Ensino

A FACULDADE CANÇÃO NOVA tem como visão ser uma instituição universitária voltada para a formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento humano e social. Oferecer modelo educativo com ênfase na aprendizagem ativa, centrado no estudante, fundamentado em valores, com espírito criativo, solidário e com forte responsabilidade social.

Dentro desta visão o processo educacional se organiza para levar os alunos a aprender a conhecer, aprender a pensar, a aprender a aprender, a aprender a fazer, a aprender a conviver e aprender a ser. Tem como objetivo formar profissionais preparados para viver em um mundo marcado por mudanças rápidas e agir com autonomia, de forma ética e responsável consigo mesmo, com a sociedade e com a natureza; capaz e disposto a atuar de forma solidária na promoção da dignidade humana e no desenvolvimento sustentável.

O processo ensino-aprendizagem busca desenvolver o espírito crítico, criativo, intuitivo, para dotar os formandos de capacidades em buscar e compreender diferentes alternativas e caminhos para solução de problemas.

Para tanto, procurará desenvolver ambiente favorável à convivência harmoniosa e enriquecedora entre seus membros de forma a proporcionar o auto-conhecimento e o reconhecimento do outro. Caminhará em direção à interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Isto requer, em termos didáticos, estimular processos de ensino-aprendizagem integrativos, participativos e colaborativos, tanto em atividades presenciais, como à distância. Os métodos e técnicas de ensino devem proporcionar a comunicação e o reconhecimento da interdependência de processos individuais e coletivos, capazes de favorecer a aquisição do conhecimento e despertar maior consciência espiritual, solidária e fraterna.

A Instituição procura inovar no campo educacional ao aplicar práticas pedagógicas   que se preocupam com o desenvolvimento da capacidade reflexiva e interpretativa, com o saber fazer e especialmente com práticas que fortaleçam a capacidade profissional e diversificam os métodos de ensino.

A FACULDADE CANÇÃO NOVA adota a Pedagogia de Projetos como prática pedagógica inovadora; uma forma de provocar a interdisciplinaridade e de proporcionar o aprendizado dos alunos, priorizando a integração de conteúdos e de diferentes mídias.

A Pedagogia de Projetos tem como ponto de partida a idéia de que a melhor maneira de a educação responder às demandas da atualidade é contribuir para a formação de sujeitos capazes de se conduzir com autonomia e responsabilidade numa sociedade complexa e em constante transformação. Nela, aprender exige participação, tomada de decisões, escolha de caminhos e de procedimentos para alcançar os objetivos pretendidos e resolver questões propostas. O aluno aprende fazendo, pesquisando, aplicando conceitos e desenvolvendo estratégia de aprendizagem. Envolve-se com o trabalho em equipe onde as interações se intensificam e se comprometem em termos de aprender e ensinar um com o outro.

A utilização e a integração de diversas mídias são importantes para o desenvolvimento de projetos. A sua permanente utilização favorece a coleta de informações e a integração de conteúdos de diferentes áreas do conhecimento e a aquisição de novas competências necessárias para acompanhar os avanços científicos e tecnológicos da sociedade atual. Para tanto, serão desenvolvidas atividades não presenciais com o emprego de novas ferramentas proporcionadas pelo avanço das novas tecnologias de informação e de comunicação.

Ensinar neste contexto é uma tarefa que implica em proporcionar experiências problematizadoras da ação. É fundamental a atuação do professor para que a apropriação de conhecimentos e experiências sejam de fato significativas para os alunos. Nesta situação de aprendizagem, o professor precisa observar e analisar o desenvolvimento do aluno para fazer a mediação pedagógica. Ele passa a ser o gestor, o orientador e o facilitador da aprendizagem dos alunos; um profissional preparado para compatibilizar o projeto dos alunos com os conteúdos curriculares e com a realidade da escola e da sociedade.

A organização didática e a prática educativa se organizam para propiciar ao aluno o fomento da criatividade, da iniciativa, da autonomia e da liberdade de expressão, abrindo espaço para o trabalho em equipe, para a assimilação de hábitos e atitudes e habilidades que os preparem para relações profissionais e sociais e incorporem atributos e valores como o respeito pela vida, postura ética e responsabilidade social.

