As Atividades Complementares são componentes curriculares enriquecedores e implementadores do próprio perfil do formando. São adotadas pela Faculdade Canção Nova nos casos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação. As Atividades Complementares:
[…] possibilitam o reconhecimento, por avaliação de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade.[1]
As Atividades Complementares são desenvolvidas como atividades obrigatórias de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação, com carga horária permitida para cada curso oferecido. Compõem as respectivas matrizes curriculares, nos casos previstos, e são cumpridas ao longo dos cursos mediante grupos de atividades que são fomentadas pela Faculdade Canção Nova e por outras instituições. Por constituírem atividades e não uma disciplina, o resultado será sempre anotado como realizadas ou não realizadas. A condição não realizada não impedirá a promoção do aluno, mas impedirá a conclusão do curso. Assim pensadas as Atividades Complementares permitem:
a)    Ampliar os horizontes do conhecimento;
b)    Proporcionar a inter e transdisciplinaridade das disciplinas do currículo;
c)    Favorecer o relacionamento entre diferentes grupos;
d)    Incentivar a criatividade e o empreendedorismo dos alunos;
e)    Complementar e atualizar o currículo pessoal, diante da realidade dinâmica e mutável de nosso tempo.
As Atividades Complementares favorecem a vivência com a comunicação participativa e cidadã e desenvolvem o conhecimento de maneira coletiva e horizontal em diferentes situações. Oferecem ao corpo discente oportunidades para se aprofundar e experimentar em uma área ou atividade de interesse pessoal e possibilidades para aliar a teoria à pratica, tanto na área do ensino, da pesquisa, bem como da extensão, além de possibilitar a aplicação dos conhecimentos, competências e habilidades em diferentes áreas e situações.
A Faculdade Canção Nova oferece assistência e orientação para a sua plena realização. A organização, as formas de realização, os critérios para atribuição do número de horas por atividade e a sistemática de acompanhamento são detalhadas e previstas em Regulamento próprio, aprovado pelo Conselho Superior.


[1] Parecer CES/CNE No. 102 de 11 de Março de 2004, p. 6 e 7.