Por Amanda Almeida e Lucas Fernandes

O terceiro dia da Jornada da Comunicação foi um dia de muito conhecimento, assim como os dois primeiros. A Faculdade Canção Nova contou na quarta-feira (12) com as palestras de Rodrigo Alvarez, que é Jornalista e escritor, e em seguida, Vitória Durazzo, que é gerente de marketing da Paris Filmes.

Palestra com Rodrigo Alvarez

A primeira palestra do dia contou com a presença de Rodrigo Alvarez, que por motivos de fuso horário não pôde estar ao vivo. A conversa foi mediada e gravada pelo coordenador do curso de Jornalismo, Raphael Leal e transmitida posteriormente aos espectadores, durante o evento do terceiro dia da Jornada.
Rodrigo contou sobre sua trajetória no Jornalismo, desde a escolha da profissão até os momentos que alavancaram sua carreira no telejornalismo e o levaram a grandes coberturas na TV brasileira.
Rodrigo conta que começou a carreira como editor de imagens na GloboNews e que isso foi parte fundamental para sua carreira. “A edição é um momento fundamental na televisão, assim como no rádio, porque é quando a reportagem se consolida, é quando ela fica realmente pronta”, disse.
Durante o início da carreira como repórter, ainda trabalhando na madrugada da GloboNews, Rodrigo realizou uma entrevista com Fidel Castro, na época presidente de Cuba, que foi ao ar no Jornal Nacional. A partir disso, passou a procurar sempre melhorar e, durante férias nos Estados Unidos, produziu a matéria que o colocou sob a atenção de grandes nomes da TV.
“Eu fui sozinho fazer uma série de reportagens, que eu não sabia para o que iam servir, porque eu não tinha certeza se iam exibir em algum lugar”, contou. Ele então fez uma série de produções mostrando o início do Vale do Silício, e ao voltar para o Brasil, teve a oportunidade de colocar as matérias no ar, ganhando mais espaço na emissora.
Foi durante a substituição de um colega que estava de férias que Rodrigo ganhou ainda mais visibilidade na TV, durante a cobertura do naufrágio da plataforma p36, em Macaé, Rio de Janeiro. “Eu costumo dizer que o jornalista não deve sair de casa se não estiver com sorte. A gente tem sempre que acreditar que está com sorte”, disse ele, que com muita
insistência conseguiu permissão para chegar até o local, o que permitiu gravar o momento do naufrágio da plataforma da Petrobras, fato que lhe rendeu grandes oportunidades no Jornalismo.

Palestra com Vitória Durazzo

A segunda palestra teve a participação, ao vivo, de Vitória Durazzo, gerente de marketing da Paris Filmes. Durante a conversa, ela contou sobre o início de carreira e o que a levou a trabalhar em uma das maiores distribuidoras de filmes do país.
Vitória conta que seu interesse com as Relações Públicas surgiu em 2004, quando tinha 12 anos de idade, e se inspirou no personagem da atriz Malu Mader na novela Celebridade, que trabalhava com eventos. “Ela fazia eventos, cuidava de tudo e então perguntei aos meus pais, “para fazer isso precisa fazer o que?”, e me disseram, Relações Públicas”, completa Vitória.

Vitória se formou na Faculdade Rio Branco e conta que conheceu ainda mais sobre a área de comunicação e o que se faz em Relações Públicas, abrindo assim, um enorme leque de possibilidades. “E aí veio meu interesse, até muito pela relação com a novela, eu sabia que queria alguma coisa com entretenimento, eu gostava muito de música, de shows e
precisava entrar nesse meio”.
Até chegar na Paris Filmes, Vitória passou por outras empresas, como a Editora Gente, onde diz que aprendeu muito sobre comunicação e marketing. “Até que apareceu a vaga da Paris, e pensei, essa vaga tem que ser minha”, comenta Vitória, que iniciou em 2013 como Estagiária de Assessoria de Imprensa e desde 2017 é Gerente de Marketing.
Durante a palestra, Vitória explicou diversos conceitos do cenário do marketing cinematográfico, trouxe detalhes de como o mercado muda anualmente e mostrou como é o trabalho da equipe que trabalha desde a pré-produção até na escolha dos títulos dos filmes que vêm para o mercado nacional.
No fim da palestra, os espectadores foram desafiados por Vitória a darem um novo nome a um filme que será lançado no próximo mês (Dupla Explosiva 2 – E a primeira dama do crime), para terem um pouco da experiência de como é o trabalho feito por ela.
O desafio fechou a noite com chave de ouro e premiou a melhor sugestão com uma mochila exclusiva do filme Mundo em Caos, estreado na quinta-feira (13).