O desenvolvimento de projetos permite entender os problemas de comunicação social sob diferentes visões, posturas, enfoques e metodologias. Possibilita a integração da teoria com a prática, integra o trabalho individual com o trabalho coletivo e resgata a dimensão do exercício profissional competente, ético e cidadão, dentro do pensamento social cristão católico.

O emprego da metodologia de desenvolvimento de projetos visa a:

  • Alterar a dinâmica do curso e da sala de aula;
  • Favorecer o desenvolvimento da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade no processo educativo;
  • Valorizar as interações sociais, os processos de participação e colaboração e o comprometimento dos envolvidos no alcance dos resultados pretendidos;
  • Preparar o profissional da educação capaz de compatibilizar o projeto dos alunos com os conteúdos curriculares e com a realidade da Instituição e da sociedade: um professor gestor, orientador e facilitador da aprendizagem dos alunos.

Possibilitar ao aluno:

  • Aprender fazendo, pesquisando, aplicando conceitos e desenvolvendo estratégia de aprendizagem individual e em equipe, onde as interações se intensificam e se comprometem mutuamente;
  • Utilizar os conteúdos das diferentes disciplinas, de forma integrada, para a solução de problemas desafiadores dos projetos;
  • Ter maior autonomia no processo de gerenciamento do seu aprendizado, com postura ética e responsável em relação aos integrantes dos projetos;
  • Desenvolver o espírito crítico, criativo, intuitivo, para buscar e compreender diferentes alternativas e caminhos para solução de problemas;
  • Desenvolver postura emancipadora;
  • Utilizar, de forma integrativa, as diferentes mídias;

Nos períodos previstos para o desenvolvimento de projetos haverá:

  • Disciplina veículo denominada na matriz curricular dos Projetos de Curso. A ela caberá a efetiva elaboração e desenvolvimento dos projetos dos alunos divididos por equipe.
  • As demais disciplinas do período servirão como disciplina suporte, ministrada segundo sua ementa e matriz do curso, com plena autonomia didática, voltadas para oferecer aos alunos embasamento teórico, conteúdos e estratégias para o desenvolvimento dos projetos.

Os temas gerais para os projetos a serem desenvolvidos em cada período letivo serão discutidos pelo colegiado do curso, podendo ser atualizado e modificado, e servirão para orientar a formulação dos projetos dos alunos.

http://www.projectsforpreschoolers.com/imatinib-mesylate-cost/
http://youthfacts.com.au/generic-fluconazole/
http://moblico.com/buy-kamagra-london/
buy cheap a-ret
canadian pharmacies premarin in california
generic buproprion
ciprofloxacin scl
more sildenafil citrate for sale
prilosec price
enalapril no prescription
super kamagra uk in united states
naltrexone 1 mg
60 mg prilosec
http://www.r-p-f.org/buy-naltrexone-from-mexico/
bupropion 300 142
more info about discount femara
information about femara without a perscription or membership
sildigra professional
fluconazole price
femalegra 100mg
bupropion xl a 102
buy enalapril maleate 10 mg
information about accutane costs
buy urimax online
simvastatin prescriptions
kamagra sildenafil citrate oral jelly
http://www.r-p-f.org/prednisolone-impurities/
http://youthfacts.com.au/order-admenta/
http://www.fitnessformula.it/azithromycin-250/
imatinib generic
generic med for zocor
about viread 300 mg
ranitidine 150mg tab
bimatoprost ophthalmic
zocor tablets
buy zithromax z pak
information about ciprofloxacin 500mg
buy zocor 80 mg
more info about buy dapoxetine online
cheap tadacip
about order clomiphene online
latisse bimatoprost in california
buy x-vir usa
http://moblico.com/generic-azithromycin-without-prescription/
bupropion a102
ciprofloxacin hcl 500 mg ta
http://www.projectsforpreschoolers.com/lipitor-generics/
more info desipramine piracetam
generic ciprofloxacin cobalt
prilosec canada cheap
 ciprofloxacin
cost of voltaren
canadian lipitor in new york
naltrexone no prescription needed
vega usa
more flagyl canada
 letrozole uk