Pós-graduação: Gestão de Pequenas e Médias Empresas
A economia brasileira passa, atualmente, por um momento de grande ebulição, marcado por um crescimento consistente, segundo os mais autorizados analistas. Nesse contexto, as empresas de pequeno e médio porte desempenham um papel estratégico fundamental, como grandes geradoras de emprego e renda, e verdadeiras molas propulsoras do desenvolvimento do país. Em um cenário tão promissor, as oportunidades de negócios multiplicam-se, exigindo do gestor constantes habilidades gerenciais e domínio das mais atuais ferramentas de gestão dessas empresas.
A globalização, fenômeno marcante e irreversível do fim do século XX e começo do XXI, têm como elemento catalisador a combinação do crescente movimento de liberalização e desregulamentação dos mercados (sobretudo dos sistemas financeiros e dos mercados de capitais) com o advento do paradigma das tecnologias de informação. O desenvolvimento de novas tecnologias e sua difusão universal impõe um novo padrão de mudança institucional e de acúmulo de conhecimento.
Além disso, a competição baseada na inovação derruba, a cada dia, barreiras tradicionais de comércio e investimento. É nesse contexto que pequenas empresas competem, buscando antes de tudo assegurar sua sobrevivência.
As pequenas e médias empresas sofrem impactos ainda mais intensos dos desafios competitivos contemporâneos. Estudos recentes demonstram como estas empresas estão respondendo a esses estímulos. Um dos principais achados é que sua competitividade pode ser acrescida da participação em aglomerações de firmas engajadas em atividades similares e até mesmo complementares.
Nesse sentido, a Faculdade Canção Nova propõe o curso de Gestão de pequenas e médias empresas para atender à essa demanda, oferecendo a graduados de qualquer área cientifica um espaço para a reflexão sobre as melhores práticas e conhecimento. A proposta do curso propõe, portanto, disciplinas ligadas ás área de gestão enfatizando as pequenas e médias empresas.