Na hipótese de restarem vagas não preenchidas poderá ser feito novo processo seletivo, ou nelas poderão ser recebidos alunos portadores de diploma de nível superior.

Perfil do Egresso

O egresso do Curso de Filosofia, licenciatura recebe uma sólida e profunda formação filosófica, pedagógica e aberta ao Transcendente, tendo como base o desenvolvimento integral da pessoa humana a partir de princípios éticos que o tornem capaz de dialogar com as diferenças e de agir como cidadão autônomo-crítico de forma consistente na transformação do ambiente em que vive e atua. O egresso recebe formação para ser um profissional da Educação atento à pesquisa, à reflexão, à ação didática renovadora e em diálogo, ao mesmo tempo, com a tradição e com os novos desafios da atual sociedade globalizada.

Background

Instalações e Equipamentos

O Curso de Filosofia conta com auditório (Auditório São Paulo), biblioteca e laboratório de informática. Todas as salas de aula têm recursos audiovisuais.

O Auditório São Paulo, com área de 1.400m2, é climatizado e tem capacidade para acomodar mais de 600 pessoas. O acervo da biblioteca é constituído de jornais, revistas, livros, periódicos acadêmicos e científicos e trabalhos de conclusão de curso. O laboratório de informática dispõe de 28 microcomputadores com acesso à internet.

Informação Sobre A Profissão

Do ponto de vista profissional, o licenciado em Filosofia está direcionado, sobretudo para lecionar Filosofia no Ensino Médio. Isto pressupõe uma sólida formação em história da Filosofia que o capacite para a compreensão e a transmissão dos principais temas, problemas, sistemas filosóficos, assim como para a análise e reflexão crítica da realidade social.

Do licenciado se espera uma vocação pedagógica que o habilite para enfrentar com sucesso os desafios e as dificuldades inerentes à tarefa de despertar nos jovens a reflexão filosófica, bem como transmitir aos alunos do Ensino Médio o legado da tradição e o gosto pelo pensamento inovador, crítico e independente.

Profissionalmente o licenciado poderá atuar em escolas de ensino público, através da realização de um concurso específico, em escolas particulares ou em ambas. O licenciado poderá aprofundar suas competências em cursos de pós-graduação lato e stricto sensu (Mestrado) o que possibilitará o ingresso no magistério do Ensino Superior.

Background

Estágio Curricular Supervisionado

O Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia é o elo de integração entre teoria e prática. Constitui atividade obrigatória com carga mínima de 400 horas a ser cumprida integralmente em instituições legalmente constituídas. As atividades do Estágio desenvolvidas pelos alunos contam com acompanhamento e avaliação de professores, designados pela Coordenação do Curso, com a supervisão da Coordenação do Núcleo de Estágio, devem oferecer treinamento em condições reais de trabalho e sem vínculo empregatício. As atividades do Estágio Curricular Supervisionado são realizadas nos 3º, 4º, 5º e 6º períodos.

O objetivo do Estágio Curricular Supervisionado é oferecer treinamento em práticas profissionais, capacitação para o mercado de trabalho, desenvolvimento de habilidades, atitudes e competências individuais sem vínculo empregatício.

Atividades Complementares

No Curso de Filosofia as Atividades Complementares são designadas como atividades acadêmico-científico-culturais. São atividades realizadas para flexibilizar a formação acadêmica.

Grupos de atividades para opção do aluno:

Grupo I: Conferências, congressos científicos, cursos de curta duração, cursos de extensão, encontros acadêmicos, jornadas científicas, mostras culturais, palestras, seminários, simpósios e outras atividades acadêmicas do gênero.

Grupo II: Estudos na área das linguagens e códigos, cursos de Língua Portuguesa, cursos de idiomas e outras atividades do gênero.

Grupo III: Trabalhos de campo e visitas técnicas.

Grupo IV: Atividades de monitoria, de pesquisa e de iniciação científica.

Grupo V: Projetos sociais fomentados pela Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova – RDSCN – e por outras instituições.

Grupo VI: Atividades de voluntariado.

Grupo VII: Atividades no Coral Canção Nova.

Grupo VIII: Organização de eventos promovidos pela FCN.

Grupo IX: Atividades direcionadas ao estudo do ambiente e à educação ambiental.

Grupo X: Atividades didáticas concernentes à frequência e aprovação em disciplinas não previstas no currículo do curso de graduação em que determinado discente estiver matriculado.

