Por Maria Eduarda Cardoso

Entre os dias 5 e 9 de maio, a Faculdade Canção Nova promoveu a 14ª edição da Jornada de Comunicação, voltada aos estudantes de Jornalismo e Rádio e TV, um espaço de diálogo e aprendizado sobre os rumos da mídia no Brasil. Com o tema “A esperança e o mundo conectado: a promoção ética e responsável da comunicação em tempos de polarização social”, o evento reuniu profissionais para discutir ética e inovação na comunicação contemporânea.

Segunda-feira (6/05): Quando jornalismo e entretenimento se encontram

A jornalista Taís Moraes abriu a rodada de palestras com o tema “Infotenimento: ferramentas para a construção de narrativas e entretenimento”. Em sua fala, mostrou como o jornalismo e o entretenimento vêm se aproximando, principalmente no universo digital. O desafio, segundo ela, está em equilibrar leveza e informação sem perder a credibilidade, algo que, segundo os alunos, gerou reflexões importantes sobre os rumos da profissão.

Terça-feira (7/05): Oficinas práticas com profissionais de destaque no mercado

Fotografia, videografismo, cinegrafia foram alguns temas abordados nas oficinas em que os alunos participaram na segunda noite de atividades. Uma oportunidade de trocas e conhecimentos.

Quarta-feira (8/05): O rádio como afeto e o jornalismo digital na prática

A noite contou com duas participações especiais. A radialista Márcia Mayumi Suguimoto, da Rádio Transamérica SP, falou sobre “Das ondas do rádio para a vida: o sentido da comunicação”. Com um olhar afetivo, ela destacou a capacidade da rádio de criar laços e se manter presente na rotina das pessoas.

Quinta-feira (9/05): Por dentro de uma emissora afiliada

O penúltimo dia foi marcado pela presença de profissionais da TV Vanguarda, afiliada da TV Globo no Vale do Paraíba. O responsável pelo marketing da emissora, Fabiano Pereira, explicou como é feita a segmentação de público, as estratégias de engajamento e os bastidores das campanhas que fortalecem a imagem da TV na região.

Na sequência, o diretor de jornalismo, Maurício Setúbal, deu uma verdadeira aula sobre os bastidores da redação e o impacto das novas tecnologias no fazer jornalístico. Para muitos estudantes, foi a primeira vez vendo de perto como uma redação televisiva se organiza.

Sexta-feira (10/05): Cinema, arte e linguagens em transformação

Para encerrar a semana com chave de ouro, os professores Dirceu Lemos, Guilherme Bryan e Juan Guillermo Droguell, da Faculdade Belas Artes de São Paulo – SP, trouxeram a palestra “Cinema Expandido: linguagens convergentes, narrativas em movimento”. O trio refletiu sobre as novas formas de contar histórias e como o cinema dialoga com outras linguagens em um cenário cada vez mais digital e fragmentado.

“Mediar a mesa redonda no fechamento da 14º Jornada de Comunicação da FCN foi uma grande honra. Estive ao lado de grandes profissionais, professores das Belas Artes, que agregaram não só com conteúdo de qualidade aos alunos, mas também foram muito abertos a conversar e trazer novos pontos de vista. Momentos como esse são muito importantes para nosso ambiente acadêmico! ”, relatou a professora Ana Lucilia Rodrigues, responsável pelo último momento da Jornada.

Muito além das palestras: um convite à reflexão Mais do que uma sequência de encontros, a Jornada de Comunicação se mostrou um verdadeiro convite à reflexão. Para os alunos, foi a chance de ver de perto profissionais que vivem o que ensinam, e de entender que comunicar é, acima de tudo, um ato de responsabilidade. “As palestras nos mostraram que a comunicação vai além da técnica. Ela é feita de escolhas, valores e responsabilidade social”, comentou uma aluna de Jornalismo.

Foto: Andrezza Meira – Núcleo de Comunicação do Polo Educacional