– Justificativa e objetivos do curso
O Curso de Filosofia, licenciatura, fundamentado em princípios éticos, cristãos e salesianos, tem por missão promover a formação integral de cidadãos-professores de Filosofia através da produção e difusão do conhecimento e da cultura, em diálogo com a problemática do mundo atual.
O Curso de Filosofia é pensado a partir de uma Filosofia do ser, que se insere na longa tradição de diálogo do pensamento cristão da Filosofia com a cultura e Filosofia de seu tempo. Procura, pois, redescobrir os valores da cultura ocidental herdados da cultura helenística e da tradição cristã; o sentido da modernidade e a crise da pós-modernidade, numa visão antropológica que valoriza a pessoa, a ética, a solidariedade ecológica, social e a abertura para a transcendência.
– Acesso ao curso
O acesso ao Curso de Filosofia da Faculdade Canção Nova realiza-se por meio de Processo Seletivo – Vestibular. O processo seletivo destina-se a avaliar a formação recebida pelos candidatos no Ensino Médio ou equivalente dentro do limite das vagas oferecidas.
Sem necessidade de Processo Seletivo, mediante análise do Histórico Escolar e Planos das Disciplinas do curso da IES de origem, admite-se interessados em ingressar através de transferência ex-officio. Da mesma forma ocorre através de análise da situação acadêmica, em que se pode admitir, ainda, a reabertura de vínculo (matrícula) a aluno que havia deixado de frequentar o curso por trancamento de matrícula, de acordo com o Regimento Geral. Na hipótese de restarem vagas não preenchidas poderá ser feito novo processo seletivo, ou nelas poderão ser recebidos alunos portadores de diploma de nível superior.
Aproveita-se, também, para efeito de classificação, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, caso o candidato manifeste seu interesse em fazê-lo. Admite-se, ainda, para o ingresso, outro tipo de seleção, que consiste na realização, por parte do candidato, de uma prova de Redação, eliminatória e classificatória.
– Perfil do egresso
O egresso do Curso de Filosofia, licenciatura recebe uma sólida e profunda formação filosófica, pedagógica e aberta ao Transcendente, tendo como base o desenvolvimento integral da pessoa humana a partir de princípios éticos que o tornem capaz de dialogar com as diferenças e de agir como cidadão autônomo-crítico de forma consistente na transformação do ambiente em que vive e atua. O egresso recebe formação para ser um profissional da Educação atento à pesquisa, à reflexão, à ação didática renovadora e em diálogo, ao mesmo tempo, com a tradição e com os novos desafios da atual sociedade globalizada.
– Informações sobre a profissão
Do ponto de vista profissional, o licenciado em Filosofia está direcionado, sobretudo para lecionar Filosofia no Ensino Médio. Isto pressupõe uma sólida formação em história da Filosofia que o capacite para a compreensão e a transmissão dos principais temas, problemas, sistemas filosóficos, assim como para a análise e reflexão crítica da realidade social. Do licenciado se espera uma vocação pedagógica que o habilite para enfrentar com sucesso os desafios e as dificuldades inerentes à tarefa de despertar nos jovens a reflexão filosófica, bem como transmitir aos alunos do Ensino Médio o legado da tradição e o gosto pelo pensamento inovador, crítico e independente. Profissionalmente o licenciado poderá atuar em escolas de ensino público, através da realização de um concurso específico, em escolas particulares ou em ambas. O licenciado poderá aprofundar suas competências em cursos de pós-graduação lato e stricto sensu (Mestrado) o que possibilitará o ingresso no magistério do Ensino Superior.
