Por Amanda Almeida

Na segunda-feira, 10 de maio, aconteceu a abertura da 10ª Jornada de Comunicação da Faculdade Canção Nova. O evento foi iniciado com a celebração da Santa Missa, seguido pela introdução da palestra de Carolina Seixas, realizada pelos apresentadores Larissa Freire, do 7º período de Jornalismo, e Pedro Luca, do 3º período de Rádio e TV.

Além da fala dos apresentadores, a abertura da Jornada contou com a presença de Raphael Leal, coordenador do curso de Jornalismo, Thiago Molina, coordenador do curso de Rádio e TV e Henrique Prudente, Diretor Acadêmico.

A Santa Missa

No início da celebração da Santa Missa, o Pe. Charles Jáder Gonçalves colocou nas intenções as vítimas e doentes da Covid-19 e a volta às aulas presenciais, interrompidas desde março de 2020. Durante a homilia, o celebrante enfatizou a necessidade de se formar bons comunicadores, que saibam a essência da profissão. “A experiência da comunicação precisa ser feita de forma eficaz”, disse o padre “ela só pode ser feita assim através do Espírito Santo”, completou.

No mês em que a Igreja celebra o Mês das Comunicações, refletir sobre a razão de ser da comunicação é importante, enfatizou o sacerdote, que pediu a busca da verdade como base para as comunicações. “Somos desafiados por esse grande apelo a comunicar, sim, mas também a uma comunicação aberta a comunicar os valores cistãos”, enfatizou Gonçalves.

A palestra

O primeiro dia do evento foi marcado pela palestra de Carolina Seixas, executiva de contas na Kantar IBOPE Media. Ela falou sobre o mercado midiático, partindo do final de 2019, antes do início da pandemia, que alterou vários hábitos de consumo desse mercado.

“A gente já via um mercado que estava com várias tensões”, disse Seixas sobre a necessidade de se entender melhor o mercado na época pré-pandemia. “Os veículos de comunicação já viam a necessidade de criar novos formatos comerciais, até porque o consumidor já tinha essa vasta gama de conteúdos podendo escolher como e quando consumir”, completou.

Carolina conta que, durante a pandemia, os consumidores de mídia mudaram ainda mais a forma de consumir esses produtos, passando a consumir conteúdos crossmedia, ou seja, o mesmo conteúdo distribuído pelas diversas plataformas atualmente disponíveis.

A partir dessa mudança no consumo de mídia, a palestrante apresentou diversos dados que comprovam e exemplificam as mudanças no perfil de consumo das pessoas durante a pandemia, demonstrando também a forma como a presença da mídia e da internet influencia suas compras pessoais durante esse período.

“Apesar de ser uma área que eu não curto muito, eu amei a palestra, a Carolina conseguiu prender minha atenção e tenho certeza que aprendi bastante com o conteúdo que ela trouxe”, disse Vittoria Freitas, aluna do 7º período de Jornalismo.

O evento

Durante toda a semana acontecerão as atividades da 10º edição da Jornada de Comunicação da FCN. Na terça-feira, 11, será a vez das oficinas com ex-alunos da instituição. “Espero que eu consiga ganhar ainda mais conhecimento com a oficina e com as palestras que estão sendo oferecidas e espero conseguir aproveitar ao máximo as atividades. Estou muito animada e ansiosa”, comentou Vittoria, que está inscrita na oficina de Fotografia.

“É uma grande honra pra mim poder participar como apresentadora, tanto como aluna como futura jornalista. O professor Raphael e o professor Thiago me apoiaram, me indicaram e colocaram grande responsabilidade e confiança em mim, e fico muito feliz de saber que pude superar um medo, que é de apresentar em público, justamente com todo esse apoio”, disse Larissa Freire, apresentadora da 10º edição da Jornada.

Larissa ainda cita que o fato de o evento ser realizado online por causa da pandemia facilita o acesso do público, permitindo uma maior divulgação das atividades realizadas na faculdade. “A facilidade de acesso para outras pessoas fora do âmbito da faculdade se torna, consequentemente, um ponto positivo para divulgar a própria faculdade”, disse.

Apesar dos imprevistos que podem ocorrer por causa da conexão com a internet, o primeiro dia do evento foi um sucesso, e a possibilidade de ter palestrantes que de outra forma não poderiam participar torna tudo mais acessível. “Acredito que a inovação é uma das características mais importantes da jornada”, finalizou Larissa.

Acompanhe a abertura da 10ª Jornada de Comunicação na íntegra: