Ensino

A FACULDADE CANÇÃO NOVA tem como visão ser uma instituição universitária voltada para a formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento humano e social. Oferecer modelo educativo com ênfase na aprendizagem ativa, centrado no estudante, fundamentado em valores, com espírito criativo, solidário e com forte responsabilidade social.

Dentro desta visão o processo educacional se organiza para levar os alunos a aprender a conhecer, aprender a pensar, a aprender a aprender, a aprender a fazer, a aprender a conviver e aprender a ser. Tem como objetivo formar profissionais preparados para viver em um mundo marcado por mudanças rápidas e agir com autonomia, de forma ética e responsável consigo mesmo, com a sociedade e com a natureza; capaz e disposto a atuar de forma solidária na promoção da dignidade humana e no desenvolvimento sustentável.

O processo ensino-aprendizagem busca desenvolver o espírito crítico, criativo, intuitivo, para dotar os formandos de capacidades em buscar e compreender diferentes alternativas e caminhos para solução de problemas.

Para tanto, procurará desenvolver ambiente favorável à convivência harmoniosa e enriquecedora entre seus membros de forma a proporcionar o auto-conhecimento e o reconhecimento do outro. Caminhará em direção à interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Isto requer, em termos didáticos, estimular processos de ensino-aprendizagem integrativos, participativos e colaborativos, tanto em atividades presenciais, como à distância. Os métodos e técnicas de ensino devem proporcionar a comunicação e o reconhecimento da interdependência de processos individuais e coletivos, capazes de favorecer a aquisição do conhecimento e despertar maior consciência espiritual, solidária e fraterna.

A Instituição procura inovar no campo educacional ao aplicar práticas pedagógicas   que se preocupam com o desenvolvimento da capacidade reflexiva e interpretativa, com o saber fazer e especialmente com práticas que fortaleçam a capacidade profissional e diversificam os métodos de ensino.

A FACULDADE CANÇÃO NOVA adota a Pedagogia de Projetos como prática pedagógica inovadora; uma forma de provocar a interdisciplinaridade e de proporcionar o aprendizado dos alunos, priorizando a integração de conteúdos e de diferentes mídias.

A Pedagogia de Projetos tem como ponto de partida a idéia de que a melhor maneira de a educação responder às demandas da atualidade é contribuir para a formação de sujeitos capazes de se conduzir com autonomia e responsabilidade numa sociedade complexa e em constante transformação. Nela, aprender exige participação, tomada de decisões, escolha de caminhos e de procedimentos para alcançar os objetivos pretendidos e resolver questões propostas. O aluno aprende fazendo, pesquisando, aplicando conceitos e desenvolvendo estratégia de aprendizagem. Envolve-se com o trabalho em equipe onde as interações se intensificam e se comprometem em termos de aprender e ensinar um com o outro.

A utilização e a integração de diversas mídias são importantes para o desenvolvimento de projetos. A sua permanente utilização favorece a coleta de informações e a integração de conteúdos de diferentes áreas do conhecimento e a aquisição de novas competências necessárias para acompanhar os avanços científicos e tecnológicos da sociedade atual. Para tanto, serão desenvolvidas atividades não presenciais com o emprego de novas ferramentas proporcionadas pelo avanço das novas tecnologias de informação e de comunicação.

Ensinar neste contexto é uma tarefa que implica em proporcionar experiências problematizadoras da ação. É fundamental a atuação do professor para que a apropriação de conhecimentos e experiências sejam de fato significativas para os alunos. Nesta situação de aprendizagem, o professor precisa observar e analisar o desenvolvimento do aluno para fazer a mediação pedagógica. Ele passa a ser o gestor, o orientador e o facilitador da aprendizagem dos alunos; um profissional preparado para compatibilizar o projeto dos alunos com os conteúdos curriculares e com a realidade da escola e da sociedade.

A organização didática e a prática educativa se organizam para propiciar ao aluno o fomento da criatividade, da iniciativa, da autonomia e da liberdade de expressão, abrindo espaço para o trabalho em equipe, para a assimilação de hábitos e atitudes e habilidades que os preparem para relações profissionais e sociais e incorporem atributos e valores como o respeito pela vida, postura ética e responsabilidade social.

