– Justificativa e objetivos do curso
O Curso de Jornalismo, bacharelado, da Faculdade Canção Nova propõe a formação do jornalista crítico, criativo, ético e com valorização cristã. Preocupado com as necessidades sociais e econômicas da região e do cenário mercadológico que valoriza o homem e o meio ambiente, formando profissionais participativos com compromisso social e com compromisso com a profissão, sempre amparado pela excelência acadêmica.
O Curso de Jornalismo proporciona conceitos técnicos e teóricos dos meios e formas de comunicação, seja pela televisão, rádio, impresso e internet, buscando garantir o direito de comunicação às pessoas. A Faculdade Canção Nova entende que a comunicação é um bem que caracteriza, define e fundamenta a essência do ser humano.
O Curso de Jornalismo da Faculdade Canção Nova é direcionado a pessoas, interessadas em comunicação, que gostam de trabalhar em equipe, que respeitam o outro, que acreditam no exercício democrático da cidadania, que são impulsionadas por projetos e investigações e que lutam pelos diretos das comunidades menos favorecidas.
– Acesso ao curso
O acesso ao Curso de Jornalismo da Faculdade Canção Nova realiza-se por meio de Processo Seletivo – Vestibular. O processo seletivo destina-se a avaliar a formação recebida pelos candidatos no Ensino Médio ou equivalente dentro do limite das vagas oferecidas.
Sem necessidade de Processo Seletivo, mediante análise do Histórico Escolar e Planos das Disciplinas do curso da IES de origem, admite-se interessados em ingressar através de transferência ex-officio. Da mesma forma ocorre através de análise da situação acadêmica, em que se pode admitir, ainda, a reabertura de vínculo (matrícula) a aluno que havia deixado de frequentar o curso por trancamento de matrícula, de acordo com o Regimento Geral. Na hipótese de restarem vagas não preenchidas poderá ser feito novo processo seletivo, ou nelas poderão ser recebidos alunos portadores de diploma de nível superior.
– Perfil do egresso
O Curso de Jornalismo, bacharelado, da Faculdade Canção Nova oferece condições para que o egresso seja reconhecido pela sólida formação e sensibilidade e que esteja apto a contribuir para a sociedade através de uma comunicação comunitária diferenciada. Será um profissional que dirige seus trabalhos para o desenvolvimento social, desenhando, planejando, coordenando e promovendo processos comunicativos nas comunidades e em diferentes contextos em prol das soluções dos problemas reais do país e, ao mesmo tempo, projetando seu trabalho para a busca da qualidade de vida dos cidadãos e para a construção de uma sociedade mais justa.
– Informações sobre a profissão
O graduado em Jornalismo encontrará um meio muito diverso para trabalhar. Com criatividade poderá se inserir em diversos meios de comunicação, tanto os meios tradicionais como televisão, rádio, impressos e internet, bem como as ramificações que esses meios permitem.
A profissão de jornalista exige constante atualização, pois o jornalista é o profissional responsável por buscar, investigar, redigir e transmitir notícias através dos meios de comunicação.
É comum ao jornalista assumir funções como: repórter, redator, assessor de imprensa, repórter investigativo, editor, chefe de reportagem, fotógrafo, produtor nas mais diversas empresas e em meios de comunicação tradicionais ou em novas oportunidades como portais na internet, revistas online, TV por assinatura, blogs e comunicação corporativa.
– Organização curricular do curso
O curso de Jornalismo está estruturado em sua organização curricular, conforme disposto no Projeto Pedagógico, através de seis eixos de formação:
• Fundamentação Humanística: capacita o discente para exercer a função intelectual de produtor, difusor e gestor de informações e conhecimentos de interesse social;
• Fundamentação Específica: proporciona clareza conceitual e visão crítica sobre a especificidade de sua profissão;
• Fundamentação Contextual: proporciona conhecimentos básicos e amplos acerca dos fundamentos teórico-metodológicos do campo jornalístico;
• Formação Profissional: propicia a fundamentação do conhecimento teórico e prático, familiarizando os estudantes com os processos de produção e gestão, a partir de métodos e técnicas de apuração, redação e edição jornalística;
• Aplicação Processual: enriquece o conhecimento teórico e prático, familiarizando os estudantes com os processos de produção e gestão, a partir de métodos e técnicas de apuração, redação e edição jornalística;
• Prática Laboratorial: contribui para aprofundar os conhecimentos e desenvolver habilidades inerentes à profissão do jornalista.
