Jornalismo – Grade e Corpo Docente

– Justificativa e objetivos do curso

O Curso de Jornalismo, bacharelado, da Faculdade Canção Nova propõe a formação do jornalista crítico, criativo, ético e com valorização cristã. Preocupado com as necessidades sociais e econômicas da região e do cenário mercadológico que valoriza o homem e o meio ambiente, formando profissionais participativos com compromisso social e com compromisso com a profissão, sempre amparado pela excelência acadêmica.

O Curso de Jornalismo proporciona conceitos técnicos e teóricos dos meios e formas de comunicação, seja pela televisão, rádio, impresso e internet, buscando garantir o direito de comunicação às pessoas. A Faculdade Canção Nova entende que a comunicação é um bem que caracteriza, define e fundamenta a essência do ser humano.

O Curso de Jornalismo da Faculdade Canção Nova é direcionado a pessoas, interessadas em comunicação, que gostam de trabalhar em equipe, que respeitam o outro, que acreditam no exercício democrático da cidadania, que são impulsionadas por projetos e investigações e que lutam pelos diretos das comunidades menos favorecidas.

– Acesso ao curso

O acesso ao Curso de Jornalismo da Faculdade Canção Nova realiza-se por meio de Processo Seletivo – Vestibular. O processo seletivo destina-se a avaliar a formação recebida pelos candidatos no Ensino Médio ou equivalente dentro do limite das vagas oferecidas.

Sem necessidade de Processo Seletivo, mediante análise do Histórico Escolar e Planos das Disciplinas do curso da IES de origem, admite-se interessados em ingressar através de transferência ex-officio. Da mesma forma ocorre através de análise da situação acadêmica, em que se pode admitir, ainda, a reabertura de vínculo (matrícula) a aluno que havia deixado de frequentar o curso por trancamento de matrícula, de acordo com o Regimento Geral. Na hipótese de restarem vagas não preenchidas poderá ser feito novo processo seletivo, ou nelas poderão ser recebidos alunos portadores de diploma de nível superior.

– Perfil do egresso

O Curso de Jornalismo, bacharelado, da Faculdade Canção Nova oferece condições para que o egresso seja reconhecido pela sólida formação e sensibilidade e que esteja apto a contribuir para a sociedade através de uma comunicação comunitária diferenciada. Será um profissional que dirige seus trabalhos para o desenvolvimento social, desenhando, planejando, coordenando e promovendo processos comunicativos nas comunidades e em diferentes contextos em prol das soluções dos problemas reais do país e, ao mesmo tempo, projetando seu trabalho para a busca da qualidade de vida dos cidadãos e para a construção de uma sociedade mais justa.

– Informações sobre a profissão

O graduado em Jornalismo encontrará um meio muito diverso para trabalhar. Com criatividade poderá se inserir em diversos meios de comunicação, tanto os meios tradicionais como televisão, rádio, impressos e internet, bem como as ramificações que esses meios permitem.

A profissão de jornalista exige constante atualização, pois o jornalista é o profissional responsável por buscar, investigar, redigir e transmitir notícias através dos meios de comunicação.

É comum ao jornalista assumir funções como: repórter, redator, assessor de imprensa, repórter investigativo, editor, chefe de reportagem, fotógrafo, produtor nas mais diversas empresas e em meios de comunicação tradicionais ou em novas oportunidades como portais na internet, revistas online, TV por assinatura, blogs e comunicação corporativa.

– Organização curricular do curso

O curso de Jornalismo está estruturado em sua organização curricular, conforme disposto no Projeto Pedagógico, através de seis eixos de formação:

• Fundamentação Humanística: capacita o discente para exercer a função intelectual de produtor, difusor e gestor de informações e conhecimentos de interesse social;

• Fundamentação Específica: proporciona clareza conceitual e visão crítica sobre a especificidade de sua profissão;

• Fundamentação Contextual: proporciona conhecimentos básicos e amplos acerca dos fundamentos teórico-metodológicos do campo jornalístico;

• Formação Profissional: propicia a fundamentação do conhecimento teórico e prático, familiarizando os estudantes com os processos de produção e gestão, a partir de métodos e técnicas de apuração, redação e edição jornalística;

• Aplicação Processual: enriquece o conhecimento teórico e prático, familiarizando os estudantes com os processos de produção e gestão, a partir de métodos e técnicas de apuração, redação e edição jornalística;

• Prática Laboratorial: contribui para aprofundar os conhecimentos e desenvolver habilidades inerentes à profissão do jornalista.