– Organização curricular do curso
1º | Disciplina | CH | ||
Antropologia Teológica | 40 | |||
Comunicação e Expressão I | 40 | |||
Libras | 40 | |||
Metodologia Científica | 40 | |||
Psicologia Geral | 40 | |||
Sociologia | 40 | |||
História da Filosofia Antiga | 80 | |||
Introdução à Filosofia | 80 | |||
Carga horária parcial | 400ha | |||
2º | Disciplina | CH | ||
Antropologia Religiosa II | 40 | |||
Comunicação e Expressão II | 40 | |||
Introdução à Tecnologia da Informação | 40 | |||
Filosofia da Ciência | 80 | |||
Filosofia Social e Política | 40 | |||
História da Filosofia Medieval | 80 | |||
Lógica | 40 | |||
Metodologia de Leitura de Texto Filosófico | 40 | |||
Carga horária parcial | 400ha | |||
3º | Disciplina | CH | ||
Didática I | 40 | |||
Gestão de Projeto de Responsabilidade Social | 40 | |||
História da Filosofia Moderna | 80 | |||
Ontologia | 80 | |||
Pensamento Social Cristão | 80 | |||
Projeto em Filosofia I | 80 | |||
Carga horária parcial | 400ha | |||
Estágio Curricular Supervisionado | 100h | |||
4º | Disciplina | CH | ||
Antropologia Filosófica | 80 | |||
História da Filosofia Contemporânea | 80 | |||
Projeto em Filosofia II | 80 | |||
Teodicéia | 80 | |||
Teoria do Conhecimento | 80 | |||
Carga horária parcial | 400ha | |||
Estágio Curricular Supervisionado | 100h | |||
5º | Disciplina | CH | ||
Didática II | 40 | |||
Estrutura e Funcionamento do Ensino | 40 | |||
Filosofia da Educação | 80 | |||
Psicologia da Educação | 80 | |||
Correntes do Pensamento Ético | 40 | |||
Projeto em Filosofia III | 80 | |||
Trabalho de Conclusão de Curso I | 40 | |||
Carga horária parcial | 400ha | |||
Estágio Curricular Supervisionado | 100h | |||
6º | Disciplina | CH | ||
Antropologia Cultural | 40 | |||
Metodologia do Ensino da Filosofia | 40 | |||
Estética | 40 | |||
Filosofia da Ação Humana | 80 | |||
Filosofia da Linguagem | 40 | |||
Filosofia da Natureza | 80 | |||
História da Filosofia no Brasil | 40 | |||
Trabalho de Conclusão de Curso II | 40 | |||
Carga horária parcial | 400ha | |||
Estágio Curricular Supervisionado | 100h |
Componentes Curriculares do Curso de Filosofia
Atividade Aula | 2.000h (2.400ha) | 67% |
Atividades Acadêmico-científico-culturais | 200h | 07% |
Atividade Prática | 400h | 13% |
Estágio Curricular Supervisionado | 400h | 13% |
ENADE | – | – |
Carga Horária Total | 3.000h | 100% |
Regulamento de Atividades Práticas
CURSO | Filosofia – Licenciatura |
ATO AUTORIZATIVO | Portaria de Renovação de Reconhecimento nº. 1.092 de 24/12/15 publicada no DOU de 30/12/15 |
CONCEITO DE CURSO (CC) | 04 |
CONCEITO ENADE (2017) | 04 |
CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO (CPC 2017) | 04 |
VAGAS | 40 |
PERÍODO | Matutino |
REGIME | Seriado semestral |
PERÍODO MÍNIMO DE INTEGRALIZAÇÃO | 06 semestres |
CARGA HORÁRIA OFERECIDA | 3.000h |
CARGA HORÁRIA EXIGIDA PELAS DCN | 2.800h |
TOTAL DE DOCENTES | 12 (100%) |
Doutorado | 04 (33%) |
Mestrado | 07 (58%) |
Especialização | 01 (08%) |
– Critérios de avaliação da aprendizagem aplicados aos alunos
A média mínima para aprovação em cada disciplina é 7,0 (sete). Há três parciais de avaliação a cada semestre sendo: AV1, AV2 e AV3. A média final semestral, para cada disciplina, é calculada mediante a soma das três parciais divididas por três: MF = (AV1 + AV2 + AV3) / 3.
A AV1 e AV2 são constituídas, principalmente, por provas tradicionais. A AV3 é sempre focada em um Projeto Pedagógico desenvolvido ao longo de determinado semestre, conforme a disposição a seguir:
– 1º. e 2º. períodos = Trabalho Interdisciplinar;
– 3º. 4º. e 5º períodos = Pedagogia de Projetos – Projeto em Filosofia I, II e III;
– 6º período = Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
– Instalações e equipamento oferecidos aos professores e alunos do curso
O Curso de Filosofia conta com auditório (Auditório São Paulo), biblioteca e laboratório de informática. Todas as salas de aula têm recursos audiovisuais.
O Auditório São Paulo, com área de 1.400m2, é climatizado e tem capacidade para acomodar mais de 600 pessoas. O acervo da biblioteca é constituído de jornais, revistas, livros, periódicos acadêmicos e científicos e trabalhos de conclusão de curso. O laboratório de informática dispõe de 28 microcomputadores com acesso à internet.
