– Justificativa e objetivos do curso

A Faculdade Canção Nova é pensada para dar continuidade ao método educativo, desenvolvido no Instituto Canção Nova, no âmbito do Ensino Superior e de formar ambiente acadêmico capaz de corresponder às novas realidades geradas pelas atividades da Mantenedora. Estas atividades são ligadas aos meios de comunicação social, principalmente no tocante à capacitação dos seus missionários e colaboradores.

Justifica-se oferta do Curso de Teologia, bacharelado, devido às seguintes demandas: formação do clero diocesano das localidades vizinhas e da região, formação do clero da Comunidade Canção Nova, além da necessidade de formação teológica dos(as) leigos(as) para ação evangelizadora que é parte dos fundamentos da Mantenedora.

Existe considerável demanda devido à ação evangelizadora da Comunidade Canção Nova que trabalha essencialmente com leigos(as), utilizando-se, principalmente, dos meios de comunicação que exigem formação adequada e de qualidade.

– Objetivo geral

Formar teólogos, homens e mulheres, candidatos ao ministério ordenado ou leigos (as), capazes de serem homens novos para um mundo novo, com elevado nível de conhecimento das Sagradas Escrituras, da Tradição da Igreja, e de toda Teologia enquanto razões de sua fé, em comunhão eclesial e competentes na arte de dialogar, para servirem como discípulos missionários, em diálogo com o mundo, com cada cultura e contexto social, podendo levar esse conhecimento de forma a transformá-los com os valores cristãos que são na verdade um Bem Universal.

– Acesso ao curso

O acesso ao Curso de Teologia da Faculdade Canção Nova realiza-se por meio de Processo Seletivo – Vestibular. O processo seletivo destina-se a avaliar a formação recebida pelos candidatos no Ensino Médio ou equivalente dentro do limite das vagas oferecidas.

Sem necessidade de Processo Seletivo, mediante análise do Histórico Escolar e Planos das Disciplinas  do curso da IES de origem, admite-se interessados em ingressar através de transferência ex-officio. Da mesma forma ocorre através de análise da situação acadêmica, em que se pode admitir, ainda, a reabertura de vínculo (matrícula) a aluno que havia deixado de frequentar o curso por trancamento de matrícula, de acordo com o Regimento Geral. Na hipótese de restarem vagas não preenchidas poderá ser feito novo processo seletivo, ou nelas poderão ser recebidos alunos portadores de diploma de nível superior.

Aproveita-se, também, para efeito de classificação, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, caso o candidato manifeste seu interesse em fazê-lo. Admite-se, ainda, para o ingresso, outro tipo de seleção, que consiste na realização, por parte do candidato, de uma prova de Redação, eliminatória e classificatória.

– Perfil do egresso

As características do perfil do egresso são:

a) Ter capacidade reflexiva e crítica com as “teologias” todas, assim como competência para argumentar sobre a doutrina, e dar razões à própria fé e da Igreja;

b) Ter competência e serenidade para com o diálogo inter-religioso e ecumênico, consciente dos limites desse diálogo, respeitando e acolhendo amorosamente as identidades profundas de cada confissão de fé, inclusive e principalmente a sua própria;

c) Ter capacidade de síntese e de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade das mais diversificadas ciências humanas, como Antropologia, Sociologia, Filosofia, não somente como subsídios importantes para a Teologia, mas também para o diálogo com estas ciências, sempre com profunda capacidade critica e reflexiva para perceber suas compatibilidades e incompatibilidades para com a doutrina da Igreja;

d) Ter coerência pessoal com suas opções religiosas/confessionais e de vida.

– Informação sobe a profissão

Teólogo, intérprete da realidade à luz da fé; ministro ordenado, religioso (a) e leigo (a), enquanto discípulo (a), missionário (a) de Cristo; atividades pastorais de ensino e de pesquisa teológica; atividades pastorais no exercício da Catequese e da Liturgia, das Pastorais Sociais, da Missão e Evangelização nos seus diversos níveis; professor de Ensino Religioso; consultoria e assessoria a instituições e organismos religiosos; atividades ligadas ao terceiro setor, tais como veículos de comunicação de cunho religioso (Jornalismo, Rádio TV), arte (arquitetura do espaço sagrado, entre outros) ou ainda instituições de saúde ou hospitalares, como acompanhante pastoral.