Disciplina

CH

Antropologia Religiosa

40

Comunicação e Expressão

80

Filosofia e Ética

40

Tecnologia da Informação I

80

Agência de Notícias

80

Introdução à Prática Jornalística

80

Carga Horária Parcial

400ha

Disciplina

CH

Doutrina Social da Igreja Católica

40

Metodologia da Pesquisa I

80

Semiótica

40

Fotojornalismo

80

Planejamento Gráfico e Editoração

80

Produção Textual em Jornalismo

80

Carga Horária Parcial

400ha

Disciplina

CH

História Econômica, Social e Política do Brasil

80

Legislação Aplicada à Comunicação

80

Mídia e Igreja

40

Pesquisa e Análise Estatística

40

Projeto de Jornal Laboratório

80

Redação para Impresso

80

Carga Horária Parcial

400ha

Disciplina

CH

História da Comunicação

80

Inglês

80

Teoria da Comunicação

80

Jornalismo Especializado I

80

Projeto de Revista

80

Carga Horária Parcial

400ha

Disciplina

CH

Espanhol

80

Sociedade e Cultura

80

Jornalismo Comunitário

80

Projeto de Radiojornalismo

80

Redação para Radiojornalismo

80

Carga Horária Parcial

400ha

Estágio Curricular Supervisionado

50h

Disciplina

CH

Psicologia

40

Edição em Telejornalismo

80

Jornalismo Literário

80

Projeto de Telejornalismo

80

Redação para TV

80

Carga Horária Parcial

360ha

Estágio Curricular Supervisionado

50h

Componente Curricular como Disciplina Optativa – LIBRAS

40ha

Disciplina

CH

Metodologia da Pesquisa II

80

Tecnologia da Informação II

80

Jornalismo On Line

80

Redação para Web

80

Carga Horária Parcial

320ha

Estágio Curricular Supervisionado

100h

Disciplina

CH

Seminários Avançados

80

Jornalismo Especializado II

80

Trabalho de Conclusão de Curso

40

Carga Horária Parcial

200ha

Estágio Curricular Supervisionado

100h

Componentes Curriculares

Atividade Aula

2.400h (2.880ha)

80%

Atividades Complementares

300h

10%

Estágio Curricular Supervisionado

300h

10%

ENADE

Carga Horária Total Obrigatória

3.000h

100%

LIBRAS

40ha

CARGA HORÁRIA TOTAL OFERECIDA: 3.033h

Quadro-síntese do curso

CURSO

Jornalismo – Bacharelado

ATO AUTORIZATIVO

Portaria de Reconhecimento nº. 382 publicada no DOU de 02/05/17

CONCEITO DE CURSO (CC)

CONCEITO ENADE

04

05

VAGAS

50

PERÍODO

Noturno

REGIME

Seriado semestral

PERÍODO MÍNIMO DE INTEGRALIZAÇÃO

08 semestres

CARGA HORÁRIA OFERECIDA

3.000h

CARGA HORÁRIA EXIGIDA PELAS DCN

3.000h

TOTAL DE DOCENTES

21 (100%)

Doutorado

04 (19%)

Mestrado

14 (66,5%)

Especialização

03 (14,5%)

– Critérios de avaliação da aprendizagem aplicados aos alunos

A média mínima para aprovação em cada disciplina é 7,0 (sete). Há três parciais de avaliação a cada semestre sendo: AV1, AV2 e AV3. A média final semestral, para cada disciplina, é calculada mediante a soma das três parciais divididas por três: MF = (AV1 + AV2 + AV3) / 3.

A AV1 e AV2 são constituídas, principalmente, por provas tradicionais. A AV3 é sempre focada em um Projeto Pedagógico desenvolvido ao longo de determinado semestre, conforme a disposição a seguir:

– 1º. período = Pedagogia de Projetos – Agência de Notícias;

– 2º. Período = Pedagogia de Projetos – Fotojornalismo;

– 3º. período = Pedagogia de Projetos – Projeto de Jornal Laboratório;

– 4º. período = Pedagogia de Projetos – Projeto de Responsabilidade Social;

– 5º. período = Pedagogia de Projetos – Projeto em Rádio;

– 6º. período = Pedagogia de Projetos – Projeto em TV;

– 7º. período = Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);

– 8º. período = Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

– Instalações e equipamentos

O Curso de Jornalismo conta com auditório (Auditório São Paulo), biblioteca e laboratório de informática. Todas as salas de aula têm recursos audiovisuais. O Auditório São Paulo, com área de 1.400m2, é climatizado e tem capacidade para acomodar mais de 600 pessoas. O acervo da biblioteca é constituído de jornais, revistas, livros, periódicos acadêmicos e científicos e trabalhos de conclusão de curso. O laboratório de informática dispõe de 28 microcomputadores com acesso à internet e com os principais softwares de aprendizado para aulas de edição, animação, criação etc.

