Os estudantes da disciplina Projeto em Radiojornalismo tiveram a oportunidade de aprender com profissionais experientes, enriquecendo sua vida acadêmica e prática. Adriana Ferreira da Silva, Missionária da Comunidade Canção Nova e Jornalista com mais de 20 anos de atuação na área, Emerson Raffaele Silva Tersigni, repórter do Canção Nova Notícias, com passagens pela Rede Vanguarda, CBN Vale do Paraíba, entre outras, e Arieli Karina dos Santos Silva, editora-chefe do Jornalismo na Rádio Canção Nova, ministraram aulas especiais. O principal objetivo foi contribuir com a experiência prática e profissional, além de compartilhar suas vivências.

Segundo o professor responsável pela disciplina, Prof. Me. Danielson de Oliveira Freire, a contribuição dos profissionais é fundamental para enriquecer o aprendizado dos alunos. A experiência e os conhecimentos que os profissionais trazem para a sala de aula são inestimáveis. É uma oportunidade para os estudantes aprenderem com quem realmente vivencia o dia a dia do jornalismo radiofônico.

Durante as aulas, os alunos tiveram a chance de interagir com os profissionais convidados, fazendo perguntas, tirando dúvidas e explorando oportunidades de aprendizado complementar. Esse diálogo entre ensino e aprendizagem promove uma troca de experiências essenciais para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes.

A aluna Gabriela Moreira compartilha sua empolgação com as aulas expositivas, descrevendo-as como “incríveis”. Para ela, essas aulas ofereceram uma nova perspectiva sobre o mundo profissional, permitindo-lhe enxergar de forma mais clara. Ela destaca que os convidados trouxeram pontos importantes e deixaram um grande ensinamento, enfatizando a importância de aproveitar as oportunidades que a vida oferece. Segundo Gabriela, a vivência no rádio foi especialmente marcante, declarando: “O que, sem dúvidas, me encantou mais.”

O Jornalista Emerson Tersigni compartilhou com os alunos sobre sua experiência nas rádios Unitau, Piratininga e CBN, destacou a importância do domínio de conteúdo, habilidade de improviso e base cultural para profissionais da área. Além disso, enfatizou-se o interesse na atualidade, especialmente no combate à disseminação de fake news, e a crescente relevância do podcast como ferramenta de expansão do jornalismo, utilizando plataformas como o switcher para alcançar e engajar um público mais amplo.

A jornalista Arieli Silva abordou sua experiência na Rádio Canção Nova, desde seu início como estagiária até seu cargo atual de Editora-Chefe e Produtora da emissora, além de locutora dos programas Jornal Canção Nova e Café da Manhã. Ela discutiu temas como a produção, pesquisa e linguagem do radiojornalismo, assim como as diferentes formas de locução em transmissões ao vivo.

A jornalista e apresentadora Adriana Ferreira compartilhou sobre sua trajetória no jornalismo e no radiojornalismo da Canção Nova. Com vasta experiência na rádio e como missionária da Comunidade Canção Nova, Adriana destacou a importância da apresentação e compartilhamento de experiências nesses campos. Ela abordou aspectos da locução, desde os cuidados básicos até técnicas profundas, oferecendo insights para os alunos do radiojornalismo. Sua contribuição envolveu discussões sobre práticas fundamentais e estratégias eficazes neste campo dinâmico e desafiador.

Gabriela Moreira enfatiza que as palavras de Adriana sobre o rádio abriram seus horizontes, trazendo verdadeiro “brilho nos olhos”. Ela sentiu-se envolvida nas experiências compartilhadas, “como se eu também tivesse passado por tudo”. Realizando as atividades em sala, pôde perceber a importância dos conteúdos apresentados, relata.

A aplicação prática dos conceitos e técnicas aprendidas durante as aulas será fundamental não apenas ao longo do curso, mas também na futura experiência profissional de cada um dos estudantes.

Com aulas especiais que promovem o diálogo entre teoria e prática, o curso de Jornalismo oferece aos estudantes uma formação sólida e completa, preparando-os para uma carreira de sucesso no mundo do jornalismo radiofônico.

Confira algumas fotos das aulas:

Por Maria Fernanda Alves, Estagiária do NCPE