1º | Disciplina | CH | ||
Antropologia Religiosa | 40 | |||
Comunicação e Expressão | 80 | |||
Filosofia e Ética | 40 | |||
Tecnologia da Informação I | 80 | |||
Agência de Notícias | 80 | |||
Introdução à Prática Jornalística | 80 | |||
Carga horária parcial | 400ha | |||
2º | Disciplina | CH | ||
Doutrina Social da Igreja Católica | 40 | |||
Metodologia da Pesquisa I | 80 | |||
Semiótica | 40 | |||
Fotojornalismo | 80 | |||
Planejamento Gráfico e Editoração | 80 | |||
Produção Textual em Jornalismo | 80 | |||
Carga horária parcial | 400ha | |||
3º | Disciplina | CH | ||
História Econômica, Social e Política do Brasil | 80 | |||
Legislação Aplicada à Comunicação | 80 | |||
Mídia e Igreja | 40 | |||
Mídia e Cultura de Massa | 40 | |||
Projeto de Jornal Laboratório | 80 | |||
Redação para Impresso | 80 | |||
Carga horária parcial | 400ha | |||
4º | Disciplina | CH | ||
História da Comunicação | 80 | |||
Inglês | 80 | |||
Teoria da Comunicação | 80 | |||
Jornalismo Especializado I | 80 | |||
Projeto de Revista | 80 | |||
Carga horária parcial | 360ha | |||
5º | Disciplina | CH | ||
Espanhol | 80 | |||
Sociedade e Cultura | 80 | |||
Jornalismo Comunitário | 80 | |||
Projeto de Radiojornalismo | 80 | |||
Redação para Radiojornalismo | 80 | |||
Carga horária parcial | 400ha | |||
Estágio Curricular Supervisionado | 50h | |||
6º | Disciplina | CH | ||
Psicologia | 40 | |||
Edição em Telejornalismo | 80 | |||
Jornalismo Literário | 80 | |||
Projeto de Telejornalismo | 80 | |||
Redação para TV | 80 | |||
Carga horária parcial | 360ha | |||
Estágio Curricular Supervisionado | 50h | |||
Componente Curricular como Disciplina Optativa – LIBRAS | 40ha | |||
7º | Disciplina | CH | ||
Metodologia da Pesquisa II | 80 | |||
Tecnologia da Informação II | 80 | |||
Jornalismo On Line | 80 | |||
Redação para Web | 80 | |||
Carga horária parcial | 320ha | |||
Estágio Curricular Supervisionado | 100h | |||
8º | Disciplina | CH | ||
Seminários Avançados | 80 | |||
Jornalismo Especializado II | 80 | |||
Trabalho de Conclusão de Curso | 40 | |||
Carga horária parcial | 200ha | |||
Estágio Curricular Supervisionado | 100h |
Critérios de avaliação da aprendizagem aplicados aos alunos
A média mínima para aprovação em cada disciplina é 7,0 (sete). Há três parciais de avaliação a cada semestre sendo: AV1, AV2 e AV3. A média final semestral, para cada disciplina, é calculada mediante a soma das três parciais divididas por três: MF = (AV1 + AV2 + AV3) / 3.A AV1 e AV2 são constituídas, principalmente, por provas tradicionais. A AV3 é sempre focada em um Projeto Pedagógico desenvolvido ao longo de determinado semestre, conforme a disposição a seguir:
– 1º. período = Pedagogia de Projetos – Agência de Notícias;
– 2º. Período = Pedagogia de Projetos – Fotojornalismo;
– 3º. período = Pedagogia de Projetos – Projeto de Jornal Laboratório;
– 4º. período = Pedagogia de Projetos – Projeto de Responsabilidade Social;
– 5º. período = Pedagogia de Projetos – Projeto em Rádio;
– 6º. período = Pedagogia de Projetos – Projeto em TV;
– 7º. período = Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
– 8º. período = Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Componentes Curriculares
Atividade Aula | 2.400h (2.880ha) | 80% |
Atividades Complementares | 300h | 10% |
Estágio Curricular Supervisionado | 300h | 10% |
ENADE | – | – |
Carga Horária Total Obrigatória | 3.000h | 100% |
LIBRAS | 40ha | – |
CARGA HORÁRIA TOTAL OFERECIDA: 3.033h
Quadro-síntese do curso
CURSO | Jornalismo – Bacharelado |
ATO AUTORIZATIVO | Portaria de Reconhecimento nº. 382 publicada no DOU de 02/05/17 |
CONCEITO DE CURSO (CC) | 04 |
CONCEITO DO ENADE (2015) | 05 |
VAGAS | 50 |
PERÍODO | Noturno |
REGIME | Seriado semestral |
PERÍODO MÍNIMO DE INTEGRALIZAÇÃO | 08 semestres |
CARGA HORÁRIA OFERECIDA | 3.000h |
CARGA HORÁRIA EXIGIDA PELAS DCN | 3.000h |
TOTAL DE DOCENTES | 15 (100%) |
Doutorado | 03 (20%) |
Mestrado | 10 (67%) |
Especialização | 02 (13%) |
– Instalações e equipamentos
O Curso de Jornalismo conta com auditório (Auditório São Paulo), biblioteca e laboratório de informática. Todas as salas de aula têm recursos audiovisuais. O Auditório São Paulo, com área de 1.400m2, é climatizado e tem capacidade para acomodar mais de 600 pessoas. O acervo da biblioteca é constituído de jornais, revistas, livros, periódicos acadêmicos e científicos e trabalhos de conclusão de curso. O laboratório de informática dispõe de 28 microcomputadores com acesso à internet e com os principais softwares de aprendizado para aulas de edição, animação, criação etc.O Curso de Jornalismo conta com estrutura da TV Canção Nova e Rádio Canção Nova possuindo laboratórios específicos, chamados também de Laboratórios Didáticos Especializados:
• Camarim;
• Estúdio da Rádio Canção Nova FM;
• Estúdio da Web TV e Estúdio de Fotografia e de Videografia;
• Estúdio de Telejornalismo;
• Estúdio Santa Clara;
• Sala Estúdio de Rádio;
• Swicher Estúdio Santa Clara;
• Unidade Móvel.
– Corpo docente
Docente |
Titulação |
Área |
Início IES |
Regime |
Disciplinas (2019.1) |
1.Adriana Ferreira da Silva |
Mestrado |
Mestrado em Comunicação e Semiótica Graduação em Comunicação Social Graduação em Educação Artística |
01/08/2014 |
Horista |
Jornalismo Comunitário |
2.Anna Aryel Amaro da Silva | Especialização |
Especialização em Educação Inclusiva Especialização em Libras Especialização em Língua Inglesa Graduação em Filosofia |
04/08/2016
|
Horista |
|
3.Darwin Rodrigues Motta |
Mestrado |
Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital Especialização em EAD Graduação em Desenho Industrial |
01/08/2011 | Horista |
Tecnologia da Informação II |
4.Denis Duarte | Mestrado | Mestrado em Ciências da Religião
Especialização em Bíblia Graduação em Letras |
01/08/2011 |
Horista |
Sociedade e Cultura |
5. Fernanda Aparecida Zanin de Oliveira Aquino (NDE) | Mestrado |
Mestrado em Desenvolvimento Humano Especialização em Psicologia do Trânsito |
05/09/2017 | Parcial | |
6.Henrique Alckmin Prudente (NDE) | Doutorado | Doutorado em Ciências da Comunicação
Mestrado em Ciências da Comunicação Graduação em Geografia (bacharelado e licenciatura) Graduação em Comunicação Social, habilitação em Rádio e TV |
01/07/2011 | Integral | História Econômica, Social e Política do Brasil Mídia e Cultura de Massa |
7.Ioná Marina Moreira Piva Rangel (NDE) | Mestrado | Mestrado em Ciências da Comunicação
Especialização em Leitura e Produção de Texto Graduação em Comunicação Social – Jornalismo |
01/08/2011 |
Parcial |
Projeto de Jornal Laboratório Técnicas de Redação para Web |
8. Jefferson da Silva | Doutorado |
Doutorado em Filosofia Mestrado em Filosofia Especialização em Logoterapia Graduação em Teologia Graduação em Filosofia |
01/02/2013 | Horista | Mídia e Religião |
9. Jose Santos Castillo Rios | Especialização |
Especialização em Docência e Educação Graduação em Letras |
16/02/2018 |
Horista |
Espanhol |
10.Marcos Jolbert Cáceres Azambuja | Mestrado | Mestrado em Engenharia Elétrica Graduação em Desenho Industrial |
01/08/2011 | Horista | |
11.Patrícia Januária da Silva Cunha Barbosa | Mestrado | Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Graduação em Letras |
01/08/2011 | Horista | |
12.Tatiane Eulália Mendes de Carvalho | Mestrado | Mestrado em Comunicação Social
Graduação em Comunicação Social – Jornalismo |
01/02/2013 | Horista | Jornalismo On-line Projeto de Radiojornalismo |
13.Thiago Vasquez Molina |
Mestrado |
Mestrado em Linguística
Especialização em Comunicação em Marketing Político Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda |
24/01/2014 |
Horista |
|
14. Rodolfo Anderson Bueno de Aquino (NDE) | Mestrado |
Mestrado em Direito Especialização em Direito Empresarial Especialização em Gestão de Recursos Humanos Graduação em Direito Graduação em Pedagogia Graduação em Filosofia |
01/10/2016 | Parcial | Legislação Aplicada à Comunicação |
15.Vaniele Barreiros da Silva (Coordenadora do Curso – NDE) | Doutorado | Doutorado em Psicologia Social Mestrado em Comunicação Especialização em Comunicação Empresarial Graduação em Comunicação Social – Jornalismo |
17/04/2015 | Parcial | Metodologia da Pesquisa II Redação para Impresso Redação para Radiojornalismo |
– Estágio Curricular Supervisionado
O Estágio Curricular Supervisionado é o elo de integração entre teoria e prática e é uma atividade obrigatória com carga mínima de 300 (trezentas) horas a ser cumprida integralmente por meio de prática profissional em instituições legalmente constituídas.As atividades do Estágio Curricular Supervisionado são desenvolvidas pelos alunos com acompanhamento e avaliação dos seguintes atores:
• Coordenador do Núcleo de Estágio da Faculdade Canção Nova;
• Orientador de Estágio, coordenador do curso, também pertencente ao quadro de pessoal da Faculdade Canção Nova;
• Supervisor de Estágio, responsável pelas atividades na empresa concedente, isto é, na empresa que concede o Estágio.
O objetivo do Estágio Curricular Supervisionado é oferecer treinamento em práticas profissionais, capacitação para o mercado de trabalho, desenvolvimento de habilidades, atitudes e competências individuais sem vínculo empregatício.
– Atividades Complementares
O aluno do Curso de Jornalismo da Faculdade Canção Nova precisa cumprir 300 horas de Atividades Complementares. São atividades realizadas para flexibilizar a formação acadêmica. O Regulamento das Atividades Complementares da Faculdade Canção Nova organizou grupos de atividades para opção do aluno:
Grupo I: Conferências, congressos científicos, cursos de curta duração, cursos de extensão, encontros acadêmicos, jornadas científicas, mostras culturais, palestras, seminários, simpósios e outras atividades acadêmicas do gênero.
Grupo II: Estudos na área das linguagens e códigos, cursos de Língua Portuguesa, cursos de idiomas e outras atividades do gênero.
Grupo III: Trabalhos de campo e visitas técnicas.
Grupo IV: Atividades de monitoria, de pesquisa e de iniciação científica.
Grupo V: Projetos sociais fomentados pela Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova – RDSCN – e por outras instituições.
Grupo VI: Atividades de voluntariado.
Grupo VII: Atividades no Coral Canção Nova.
Grupo VIII: Organização de eventos promovidos pela FCN.
Grupo IX: Atividades direcionadas ao estudo do ambiente e à educação ambiental.
Grupo X: Atividades didáticas concernentes à frequência e aprovação em disciplinas não previstas no currículo do curso de graduação em que determinado discente estiver matriculado.
Regulamento Atividade Complementar Ficha de Controle de Atividade Complementar
– Exame Nacional de Desempenho – ENADE
O Exame Nacional de Desempenho – ENADE – é um componente curricular dos cursos de graduação. Seu objetivo é examinar o rendimento do aluno em relação ao conteúdo apresentando durante o tempo da Faculdade. A Faculdade Canção Nova desenvolve, ao longo dos períodos, atividades vinculadas à conscientização dos discentes sobre importância de participação neste processo que é um dos alicerces do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior.
– Diploma expedido
O Diploma confere o título de Bacharel(a) em Jornalismo.
– Projeto Pedagógico do Curso de Jornalismo, bacharelado
– Plano de Ação – Coordenação de Curso – Curso de Jornalismo
– Indicadores de Desempenho da Coordenação – Curso de Jornalismo
Observação: A IES iniciou as atividades em 01/08/2011.Fonte: Diretoria Acadêmica.