O Curso de Jornalismo conta com estrutura da TV Canção Nova e Rádio Canção Nova possuindo laboratórios específicos, chamados também de Laboratórios Didáticos Especializados:

• Camarim;

• Estúdio da Rádio Canção Nova FM;

• Estúdio da Web TV e Estúdio de Fotografia e de Videografia;

• Estúdio de Telejornalismo;

• Estúdio Santa Clara;

• Sala Estúdio de Rádio;

• Swicher Estúdio Santa Clara;

• Unidade Móvel.

– Corpo docente

Docente

Titulação

Área

Início IES

Regime

Disciplinas (2018.2)

1.Adriana Ferreira da Silva

Mestrado

Mestrado em Comunicação e Semiótica

Graduação em Comunicação Social

Graduação em Educação Artística

 01/08/2014

Integral

Metodologia da Pesquisa em Comunicação II

 

2.Anderson Marçal Moreira

Doutorado

 Doutorado em Teologia

Mestrado em Teologia

Graduação em Teologia

01/08/2013

Horista

3.Anna Aryel Amaro da Silva

Especialização

Especialização em Educação Inclusiva

Especialização em Libras

Especialização em Língua Inglesa

Graduação em Filosofia

 04/08/2016

Horista

Libras

4.Darwin Rodrigues Motta Mestrado  Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Especialização em EAD

Graduação em Desenho Industrial

01/08/2011

 Horista

 Planejamento Gráfico

5.Denis Duarte  Mestrado  Mestrado em Ciências da Religião

Especialização em Bíblia

Graduação em Letras

 01/08/2011 Integral Metodologia da Pesquisa I
6.Fábio Antonio Ferreira  Especialização  Especialização em MBA em Tecnologia da Informação

Graduação em Licenciatura em Computação

01/08/2011 Horista Tecnologia da Informação IV
7. Fernanda Aparecida Zanin de Oliveira Aquino Mestrado

Mestrado em Desenvolvimento Humano

Especialização em Psicologia do Trânsito

Especialização em MBA em Gestão de Pessoas

Especialização em Gestão de Recursos Humanos

Graduação em Administração

Graduação em Psicologia

05/09/2017

Parcial

Psicologia

 

 8.Henrique Alckmin Prudente  Doutorado Doutorado em Ciências da Comunicação

Mestrado em Ciências da Comunicação

Graduação em Geografia (bacharelado e licenciatura)

Graduação em Comunicação Social, habilitação em Rádio e TV

01/07/2011 Parcial História da Comunicação

 

9.Ioná Marina Moreira Piva Rangel  Mestrado Mestrado em Ciências da Comunicação

Especialização em Leitura e Produção de Texto

Graduação em Comunicação Social – Jornalismo

01/08/2011

Parcial

Produção Textual em Jornalismo

Redação para TV

10.Jackie Cardoso Sodero Toledo Mestrado

Mestrado Profissionalizante em Gestão e Desenvolvimento Regional

Especialização em Direito

Graduação em Direito

 01/08/2011  Horista
11. Jefferson da Silva

Doutorado

Doutorado em Filosofia

Mestrado em Filosofia

Especialização em Logoterapia

Graduação em Teologia

Graduação em Filosofia

 01/02/2013

Horista

Doutrina Social da Igreja Católica
12.Joice de Araújo Reis Mendes Mestrado

 Mestrado em Comunicação

Graduação em Comunicação Social – Jornalismo

 02/05/2014  Parcial Projeto de Telejornalismo

Trabalho de Conclusão de Curso

13. Jose Santos Castillo Rios

Especialização

Especialização em Docência e Educação

Graduação em Letras

 16/02/2018

Horista

14.Karla Alves Magalhães de Oliveira Doutorado Pós-Doutorado em Zootecnia

Doutorado em Zootecnia

Mestrado em Zootecnia

Graduação em Zootecnia

 01/08/2014 Parcial
15.Marco Antonio Papp Mestrado Mestrado em Filosofia

Graduação em Filosofia

 01/08/2005  Horista Semiótica
16.Marcos Jolbert Cáceres Azambuja Mestrado Mestrado em Engenharia Elétrica

