Filosofia, licenciatura – Grade e Corpo Docente

– Justificativa e objetivos do curso

O Curso de Filosofia, licenciatura, fundamentado em princípios éticos, cristãos e salesianos, tem por missão promover a formação integral de cidadãos-professores de Filosofia através da produção e difusão do conhecimento e da cultura, em diálogo com a problemática do mundo atual.

O Curso de Filosofia é pensado a partir de uma Filosofia do ser, que se insere na longa tradição de diálogo do pensamento cristão da Filosofia com a cultura e Filosofia de seu tempo. Procura, pois, redescobrir os valores da cultura ocidental herdados da cultura helenística e da tradição cristã; o sentido da modernidade e a crise da pós-modernidade, numa visão antropológica que valoriza a pessoa, a ética, a solidariedade ecológica, social e a abertura para a transcendência.

– Acesso ao curso

O acesso ao Curso de Filosofia da Faculdade Canção Nova realiza-se por meio de Processo Seletivo – Vestibular. O processo seletivo destina-se a avaliar a formação recebida pelos candidatos no Ensino Médio ou equivalente dentro do limite das vagas oferecidas.

Sem necessidade de Processo Seletivo, mediante análise do Histórico Escolar e Planos das Disciplinas  do curso da IES de origem, admite-se interessados em ingressar através de transferência ex-officio. Da mesma forma ocorre através de análise da situação acadêmica, em que se pode admitir, ainda, a reabertura de vínculo (matrícula) a aluno que havia deixado de frequentar o curso por trancamento de matrícula, de acordo com o Regimento Geral. Na hipótese de restarem vagas não preenchidas poderá ser feito novo processo seletivo, ou nelas poderão ser recebidos alunos portadores de diploma de nível superior.

Aproveita-se, também, para efeito de classificação, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, caso o candidato manifeste seu interesse em fazê-lo. Admite-se, ainda, para o ingresso, outro tipo de seleção, que consiste na realização, por parte do candidato, de uma prova de Redação, eliminatória e classificatória.

– Perfil do egresso

O egresso do Curso de Filosofia, licenciatura recebe uma sólida e profunda formação filosófica, pedagógica e aberta ao Transcendente, tendo como base o desenvolvimento integral da pessoa humana a partir de princípios éticos que o tornem capaz de dialogar com as diferenças e de agir como cidadão autônomo-crítico de forma consistente na transformação do ambiente em que vive e atua. O egresso recebe formação para ser um profissional da Educação atento à pesquisa, à reflexão, à ação didática renovadora e em diálogo, ao mesmo tempo, com a tradição e com os novos desafios da atual sociedade globalizada.

– Informações sobre a profissão

Do ponto de vista profissional, o licenciado em Filosofia está direcionado, sobretudo para lecionar Filosofia no Ensino Médio. Isto pressupõe uma sólida formação em história da Filosofia que o capacite para a compreensão e a transmissão dos principais temas, problemas, sistemas filosóficos, assim como para a análise e reflexão crítica da realidade social. Do licenciado se espera uma vocação pedagógica que o habilite para enfrentar com sucesso os desafios e as dificuldades inerentes à tarefa de despertar nos jovens a reflexão filosófica, bem como transmitir aos alunos do Ensino Médio o legado da tradição e o gosto pelo pensamento inovador, crítico e independente. Profissionalmente o licenciado poderá atuar em escolas de ensino público, através da realização de um concurso específico, em escolas particulares ou em ambas. O licenciado poderá aprofundar suas competências em cursos de pós-graduação lato e stricto sensu (Mestrado) o que possibilitará o ingresso no magistério do Ensino Superior.

– Organização curricular do curso

 

Disciplina CH
Antropologia Teológica 40
Comunicação e Expressão I 40
Libras 40
Metodologia Científica 40
Psicologia Geral 40
Sociologia 40
História da Filosofia Antiga 80
Introdução à Filosofia 80
Carga horária parcial 400ha
Disciplina CH
Antropologia Religiosa II 40
Comunicação e Expressão II 40
Introdução à Tecnologia da Informação 40
Filosofia da Ciência 80
Filosofia Social e Política 40
História da Filosofia Medieval 80
Lógica 40
Metodologia de Leitura de Texto Filosófico 40
Carga horária parcial 400ha
Disciplina CH
Didática I 40
Gestão de Projeto de Responsabilidade Social 40
História da Filosofia Moderna 80
Ontologia 80
Pensamento Social Cristão 80
Projeto em Filosofia I 80
Carga horária parcial 400ha
Estágio Curricular Supervisionado 100h
Disciplina CH
Antropologia Filosófica 80
História da Filosofia Contemporânea 80
Projeto em Filosofia II 80
Teodicéia 80
Teoria do Conhecimento 80
Carga horária parcial 400ha
Estágio Curricular Supervisionado 100h
Disciplina CH
Didática II 40
Estrutura e Funcionamento do Ensino 40
Filosofia da Educação 80
Psicologia da Educação 80
Correntes do Pensamento Ético 40
Projeto em Filosofia III 80
Trabalho de Conclusão de Curso I 40
Carga horária parcial 400ha
Estágio Curricular Supervisionado 100h
Disciplina CH
Antropologia Cultural 40
Metodologia do Ensino da Filosofia 40
Estética 40
Filosofia da Ação Humana 80
Filosofia da Linguagem 40
Filosofia da Natureza 80
História da Filosofia no Brasil 40
Trabalho de Conclusão de Curso II 40
Carga horária parcial 400ha
Estágio Curricular Supervisionado 100h