O desenvolvimento de projetos permite entender os problemas de comunicação social sob diferentes visões, posturas, enfoques e metodologias. Possibilita a integração da teoria com a prática, integra o trabalho individual com o trabalho coletivo e resgata a dimensão do exercício profissional competente, ético e cidadão, dentro do pensamento social cristão católico.

O emprego da metodologia de desenvolvimento de projetos visa a:

  • Alterar a dinâmica do curso e da sala de aula;
  • Favorecer o desenvolvimento da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade no processo educativo;
  • Valorizar as interações sociais, os processos de participação e colaboração e o comprometimento dos envolvidos no alcance dos resultados pretendidos;
  • Preparar o profissional da educação capaz de compatibilizar o projeto dos alunos com os conteúdos curriculares e com a realidade da Instituição e da sociedade: um professor gestor, orientador e facilitador da aprendizagem dos alunos.

Possibilitar ao aluno:

  • Aprender fazendo, pesquisando, aplicando conceitos e desenvolvendo estratégia de aprendizagem individual e em equipe, onde as interações se intensificam e se comprometem mutuamente;
  • Utilizar os conteúdos das diferentes disciplinas, de forma integrada, para a solução de problemas desafiadores dos projetos;
  • Ter maior autonomia no processo de gerenciamento do seu aprendizado, com postura ética e responsável em relação aos integrantes dos projetos;
  • Desenvolver o espírito crítico, criativo, intuitivo, para buscar e compreender diferentes alternativas e caminhos para solução de problemas;
  • Desenvolver postura emancipadora;
  • Utilizar, de forma integrativa, as diferentes mídias;

Nos períodos previstos para o desenvolvimento de projetos haverá:

  • Disciplina veículo denominada na matriz curricular dos Projetos de Curso. A ela caberá a efetiva elaboração e desenvolvimento dos projetos dos alunos divididos por equipe.
  • As demais disciplinas do período servirão como disciplina suporte, ministrada segundo sua ementa e matriz do curso, com plena autonomia didática, voltadas para oferecer aos alunos embasamento teórico, conteúdos e estratégias para o desenvolvimento dos projetos.

Os temas gerais para os projetos a serem desenvolvidos em cada período letivo serão discutidos pelo colegiado do curso, podendo ser atualizado e modificado, e servirão para orientar a formulação dos projetos dos alunos.

fludrocortisone buy online uk premarin cream generic available tadaga uk more info about generic dapoxetine uk http://www.glieres-resistance.org/lumigan-acheter/ vilitra 40 mg xenical orlistat ecuador careprost online usa http://histofig.com/metronidazole-500-mg/ more info about tadacip buy uk info about diflucan pfizer soranib tablet price in france information about orlistat actavis http://www.glieres-resistance.org/flagyl-online/ amitriptyline sandoz 25 mg in uk poxet buy lasix by mail comprar avanafil brasil lumigan eye drops uk bimatoprost to buy information about tadarise manufacturer sorafenib tab http://le-mes.org/aldactone-buy-uk/ information eriacta 100mg uk information about memantine hydrochloride drug careprost bimatoprost more atorvastatin in egypt mirtazapine actavis 30 mg orlistat russia careprost cheap online latisse lumigan buy gleevec usa caverta buy india in france http://www.parc-pyrenees-ariegeoises.fr/fluka-usa/ nitazoxanide manufacturer http://estran-brest.fr/buy/voltaren-cream/ mirtazapine uk http://www.parc-pyrenees-ariegeoises.fr/erlonat-150-price/ atorvastatin 10 mg tablet acamprol sun in new york cabergoline tabs tenofovir cost uk in canada doxicip for acne xenical online cheap http://www.glieres-resistance.org/lasix-drug/ http://histofig.com/revlimid-capsules/ http://www.glieres-resistance.org/avanafil-price-in-india/ tenofovir order orlistat tablets for sale about careprost nl bupropion cost without insurance anastrozole buy tenofovir 300 mg tablet http://jourdelanuit.fr/lumigan-online/ http://krogerup.dk/letrozole-manufacturer/ buy pelota online valif tablets uk