Regulamento Atividade Complementar

Ficha de Controle de Atividade Complementar

Background

Exame Nacional de Desempenho – ENADE

O Exame Nacional de Desempenho – ENADE – é um componente curricular dos cursos de graduação. Seu objetivo é examinar o rendimento do aluno em relação ao conteúdo apresentando durante o tempo da Faculdade. A Faculdade Canção Nova desenvolve, ao longo dos períodos, atividades vinculadas à conscientização dos discentes sobre importância de participação neste processo que é um dos alicerces do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior.

Diploma Expedido

O Diploma confere o título de Licenciado(a) em Filosofia.

– Projeto Pedagógico do Curso de Filosofia

– Plano de Ação – Coordenação de Curso – Curso de Filosofia

– Indicadores de Desempenho da Coordenação – Curso de Filosofia

Observação: A IES iniciou as atividades em 01/08/2011.

Fonte: Diretoria Acadêmica.

Cachoeira Paulista
Graduação
Mensalidade: R$699,00
Data da Prova: 23/11/2019
Inscrição para o Vestibular: R$80,00
Descontos Especiais para Colaboradores e Ex-alunos da FCN
Desconto para Funcionários de Empresas Conveniadas

Inscreva-se

Denis Duarte

Possui graduação em Letras, licenciatura em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa, pela Universidade Federal de Viçosa (2004), Especialização em Bíblia pela Universidade Metodista de São Paulo (2009) e Mestrado em Ciências da Religião, na área de Literatura e Religião no Mundo Bíblico, pela Universidade Metodista de São Paulo (2009). Tem experiência em gestão acadêmica. Atualmente é doutorando em Estudos da Religião na Universidade Católica Portuguesa e professor de graduação e pós graduação.

Tem experiência em Ciências da Religião nas áreas de literatura e religião, mídia e religião e educação e religião, gestão e religião. (Texto informado pelo autor)

Élcio Henrique dos Santos

Possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo U.E de Lorena S.P (1999). Possui Especialização em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo U.E. de Lorena SP (2003), Mestrado em Administração com Ênfase em Gestão de Pessoas e Organização na Universidade Metodista de São Paulo (2010) e Especialização em Gestão Universitária pelo Centro Universitário Salesianos de São Paulo U E. de Campinas – SP (2018).

Atualmente é Professor e Coordenador do Curso de Administração no Centro Universitário Salesiano de São Paulo na unidade de Lorena. Leciona também na Faculdade Canção Nova nos Cursos de Filosofia e Administração. (Texto informado pelo autor)

Fernanda A. Z. de O. Aquino

Mestre em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais na universidade de Taubaté. Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2000) e graduação em Administração pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2008). Título de Especialista em Gestão de Recursos Humanos. MBA em Gestão de Pessoas. Especialista em Psicologia do Trânsito. Formação em Coach pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching.

Professora universitária na Faculdade Canção Nova desde agosto de 2017, lecionando as seguintes disciplinas:

  • Curso de Administração – Gestão de Pessoas;
  • Comportamento Organizacional e Administração de Marketing I;
  • Curso de Filosofia – Psicologia Geral, Psicologia da Educação e Projeto em Filosofia;
  • Curso de Rádio e TV – Psicologia da Comunicação e Administração em Rádio e TV.

Coordenadora do Núcleo de Estágios da Faculdade Canção Nova desde fevereiro de 2018. Professora universitária na Faculdade de Pindamonhangaba de julho de 2014 a abril de 2017. Disciplinas lecionadas:

  • Curso de Administração: Concepção de Negócios e Planejamento;
  • Empreendedorismo e Jogos de Empresa;
  • Pedagogia: Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal;
  • Curso Tecnólogo em RH: Recrutamento e Seleção;
  • Gestão Avançada de Pessoas;
  • Comportamento Organizacional e Planejamento Estratégico em Gestão de Pessoas;

Atua em serviços de consultoria na área de Recursos Humanos. (Texto informado pelo autor)

Henrique Alckmin Prudente

Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela FAAP (1993). É Bacharel e Licenciado em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e pela Faculdade de Educação da USP (1998 e 1999). Concluiu Mestrado em Ciências da Comunicação, com ênfase em Comunicação e Cultura, pela ECA-USP em 2003.

É Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP tendo concluído a pesquisa em abril de 2010. Exerceu o cargo de Coordenador do Curso de Geografia do Centro UNISAL-Lorena em 2007 e 2008. Foi Coordenador do Curso de Jornalismo e do Curso de Rádio e TV da Faculdade Canção Nova de Cachoeira Paulista entre 2011 e 2013.