– Organização curricular do curso

Disciplina CH
Antropologia Teológica 80
Fenomenologia da Religião 40
Introdução à Bíblia e História de Israel 40
Liturgia 80
Problemas Filosóficos 80
Teologia Fundamental 80
Carga horária parcial 400ha
Disciplina CH
Metodologia da Pesquisa I 80
História da Igreja Antiga e Medieval 80
Moral Fundamental 80
Sacramentos I 80
Teologia Patrística 80
Carga horária parcial 400ha
Disciplina CH
Sociedade e Cultura 80
Direito Canônico I 80
História da Igreja Moderna e Contemporânea 80
Mateus e Marcos 80
Pentateuco e Livros Históricos 80
Carga horária parcial 400ha
Disciplina CH
Cristologia e Soteriologia 80
Direito Canônico II 80
História da Igreja na América Latina e no Brasil 80
Projeto em Teologia I – Pastoral I 80
Sacramentos II 80
Carga horária parcial 400ha
Disciplina CH
Eclesiologia 80
Literatura Profética 80
Moral Especial I 80
Projeto em Teologia II – Pastoral II 80
Trindade 80
Carga horária parcial 400ha
Disciplina CH
Escatologia 40
Escritos Joaninos 80
Mariologia 40
Moral Especial II 80
Projeto em Teologia III – Missiologia 80
Salmos e Sapienciais 80
Carga horária parcial 400ha
Trabalho de Conclusão de Curso 20h
Disciplina CH
Metodologia da Pesquisa II 80
Cartas Paulinas 80
Lucas e Atos 80
Moral Especial III 80
Carga horária parcial 320ha
Trabalho de Conclusão de Curso 20h
Disciplina CH
Cartas Católicas e Hebreus 80
Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso 40
Trabalho de Conclusão de Curso 80
Componente curricular como disciplina optativa – Educação Ambiental 40
Componente curricular como disciplina optativa – LIBRAS 40
Carga horária parcial 280ha

Componentes Curriculares do Curso de Teologia

Atividade Aula 2.539h (3.046ha) 86%
Atividades Complementares 200h 7%
Estágio Curricular Supervisionado 200h 7%
ENADE
Carga Horária Total Obrigatória 2.939h 100%
LIBRAS 40ha

CARGA HORÁRIA TOTAL OFERECIDA: 2.972h
– Critérios de avaliação de aprendizagem aplicados aos alunos

A média mínima para aprovação em cada disciplina é 7,0 (sete). Há três parciais de avaliação a cada semestre sendo: AV1, AV2 e AV3. A média final semestral, para cada disciplina, é calculada mediante a soma das três parciais divididas por três: MF = (AV1 + AV2 + AV3) / 3. A AV1 e AV2 são constituídas, principalmente, por provas tradicionais. A AV3 é sempre focada em um Projeto Pedagógico desenvolvido ao longo de determinado semestre, conforme a disposição a seguir:

– 1º., 2º. e 3º. períodos = Trabalho Interdisciplinar;
– 4º. período = Pedagogia de Projetos – Projeto em Teologia I – Pastoral I;
– 5º. período = Pedagogia de Projetos – Projeto em Teologia II – Pastoral II;
– 6º. período = Pedagogia de Projetos – Projeto em Teologia III – Missiologia;
– 7º. período = Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
– 8º. período = Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Quadro síntese do curso

Curso Teologia – Bacharelado
Ato autorizativo Portaria de Autorização nº. 674 publicada no DOU de 07/07/2017
Conceito do curso 04
Vagas 40
Período Matutino
Regime Seriado semestral
Período mínimo de integralização 08 semestres
Carga horária total oferecida 2.939h
Carga horária exigida pelas DCN 2.900h
Total de docentes 09 (100%)
Doutorado 02 (33%)
Mestrado 03 (66%)
Especialização

– Instalações e equipamentos

O Curso de Teologia conta com auditório (Auditório São Paulo), biblioteca e laboratório de informática. Todas as salas de aula têm recursos audiovisuais.

O Auditório São Paulo, com área de 1.400m 2 , é climatizado e tem capacidade para acomodar mais de 600 pessoas. O acervo da biblioteca é constituído de jornais, revistas, livros, periódicos acadêmicos e científicos e trabalhos de conclusão de curso. O laboratório de informática dispõe de 28 microcomputadores com acesso à internet.

– Corpo docente

Docente Titulação Área Início Regime Disciplinas (2019.1)
1. Ademir Pereira da Costa Mestrado Mestrado em Teologia
Graduação em Teologia
03/04/2018 Horista Mateus e Marcos
2. Denis Duarte Mestrado

Mestrado em Ciências da Religião

Especialização em Bíblia

Graduação em Letras

01/08/2011 Horista Pentateuco e Livros Históricos
3. Fernanda Aparecida Zanin de Oliveira Aquino (NDE) Mestrado

Mestrado em Desenvolvimento Humano

Especialização em Psicologia do Trânsito

Especialização em MBA em Gestão de Pessoas

Especialização em Gestão de Recursos Humanos

Graduação em Administração

Graduação em Psicologia

05/09/2017 Parcial
4. Henrique Alckmin Prudente (NDE)
 
 
 
 
 
 
 
5. Ioná Marina Moreira Piva Rangel (NDE)
Doutorado
 
 
 
 
 
 
 
Mestrado

Doutorado em Ciências da Comunicação

Mestrado em Ciências da Comunicação

Graduação em Geografia (bacharelado e licenciatura)