Componentes Curriculares do Curso de Filosofia

Atividade Aula 2.000h (2.400ha) 67%
Atividades Acadêmico-científico-culturais 200h 07%
Atividade Prática 400h 13%
Estágio Curricular Supervisionado 400h 13%
ENADE
Carga Horária Total 3.000h 100%

 Regulamento de Atividades Práticas

Quadro-síntese do curso
CURSO Filosofia – Licenciatura
ATO AUTORIZATIVO Portaria de Renovação de Reconhecimento nº. 1.092 de 24/12/15 publicada no DOU de 30/12/15
CONCEITO DE CURSO (CC) 04
CONCEITO ENADE (2017) 04
CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO (CPC 2017) 04
VAGAS 40
PERÍODO Matutino
REGIME Seriado semestral
PERÍODO MÍNIMO DE INTEGRALIZAÇÃO 06 semestres
CARGA HORÁRIA OFERECIDA 3.000h
CARGA HORÁRIA EXIGIDA PELAS DCN 2.800h
TOTAL DE DOCENTES 12 (100%)
Doutorado 04 (33%)
Mestrado 07 (58%)
Especialização 01 (08%)

– Critérios de avaliação da aprendizagem aplicados aos alunos

A média mínima para aprovação em cada disciplina é 7,0 (sete). Há três parciais de avaliação a cada semestre sendo: AV1, AV2 e AV3. A média final semestral, para cada disciplina, é calculada mediante a soma das três parciais divididas por três: MF = (AV1 + AV2 + AV3) / 3.

A AV1 e AV2 são constituídas, principalmente, por provas tradicionais. A AV3 é sempre focada em um Projeto Pedagógico desenvolvido ao longo de determinado semestre, conforme a disposição a seguir:

– 1º. e 2º. períodos = Trabalho Interdisciplinar;

– 3º. 4º. e 5º períodos = Pedagogia de Projetos – Projeto em Filosofia I, II e III;

– 6º período = Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

– Instalações e equipamento oferecidos aos professores e alunos do curso

O Curso de Filosofia conta com auditório (Auditório São Paulo), biblioteca e laboratório de informática. Todas as salas de aula têm recursos audiovisuais.

O Auditório São Paulo, com área de 1.400m2, é climatizado e tem capacidade para acomodar mais de 600 pessoas. O acervo da biblioteca é constituído de jornais, revistas, livros, periódicos acadêmicos e científicos e trabalhos de conclusão de curso. O laboratório de informática dispõe de 28 microcomputadores com acesso à internet.

Corpo docente

Docente

Titulação

Área de Formação

Início IES

Regime

Disciplinas (2019.1)

1.Anna Aryel Amaro da Silva Especialização

Especialização em Libras

Especialização em Educação Inclusiva

Especialização em Língua Inglesa

Graduação em Filosofia

04/08/2016 Horista Didática I

Didática II

2.Denis Duarte

Mestrado

Mestrado em Ciências da Religião

Especialização em Bíblia

Graduação em Letras

01/08/2011

Horista

Estrutura e Funcionamento do Ensino
3.Élcio Henrique dos Santos

Mestrado

Mestrado em Administração

Especialização em Gestão de Recursos Humanos

Graduação em Filosofia

01/02/2012 Horista Gestão de Projeto de Responsabilidade Social
 4.Fernanda Aparecida Zanin de Oliveira Aquino (NDE)  Mestrado Mestrado em Desenvolvimento Humano

Especialização em Psicologia do Trânsito

Especialização em MBA em Gestão de Pessoas

Especialização em Gestão de Recursos Humanos

Graduação em Administração

Graduação em Psicologia

05/09/2017

Parcial Projeto em Filosofia I

Psicologia da Educação

 

5. Henrique Alckmin Prudente (NDE)

 

Doutorado

Doutorado em Ciências da Comunicação

Mestrado em Ciências da Comunicação

Graduação em Geografia (bacharelado e licenciatura)