– Corpo docente
Docente |
Titulação |
Área de Formação |
Início IES |
Regime |
Disciplinas (2019.1) |
1.Anna Aryel Amaro da Silva | Especialização |
Especialização em Libras Especialização em Educação Inclusiva Especialização em Língua Inglesa Graduação em Filosofia |
04/08/2016 | Horista | Didática I Didática II |
2.Denis Duarte |
Mestrado |
Mestrado em Ciências da Religião Especialização em Bíblia Graduação em Letras |
01/08/2011 |
Horista |
Estrutura e Funcionamento do Ensino |
3.Élcio Henrique dos Santos |
Mestrado |
Mestrado em Administração Especialização em Gestão de Recursos Humanos Graduação em Filosofia |
01/02/2012 | Horista | Gestão de Projeto de Responsabilidade Social |
4.Fernanda Aparecida Zanin de Oliveira Aquino (NDE) | Mestrado | Mestrado em Desenvolvimento Humano Especialização em Psicologia do Trânsito Especialização em MBA em Gestão de Pessoas Especialização em Gestão de Recursos Humanos Graduação em Administração Graduação em Psicologia |
05/09/2017 |
Parcial | Projeto em Filosofia I Psicologia da Educação |
5. Henrique Alckmin Prudente (NDE) |
Doutorado |
Doutorado em Ciências da Comunicação Mestrado em Ciências da Comunicação Graduação em Geografia (bacharelado e licenciatura) Graduação em Comunicação Social, habilitação em Rádio e TV |
01/07/2011
|
Integral
|
Projeto em Filosofia III Trabalho de Conclusão de Curso I |
6. Ioná Marina Moreira Piva Rangel (NDE) | Mestrado |
Mestrado em Ciências da Comunicação Especialização em Leitura e Produção de Texto Graduação em |
01/08/2011 |
Parcial |
|
7.Jefferson da Silva | Doutorado |
Doutorado em Filosofia Mestrado em Filosofia Especialização em Logoterapia Graduação em Teologia Graduação em Filosofia |
01/02/2013 | Horista | Ontologia |
8.Lino Rampazzo (Coordenador do Curso – NDE) | Doutorado |
Pós-Doutorado em Democracia e Direitos Humanos Doutorado em Teologia Mestrado em Teologia Graduação em Filosofia Graduação em Teologia |
01/04/2000 | Parcial | |
9.Marcelo Pereira de Andrade |
Doutorado |
Pós-Doutorado em Filosofia
Doutorado em Filosofia Mestrado em Filosofia Especialização em Logoterapia Graduação em Teologia Graduação em Filosofia |
01/08/2014 |
Horista |
Pensamento Social Cristão |
10.Marcius Tadeu Maciel Nahur |
Mestrado |
Mestrado em Biodireito, Ética e Cidadania Especialização em Direito Penal Graduação em História Graduação em Direito |
01/02/2013 | Horista | Correntes do Pensamento Ético |
11.Marco Antonio Papp |
Mestrado |
Mestrado em Filosofia Graduação em Filosofia |
01/08/2005 |
Horista |
Filosofia da Educação História da Filosofia Moderna |
12. Rodolfo Anderson Bueno de Aquino (NDE) | Mestrado |
Mestrado em Direito Especialização em Direito Empresarial Especialização em Gestão de Recursos Humanos Graduação em Direito Graduação em Pedagogia Graduação em Filosofia |
01/10/2016 | Parcial |
– Estágio Curricular Supervisionado
O Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia é o elo de integração entre teoria e prática. Constitui atividade obrigatória com carga mínima de 400 horas a ser cumprida integralmente em instituições legalmente constituídas. As atividades do Estágio desenvolvidas pelos alunos contam com acompanhamento e avaliação de professores, designados pela Coordenação do Curso, com a supervisão da Coordenação do Núcleo de Estágio, devem oferecer treinamento em condições reais de trabalho e sem vínculo empregatício. As atividades do Estágio Curricular Supervisionado são realizadas nos 3º, 4º, 5º e 6º períodos.
– Atividades Complementares
No Curso de Filosofia as Atividades Complementares são designadas como atividades acadêmico-científico-culturais. São atividades realizadas para flexibilizar a formação acadêmica.
Grupos de atividades para opção do aluno:
Grupo I: Conferências, congressos científicos, cursos de curta duração, cursos de extensão, encontros acadêmicos, jornadas científicas, mostras culturais, palestras, seminários, simpósios e outras atividades acadêmicas do gênero.
Grupo II: Estudos na área das linguagens e códigos, cursos de Língua Portuguesa, cursos de idiomas e outras atividades do gênero.
Grupo III: Trabalhos de campo e visitas técnicas.
Grupo IV: Atividades de monitoria, de pesquisa e de iniciação científica.
Grupo V: Projetos sociais fomentados pela Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova – RDSCN – e por outras instituições.
Grupo VI: Atividades de voluntariado.
Grupo VII: Atividades no Coral Canção Nova.
Grupo VIII: Organização de eventos promovidos pela FCN.
Grupo IX: Atividades direcionadas ao estudo do ambiente e à educação ambiental.
Grupo X: Atividades didáticas concernentes à frequência e aprovação em disciplinas não previstas no currículo do curso de graduação em que determinado discente estiver matriculado.
Regulamento Atividade Complementar
Ficha de Controle de Atividade Complementar
– Exame Nacional de Desempenho – ENADE
O Exame Nacional de Desempenho – ENADE – é um componente curricular dos cursos de graduação. Seu objetivo é examinar o rendimento do aluno em relação ao conteúdo apresentando durante o tempo da Faculdade. A Faculdade Canção Nova desenvolve, ao longo dos períodos, atividades vinculadas à conscientização dos discentes sobre importância de participação neste processo que é um dos alicerces do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior.
– Diploma expedido
O Diploma confere o título de Licenciado(a) em Filosofia.
– Projeto Pedagógico do Curso de Filosofia
– Plano de Ação – Coordenação de Curso – Curso de Filosofia
– Indicadores de Desempenho da Coordenação – Curso de Filosofia
Fonte: Diretoria Acadêmica.