Graduação em Comunicação Social, habilitação em Rádio e TV

Mestrado em Ciências da Comunicação

Especialização em Leitura e Produção de Texto

Graduação em
Comunicação Social
– Jornalismo

01/07/2011
 
 
 
 
 
 
 
 
01/08/2011
 Integral
 
 
 
 
 
 
 
 
Parcial
6. Lino Rampazzo
(Coordenador do Curso – NDE)
Doutorado Pós-Doutorado em Democracia e Direitos Humanos
Doutorado em Teologia
Mestrado em Teologia
Graduação em Filosofia
Graduação em Teologia
01/04/2000 Parcial História da Igreja Moderna e Contemporânea
7. Marcelo Pereira de Andrade Doutorado

Pós-Doutorado em Filosofia

Doutorado em Filosofia

Mestrado em Filosofia

Especialização em Logoterapia

Graduação em Teologia

Graduação em Filosofia

01/08/2014 Horista Sociedade e Cultura
8. Marcius Tadeu Maciel Nahur
 
 
 
 
 
 
9. Rodolfo Anderson Bueno de Aquino (NDE)
Mestrado
 
 
 
 
 
 
 
 
Mestrado

Mestrado em Biodireito, Ética e Cidadania

Especialização em Direito Penal

Graduação em História

Graduação em Direito

 
 
 
 

Mestrado em Direito

Especialização em Direito Empresarial

Especialização em Gestão de Recursos Humanos

Graduação em Direito

Graduação em Pedagogia

Graduação em Filosofia

01/02/2013
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
01/10/2016
Horista
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Parcial
Direito Canônico I
 
 
 
 
 
 
 

– Estágio Curricular Supervisionado

O Estágio Curricular Supervisionado em Teologia, de caráter pastoral, buscará a integração entre teoria e prática. Constitui atividade obrigatória do Curso, com carga horária de 200 (duzentas) horas a ser cumprida integralmente por meio de prática profissional em instituições legalmente constituídas. Deve ser realizado integralmente de modo que o discente cumpra toda carga horária prevista na respectiva matriz curricular em instituições legalmente constituídas.

As atividades do Estágio Curricular Supervisionado proporcionarão integração do estudante com o mercado de trabalho, a capacitação profissional, o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes individuais.

A Faculdade Canção Nova divulgará aos alunos do Curso de Teologia oportunidades de realização de estágios. A concepção, composição, formas de realização e avaliação estão previstas em Regulamento próprio aprovado pelo Conselho Superior. A Coordenação do Curso de Teologia em conjunto com o Núcleo de Estágios, oferecerá documento autorizativo para que o discente inicie o processo. O Estágio Curricular Supervisionado poderá ser realizado a partir do 5º período após início da segunda metade do Curso.

– Atividades Complementares

O aluno do Curso de Teologia da Faculdade Canção Nova precisa cumprir 200 horas de Atividades Complementares; são atividades realizadas para flexibilizar a formação acadêmica. O Regulamento das Atividades Complementares da Faculdade Canção Nova organizou grupos de atividades para opção do aluno:

Grupo I: Conferências, congressos científicos, cursos de curta duração, cursos de extensão, encontros acadêmicos, jornadas científicas, mostras culturais, palestras, seminários, simpósios e outras atividades acadêmicas do gênero.
Grupo II: Estudos na área das linguagens e códigos, cursos de Língua Portuguesa, cursos de idiomas e outras atividades do gênero.
Grupo III: Trabalhos de campo e visitas técnicas.
Grupo IV: Atividades de monitoria, de pesquisa e de iniciação científica.
Grupo V: Projetos sociais fomentados pela Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova – RDSCN – e por outras instituições.
Grupo VI: Atividades de voluntariado.
Grupo VII: Atividades no Coral Canção Nova.
Grupo VIII: Organização de eventos promovidos pela FCN.
Grupo IX: Atividades direcionadas ao estudo do ambiente e à educação ambiental.
Grupo X: Atividades didáticas concernentes à frequência e aprovação em disciplinas não previstas no currículo do curso de graduação em que determinado discente estiver matriculado.
– Exame Nacional de Desempenho – ENADE

O Exame Nacional de Desempenho – ENADE – é um componente curricular dos cursos de graduação. Seu objetivo é examinar o rendimento do aluno em relação ao conteúdo apresentando durante o tempo da Faculdade. A Faculdade Canção Nova desenvolve, ao longo dos períodos, atividades vinculadas à conscientização dos discentes sobre importância de participação neste processo que é um dos alicerces do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior.

– Diploma expedido
O Diploma confere o título de Bacharel em Teologia.
Observação: A IES iniciou as atividades em 01/08/2011.
Fonte: Diretoria Acadêmica.
– Projeto Pedagógico do Curso de Teologia, bacharelado
– Plano de Ação – Coordenação do Curso de Teologia