Graduação em
Desenho Industrial

 01/08/2011 Integral Fotojornalismo
17.Maria Elisabete Rabello Mestrado Mestrado em Integração da América Latina

Especialização em Gestão da Comunicação

Especialização em Comunicação Social

Graduação em Comunicação Social – Jornalismo

 01/08/2011 Horista Assessoria de Imprensa

Projeto de Revista

 18.Patrícia Januária da Silva Cunha Barbosa  Mestrado Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Graduação em Letras

01/08/2011 Horista  Inglês
19.Tatiane Eulália Mendes de Carvalho Mestrado Mestrado em Comunicação Social

Graduação em Comunicação Social – Jornalismo

01/02/2013 Parcial  Jornalismo Literário
20.Thiago Vasquez Molina Mestrado Mestrado em Linguística

Especialização em Comunicação em Marketing Político

Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

24/01/2014 Parcial Edição em Telejornalismo
21.Vaniele Barreiros da Silva (Coordenadora) Mestrado Mestrado em Comunicação

Especialização em Comunicação Empresarial

Graduação em Comunicação Social – Jornalismo

17/04/2015 Parcial Jornalismo Especializado I

Teoria da Comunicação

Seminários Avançados em Comunicação II

 – Estágio Curricular Supervisionado

O Estágio Curricular Supervisionado é o elo de integração entre teoria e prática e é uma atividade obrigatória com carga mínima de 300 (trezentas) horas a ser cumprida integralmente por meio de prática profissional em instituições legalmente constituídas.

As atividades do Estágio Curricular Supervisionado são desenvolvidas pelos alunos com acompanhamento e avaliação dos seguintes atores:

• Coordenador do Núcleo de Estágio da Faculdade Canção Nova;

• Orientador de Estágio, coordenador do curso, também pertencente ao quadro de pessoal da Faculdade Canção Nova,

• Supervisor de Estágio, responsável pelas atividades na empresa concedente, isto é, na empresa que concede o Estágio.

O objetivo do Estágio Curricular Supervisionado é oferecer treinamento em práticas profissionais, capacitação para o mercado de trabalho, desenvolvimento de habilidades, atitudes e competências individuais sem vínculo empregatício.

– Atividades Complementares

O aluno do Curso de Jornalismo da Faculdade Canção Nova precisa cumprir 300 horas de Atividades Complementares. São atividades realizadas para flexibilizar a formação acadêmica. O Regulamento das Atividades Complementares da Faculdade Canção Nova organizou grupos de atividades para opção do aluno:

Grupo I: Conferências, congressos científicos, cursos de curta duração, cursos de extensão, encontros acadêmicos, jornadas científicas, mostras culturais, palestras, seminários, simpósios e outras atividades acadêmicas do gênero.

Grupo II: Estudos na área das linguagens e códigos, cursos de Língua Portuguesa, cursos de idiomas e outras atividades do gênero.

Grupo III: Trabalhos de campo e visitas técnicas.

Grupo IV: Atividades de monitoria, de pesquisa e de iniciação científica.

Grupo V: Projetos sociais fomentados pela Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova – RDSCN – e por outras instituições.

Grupo VI: Atividades de voluntariado.

Grupo VII: Atividades no Coral Canção Nova.

Grupo VIII: Organização de eventos promovidos pela FCN.

Grupo IX: Atividades direcionadas ao estudo do ambiente e à educação ambiental.

Grupo X: Atividades didáticas concernentes à frequência e aprovação em disciplinas não previstas no currículo do curso de graduação em que determinado discente estiver matriculado.

Regulamento Atividade Complementar

Ficha de Controle de Atividade Complementar

– Exame Nacional de Desempenho – ENADE

O Exame Nacional de Desempenho – ENADE – é um componente curricular dos cursos de graduação. Seu objetivo é examinar o rendimento do aluno em relação ao conteúdo apresentando durante o tempo da Faculdade. A Faculdade Canção Nova desenvolve, ao longo dos períodos, atividades vinculadas à conscientização dos discentes sobre importância de participação neste processo que é um dos alicerces do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior.

– Diploma expedido

O Diploma confere o título de Bacharel(a) em Jornalismo.

–  Projeto Pedagógico do Curso de Jornalismo, bacharelado

Observação: A IES iniciou as atividades em 01/08/2011.

Fonte: Diretoria Acadêmica.