Por Lucas Fernandes


O quarto dia da Jornada da Comunicação trouxe o apresentador do Globo Esporte RJ, Alex Escobar, para um bate papo com professores da Faculdade Canção Nova.

Alex contou sobre sua carreira e trajetória profissional e pessoal, desde seu trabalho na área do turismo até seu momento atual no Jornalismo. Assim que saiu do ensino médio, Alex buscou serviço e trabalhou na Varig e em seguida foi comissário de voo na Vasp.
“Antes de trabalhar na Varig, eu acompanhava muito futebol, sempre gostei muito de me comunicar, fazia narrações amadoras em Bangu”, completa Escobar.
Alex diz ainda que passou por vários testes em rádios, porém não foi aprovado, “Fiz uns dois ou três testes para rádio, nunca tinha passado, e até que em um voo desses na TransAir, eu fazia todas essas locuções do avião, gostava de fazer, e um comissário, colega meu comentou “estava ouvindo você do outro lado do avião, você tem uma voz excelente, o meu cunhado trabalha na JB FM – uma rádio conceituada aqui do Rio de Janeiro – vou falar com ele para arrumar um teste pra você””, diz Escobar.
Após dois testes na JB FM, Escobar foi aprovado e deixou o trabalho na empresa de aviação, iniciando a carreira na comunicação.
Em 2002, Alex teve a chance de apresentar na Rádio Cidade, um programa sobre futebol, com torcedores dos principais times do Rio de Janeiro. “Esse programa mudou a chave da minha vida e em 2003 fui convidado pela SporTV para ser comentarista”, conta Alex que ficou por lá até 2008 e desde então sua carreira deslanchou cada vez mais.

Além de assuntos sobre sua vida no Jornalismo Esportivo, Escobar trouxe no bate papo diversos temas como o Jornalismo Humanizado, suas experiências pessoais na profissão, sua rotina de trabalho e outros temas, conforme as perguntas dos professores convidados e dos espectadores no chat.

Assista na íntegra o 4º dia da Jornada de Comunicação da Faculdade Canção Nova: