A FUNDAÇÃO JOÃO PAULO II é uma entidade jurídica de direito privado, filantrópica, sem fins lucrativos, regida por estatutos e pelas leis em vigor, com sede à Rua João Paulo II, s/n°, Alto da Bela Vista, município de Cachoeira Paulista, SP, devidamente registrada no Cartório dos Registros Públicos desta Comarca, às folhas 24, do Livro n° A-2, sob n° 33 de ordem e Alteração às folhas 90v/92, conforme escritura lavrada em 09/05/96, tendo início a Inscrição do CGC, em 13/08/82, sob o n 50.016.039-001-75. Dentre os seus objetivos estatutários consta, no artigo 6, VI: “a promoção da educação escolar e profissional de crianças, adolescentes e adultos”, o qual busca atingir com qualidade e obedecendo toda a legislação brasileira em vigor.

A educação é objetivo inerente da Fundação João Paulo II, tendo em vista o perfil de seu instituidor, Monsenhor Jonas Abib, cuja trajetória é alicerçada pela Pedagogia Salesiana, mundialmente reconhecida na área do ensino através do Sistema Preventivo fundado por Dom Bosco.

O Sistema Preventivo é uma dinâmica de criação e inovação pedagógica que expressam antes de tudo e principalmente, a valorização dos valores universais e dignidade humana numa perspectiva da moralidade católica. O Sistema Preventivo tem como um tripé o célebre trinômio:

  • Amorevolezza: termo dinâmico que dá a entender uma atitude de amor.
  • Razão: que nos remete ao diálogo persuasivo com o jovem, respeitando a sua unicidade e sua autonomia, acompanhando o seu crescimento e formação para a liberdade, a formação de seu discernimento e maturidade, de sua capacidade de solidariedade etc.
  • Religião: partindo do humanismo cristão católico, ilumina as realidades, discerne muitas outras e traz toda aplenitude da revelação para o compromisso com o homem e sua vocação de plenitude e transcendência.

Assim, com o lema de “formar homens novos para o mundo novo”, o instituidor visando a cumprir o artigo 6, III do estatuto da FJPII: “promoção, manutenção e apoio a atividades educacionais, sociais e culturais objetivando a preservação da formação cívica, moral e cultural do povo brasileiro” e diante das necessidades do município de Cachoeira Paulista e região, idealizou o Instituto Canção Nova, conforme Ata da Diretoria da Fundação João Paulo II de 01/03/2001 com a finalidade de promover ensino infantil e fundamental.

O Instituto Canção Nova é situado à Rua Carlos Pinto Filho, s/nº, Vila Cacarro, no município de Cachoeira Paulista. Foi autorizado a funcionar pela Portaria do Dirigente Regional de Ensino, nº 13/2001, publicada no Diário Oficial do Estado de 13/02/01.

Em 2005, houve a ampliação do Instituto Canção Nova, passando a atender cerca de aproximadamente 900 alunos, distribuídos nas seguintes etapas de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. A proposta é que a educação seja mais do que escrever e ler: é criar, inovar, inventar e reinventar características importantes para um futuro melhor, onde o ser humano tem prioridade. O intuito é uma formação humana cristã católica, para que os alunos tenham visão ampla e profunda do ser humano e de suas possibilidades de conhecimento e, sobretudo, ajudá-los e prepará-los para o mundo, que se apresenta cada vez mais desafiador.

Hoje o Instituto atende mais de 1.000 alunos, com o objetivo de oferecer com responsabilidade e eficácia uma educação diferenciada e de qualidade, desenvolvendo assim conteúdos pedagógicos com base na LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), buscando uma valorização do ser humano como um todo.

Contudo, em 2007, a Fundação João Paulo II diante de novos desafios, percebendo a necessidade de formar seu próprio pessoal e de contribuir com a abertura de mais vagas no ensino superior e da carência sentida na realidade regional, vislumbrou a oportunidade de criar a sua Faculdade.

Ela é assim pensada para dar continuidade ao seu método educativo no âmbito do ensino superior e de formar ambiente acadêmico capaz de corresponder às novas realidades geradas pelas atividades da Mantenedora ligadas aos meios de comunicação social, principalmente no tocante à capacitação dos seus missionários e funcionários desta.

Ressalta-se que esta região do Vale do Paraíba na qual está situada a FJPII possui déficit considerável na área do ensino superior. Segundo dados do IBGE, enquanto no Estado de São Paulo a média é de uma vaga para 427 pessoas, no Vale do Paraíba Paulista, a média é de uma vaga disponível para 734 pessoas.

Assim, a FJPII iniciou estudos para a implantação da instituição de ensino superior focada no desenvolvimento social e humano, para oferecer ensino de qualidade em sua sede, em Cachoeira Paulista, com o oferecimento dos cursos: Administração, Comunicação Social – Radio e TV, Jornalismo, Teologia e Filosofia.

Quadro-síntese Institucional:

FACULDADE CANÇÃO NOVA – FCN

Cachoeira Paulista/SP, à Rua Carlos Pinto Filho, s/n Vila Cacarro CEP 12630-000

ATO REGULATÓRIO

Portaria de Recredenciamento nº 898 de 06/09/18 publicada no DOU de 10/09/18

MANTENEDORA: Fundação João Paulo II

Cachoeira Paulista/SP, à Avenida João Paulo II, s/n, pessoa jurídica de direito privado, entidade sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ sob nº 50.016.039/0001-75

DATA DE INÍCIO DAS ATIVIDADES

01/08/2011

CURSOS DE GRADUAÇÃO

Administração, bacharelado

Comunicação Social, Rádio e TV, bacharelado

Jornalismo, bacharelado

Teologia, bacharelado

Filosofia, licenciatura

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Bioética

Gestão nos Veículos de Comunicação

CONCEITO INSTITUCIONAL (CI)

ÍNDICE GERAL DE CURSOS (IGC)

04

03

TOTAL DE DOCENTES

27 (100%)

Doutorado

07 (26%)

Mestrado

15 (55%)

Especialização

05 (19%)