Graduação em Comunicação Social, habilitação em Rádio e TV

01/07/2011

Integral

Projeto em Filosofia III

Trabalho de Conclusão de Curso I

6. Ioná Marina Moreira Piva Rangel (NDE) Mestrado

Mestrado em Ciências da Comunicação

Especialização em Leitura e Produção de Texto

Graduação em
Comunicação Social
– Jornalismo

01/08/2011

Parcial

7.Jefferson da Silva Doutorado

Doutorado em Filosofia

Mestrado em Filosofia

Especialização em Logoterapia

Graduação em Teologia

Graduação em Filosofia

01/02/2013 Horista Ontologia
8.Lino Rampazzo       (Coordenador do Curso – NDE) Doutorado

Pós-Doutorado em Democracia e Direitos Humanos

Doutorado em Teologia

Mestrado em Teologia

Graduação em Filosofia

Graduação em Teologia

01/04/2000 Parcial
9.Marcelo Pereira de Andrade

Doutorado

Pós-Doutorado em Filosofia

Doutorado em Filosofia

Mestrado em Filosofia

Especialização em Logoterapia

Graduação em Teologia

Graduação em Filosofia

01/08/2014

Horista

Pensamento Social Cristão
10.Marcius Tadeu Maciel Nahur

Mestrado

Mestrado em Biodireito, Ética e Cidadania

Especialização em Direito Penal

Graduação em História

Graduação em Direito

01/02/2013 Horista Correntes do Pensamento Ético
11.Marco Antonio Papp

Mestrado

Mestrado em Filosofia

Graduação em Filosofia

01/08/2005

Horista

Filosofia da Educação

História da Filosofia Moderna

12. Rodolfo Anderson Bueno de Aquino (NDE) Mestrado

Mestrado em Direito

Especialização em Direito Empresarial

Especialização em Gestão de Recursos Humanos

Graduação em Direito

Graduação em Pedagogia

Graduação em Filosofia

01/10/2016 Parcial

– Estágio Curricular Supervisionado

O Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia é o elo de integração entre teoria e prática. Constitui atividade obrigatória com carga mínima de 400 horas a ser cumprida integralmente em instituições legalmente constituídas. As atividades do Estágio desenvolvidas pelos alunos contam com acompanhamento e avaliação de professores, designados pela Coordenação do Curso, com a supervisão da Coordenação do Núcleo de Estágio, devem oferecer treinamento em condições reais de trabalho e sem vínculo empregatício. As atividades do Estágio Curricular Supervisionado são realizadas nos 3º, 4º, 5º e 6º períodos.

– Atividades Complementares

No Curso de Filosofia as Atividades Complementares são designadas como atividades acadêmico-científico-culturais. São atividades realizadas para flexibilizar a formação acadêmica.

Grupos de atividades para opção do aluno:

Grupo I: Conferências, congressos científicos, cursos de curta duração, cursos de extensão, encontros acadêmicos, jornadas científicas, mostras culturais, palestras, seminários, simpósios e outras atividades acadêmicas do gênero.

Grupo II: Estudos na área das linguagens e códigos, cursos de Língua Portuguesa, cursos de idiomas e outras atividades do gênero.

Grupo III: Trabalhos de campo e visitas técnicas.

Grupo IV: Atividades de monitoria, de pesquisa e de iniciação científica.

Grupo V: Projetos sociais fomentados pela Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova – RDSCN – e por outras instituições.

Grupo VI: Atividades de voluntariado.

Grupo VII: Atividades no Coral Canção Nova.

Grupo VIII: Organização de eventos promovidos pela FCN.

Grupo IX: Atividades direcionadas ao estudo do ambiente e à educação ambiental.

Grupo X: Atividades didáticas concernentes à frequência e aprovação em disciplinas não previstas no currículo do curso de graduação em que determinado discente estiver matriculado.

Regulamento Atividade Complementar

Ficha de Controle de Atividade Complementar

– Exame Nacional de Desempenho – ENADE

O Exame Nacional de Desempenho – ENADE – é um componente curricular dos cursos de graduação. Seu objetivo é examinar o rendimento do aluno em relação ao conteúdo apresentando durante o tempo da Faculdade. A Faculdade Canção Nova desenvolve, ao longo dos períodos, atividades vinculadas à conscientização dos discentes sobre importância de participação neste processo que é um dos alicerces do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior.

– Diploma expedido

O Diploma confere o título de Licenciado(a) em Filosofia.

Projeto Pedagógico do Curso de Filosofia

– Plano de Ação – Coordenação de Curso – Curso de Filosofia

– Indicadores de Desempenho da Coordenação – Curso de Filosofia

Observação: A IES iniciou as atividades em 01/08/2011.

Fonte: Diretoria Acadêmica.