É Diretor Acadêmico da Faculdade Canção Nova desde janeiro de 2012. Tem experiência em docência na Educação Básica e no Ensino Superior. (Texto informado pelo autor)

Ioná Marina M. Piva Rangel

Possui Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2015). Graduada em Jornalismo (2006), especialista em Leitura e Produção de Texto pela Universidade de Taubaté (2009).

Atualmente é coordenadora de curso – Rádio e Tv da Faculdade Canção Nova (Cachoeira Paulista-SP) e professora nos cursos de Jornalismo e Rádio e TV da Faculdade Canção Nova. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Produção e Direção de TV e Telejornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: telejornal, reportagens em vídeo e documentários. (Texto informado pelo autor)

Jefferson da Silva

Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016), Mestrado em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu (2011), Especialização em Logoterapia e Análise Existencial com ênfase em Educação pela Faculdade João Paulo II (2014).

Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2001), bacharelado em Teologia pela Faculdade Dehoniana e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – U. E. de Lorena e da Faculdade Canção Nova. (Texto informado pelo autor)

Jilian Cardoso de Mello

Professor Especialista em Língua Brasileira de Sinais e Formação Docente. Graduação em Língua Portuguesa, Pedagogia e em Comunicação Social. Atualmente leciona na Secretaria do Estado da Educação (SP), na Faculdade de Educação de Guaratinguetá e no Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, de Lorena. Atuação como Professor em diversas áreas: Marketing, Inglês, Informática, Português e LIBRAS. Coordenador e Educador de inúmeros projetos sociais aplicados na região do Vale do Paraíba. Coordenador de Ensino Técnico por 2 anos.

Lino Rampazzo

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1986), graduação em Teologia – Pontificio Seminário Regionale di Chieti (1970), mestrado em TEOLOGIA pela PONTIFICIA UNIVERSIDADE LATERANENSE (1975) e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense (1978). Pos-doutorado em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra/Ius Gentium Conimbrigae.

Atualmente é professor e pesquisador do CENTRO UNIVERSITÀRIO SALESIANO DE SÃO PAULO (U.E. Lorena) e Coordenador e Professor do Curso de Teologia da Faculdade Canção Nova (Cachoeira Paulista). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em TEOLOGIA, ÉTICA e BIOÉTICA; e em METODOLOGIA CIENTÍFICA. Líder do Grupo de Pesquisa: Antropologia Teológica (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2262703975106532). (Texto informado pelo autor)

Marcius Tadeu Maciel Nahur

Possui Mestrado em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unidade de Ensino de Lorena(2007). Atualmente é delegado de polícia – Secretaria da Segurança Pública – Policia Civil do Estado de São Paulo e professor titular do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unidade de Ensino de Lorena. Tem experiência na área de Direito e Filosofia, com ênfase em Direito (Texto informado pelo autor)

Marco Antonio Papp

Possui mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Coordenador da Pós-Graduação na Faculdade Canção Nova. Ministra aulas nas áreas de Lógica, Semiótica, Filosofia Moderna, Filosofia Contemporânea, Filosofia da Ciência, Filosofia do Direito, Filosofia da Religião, Antropologia Filosófica e Cultural, Sociologia e Metodologia Científica.

Trabalha com a coordenação do Ensino Médio e possui experiência como professor e coordenador de Ensino Médio e Fundamental. Experiência em trabalho social com meninos e meninas de rua. (Texto informado pelo autor)

Rodolfo Anderson B. de Aquino

Mestre em Direitos Difusos e Coletivos – UNISAL Lorena – (CAPES 3). Pós Graduado em Gestão de Recursos Humanos.Pós Graduado em Direito Empresarial. Possui Licenciatura Plena em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – U.E Lorena (2002) e Bacharelado em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – U.E. Lorena (2008). Atualmente é professor licenciado do Governo do Estado de São Paulo.

Coordenador do Curso de Administração da FCN – Faculdade Canção Nova. Professor do Centro UNISAL – Unidade Lorena. Tem experiência em docência universitária, com ênfase em Filosofia, Ética, Ética e Responsabilidade, Ética Profissional, Sociologia das Organizações, Antropologia e Sociologia, Direito Empresarial, Direito Trabalhista, Sociologia, Antropologia, Metodologia da Pesquisa Científica, Processos de Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Teoria Geral do Processo, Direito Processual Civil, Direito Civil.

Advogado regularmente inscrito na OAB – Ordem dos Advogados do Brasil sob o nº 286.417, com escritório profissional em Lorena, SP. (Texto informado pelo autor)