A biblioteca da Faculdade Canção Nova disponibiliza a informação aos seus usuários apoiando as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na instituição. Está vinculada administrativamente a Diretoria Administrativa e Financeira da Instituição. Possui uma Comissão de Biblioteca, composta por professores representantes dos cursos e um representante discente, tem como objetivo orientar ao Bibliotecário nas suas decisões quanto a seleção de material bibliográfico, distribuição do orçamento de aquisição, etc.

Está instalada em 200m2, com espaços para leitura, estudo individual, estudo em grupo, acesso à Internet. Nesta área também estão o acervo e o escritório administrativo. Apresenta sinalização para facilitar o uso da biblioteca. Na parte física, houve uma preocupação com a acessibilidade, eliminando barreiras arquitetônicas, como escadas, portas e circulações estreitas. O balcão de atendimento tem alturas variadas para atender pessoas em cadeiras de rodas.

Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8:00 às 12:00 e 13:00 às 21:30. O quadro funcional conta com duas bibliotecárias e uma auxiliar de biblioteca para as atividades técnicas e administrativas.

Estabelece três categorias de usuários:

  • Regulares: docentes, alunos matriculados nos cursos oferecidos pela instituição e pessoas atuantes na Mantenedora;
  • Especiais: profissionais que prestam serviços científicos à Faculdade, sem vínculo empregatício, ex: professor-visitante;
  • Conveniados: Bibliotecas / Instituições similares, que mantenham com a Faculdade convênio disciplinado para intercâmbio dos serviços próprios da Biblioteca.

O acervo da Biblioteca é de livre acesso, contendo: livros, teses, monografias, folhetos, periódicos (impressos e eletrônicos), hemeroteca, fitas de vídeo, CDs, etc. Para complementar o acervo existe a possibilidade de acesso aos vários repositórios (Open Access) na Internet como “Repositorum” da Universidade do Minho e “OASIS.BR” – Portal de Repositórios e periódicos de Acesso Livre e diversas bases de dados como: Scielo – Scientific Eletronic LIbrary Online, “Latindex” – Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, Espana y Portugal, “LAPTOC” – Latin American Periodicals Tables of Contents, “CLASE” – Citas Latinoamericanas em Ciências Sociales y Humanidades, “REDALYC” –  Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, Espana y Portugal – Universidad Autônoma Del Estado de México, “Bases de Dados Brasileiras na Internet” – PROSSIGA e várias Bibliotecas Virtuais na Internet como “Biblioteca Virtual em Ciências Sociais” – PPGSA/IFCS/UFRJ, Biblioteca Virtual de Literatura” – PACC – UFRJ, “Biblioteca Virtual de Estudos Culturais” – PACC- UFRJ. Existe uma política para o desenvolvimento do acervo, com definição de metas e regras, desenvolvidas juntamente com a Comissão de Biblioteca. Os documentos são classificados de acordo com a Tabela de Classificação de Assuntos CDU (Classificação Decimal Universal),utiliza a Tabela CUTTER para notação de autor e na catalogação obedece as normas do AACR2 e Marc21.

O sistema de gerenciamento da biblioteca está automatizado, inclusive com a utilização do protocolo Z-39.50 para estabelecer comunicação entre bibliotecas. Permite o controle da aquisição, registro, catalogação, empréstimo dos materiais bibliográficos, possibilitando inclusive renovações e reservas pela Internet. Existe a possibilidade do usuário fazer devolução em caixa coletora. Para segurança do acervo foram tomadas medidas de proteção contra furto, com uso de sistema anti-furto eletromagnético na circulação das obras.

Principais serviços e produtos oferecidos: empréstimo domiciliar, empréstimo entre bibliotecas, comutação bibliográfica (COMUT), levantamento bibliográfico sob demanda, acesso à Internet, treinamento de usuário para utilização dos recursos da Biblioteca e recursos da Internet, orientação quanto à metodologia de trabalhos científicos,  orientação na confecção de referências bibliográficas segundo Normas da ABNT e ISO, normalização e padronização de documentos, página web, catálogo on-line, mural eletrônico, normas para elaboração de textos acadêmicos, portal de referências (com indicações de links de várias fontes de informação como revistas eletrônicas, bases de dados, catálogos de outras universidades, bibliotecas digitais), etc.