Ao todo, foram 52 projetos aprovados pela comissão e apresentados no evento; cada categoria (Jornalismo, Rádio e TV, Filosofia e Teologia e Administração) teve um aluno vencedor.

*Matéria produzida pelos alunos do 6º período do Curso de Jornalismo da FCN

7º SIC foi realizado na Faculdade Canção Nova neste sábado, 27/ Foto: Francielli Bachião

No último sábado, 27, foi realizado o 7° SIC (Simpósio de Iniciação Científica), promovido pela Faculdade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). O evento acadêmico aconteceu no Espaço Bento XVI, no prédio da FCN, e foi aberto para alunos e egressos da instituição, Curso Técnico de Rádio e TV do Instituto Canção Nova e alunos das Instituições de Ensino convidadas: UNIFATEA, Centro UNISAL e Faculdade Dehoniana. 

O Simpósio começou com a Santa Missa, celebrada pelo padre Edilberto Carvalho. Logo após houve sessão solene de abertura, o credenciamento e entrega dos crachás. 

O Professor Mestre Padre Thales Maciel, palestrou para os participantes com o tema “A Relação entre Ética e Conhecimento: Considerações sobre a pesquisa científica como consagração à verdade”.

O Simpósio

O SIC é um evento anual promovido e organizado pela Diretoria Acadêmica e coordenações dos cursos, visando o aprendizado, desenvolvimento, integração e discussões de diversos temas relevantes. Os trabalhos aprovados foram submetidos à apresentação oral no Simpósio, com exposição de pôster em formato digital padrão do evento. 

O principal objetivo do Simpósio é divulgar trabalhos desenvolvidos por alunos e ex-alunos dos cursos de Administração, Filosofia, Jornalismo, Rádio e TV e Teologia, além dos cursos de pós-graduação da Faculdade Canção Nova. O trabalho eleito vencedor pela banca respectiva de cada curso recebe um prêmio e um certificado. 

Para o coordenador do curso de Rádio e TV, Prof. Danielson de Oliveira, o aprendizado é uma forma de comunhão que contribui tanto para o currículo do professor, quanto para o aluno. “Além da experiência, a participação no SIC também colabora na construção do currículo lattes, valorizando a pessoa, sua produção, sua linha de orientação e avaliação”, afirma o docente.

LEIA TAMBÉM:

.: 11ª Jornada da Comunicação

.: ADM na Prática: o projeto acadêmico que combina conhecimento técnico com solidariedade

Projeto vencedor do  7° SIC da FCN na categoria de Jornalismo

Aluno vencedor do Curso de Jornalismo, Gabriel Asevêdo Fontana, com os membros da banca, Prof. Denise Claro e Prof. Raphael Leal/ Foto: Mariana Figueira

No curso de Jornalismo, o vencedor do  7° SIC da FCN foi o aluno do 2° período, Gabriel de Asevêdo Fontana, de 21 anos. O estudante venceu a categoria com seu projeto intitulado: “Storytelling e a juventude católica: as possibilidades para a aproximação entre os jovens e as histórias dos santos”. 

A pesquisa consistiu em analisar se o storytelling, conjunto de técnicas narrativas, constitui uma ferramenta potente e viável para a adaptação da comunicação da Igreja Católica aos meios digitais, de forma a envolver e engajar o público jovem.

Segundo Gabriel, no momento em que o coordenador do curso e professor Raphael Leal fez o convite para a inscrição no Simpósio, ele rapidamente pensou em utilizar o TCC da sua graduação anterior em Comunicação Social, pela Faculdade Dom Bosco, em Resende/RJ. O passo que faltava era fazer um resumo expandido do seu projeto, se inscrever e, sendo aprovado, participar do Simpósio, que de acordo com o premiado, é uma grande oportunidade acadêmica.

“Ainda na minha antiga graduação eu já imaginava que queria fazer um TCC com ambientação religiosa. Storytelling foi uma coisa que me encantou porque sempre me identifiquei com a narração de histórias, especialmente com a história de santos, que é um tema que eu tenho muito apreço. Então consegui unir o útil ao agradável e finalizar minha graduação. E graças a Deus também pude apresentar esse tema aqui na Faculdade Canção Nova”, declara. 

Projeto vencedor do 7° SIC da FCN na categoria de Administração

Alunos vencedores do Curso de Administração, Thiago Teodoro de Souza e Elaine da Silva, com os membros da banca, Prof. Fernanda Aquino, Prof. André Prado, Prof. Lúcio Rangel e o coordenador do curso, Prof. Bruno Cunha/ Foto: Mariana Figueira

No curso de Administração, os vencedores do 7° SIC da FCN foram os alunos do 6° período, Elaine da Silva e Thiago Teodoro de Souza. Os estudantes venceram a categoria com projeto intitulado: “AWAY”

Segundo Thiago, dentro do que é a proposta estabelecida no projeto, “AWAY” se encaixa no setor de serviços. O empreendimento oferecerá, de forma confiável, as devidas informações da cidade de Cachoeira Paulista/SP, tendo em vista as atividades religiosas que a Comunidade Canção Nova oferece durante o ano. 

“O público alvo são os mais de 1 milhão de pessoas que anualmente visitam a cidade de Cachoeira Paulista para conhecê-la e, de alguma forma, fazer uma experiência com Deus através da Canção Nova”, explica. 

Mesmo estando no 6° período do curso, devido à pandemia, foi a primeira vez que os vencedores participaram do evento. “Vejo um grande passo em nossa vida acadêmica na apresentação do trabalho. Não esperávamos ser premiados como melhor trabalho, ficamos surpresos e muito felizes com o resultado. Esperamos apresentar outros trabalhos e dar outros passos como esse. Foi uma experiência gratificante e especial!”, finaliza Thiago.

Projeto vencedor do 7° SIC da FCN na categoria de Rádio e Tv  

Ex-aluno membro do trio vencedor do Curso de Rádio e TV, Ricardo Ávila, com o coordenador e membro da banca, Prof. Danielson Freire/ Foto: Mariana Figueira

No curso de Rádio e TV, os vencedores foram o trio de ex-alunos da Faculdade Canção Nova, Celso Pires Pinheiro, Daniel Adão da Silva e Ricardo Ávila Nunes de Araújo. Venceram a categoria com um documentário audiovisual que tem por título “O caipira e o rádio: o rádio como veículo de informação e comunicação no meio rural”, com a duração de 20 minutos. 

O trabalho traz em sua linguagem fílmica entrevistas com locutores, produtores das rádios Canção Nova e Aparecida, historiadores, professores universitários, produtores rurais e moradores e trabalhadores do campo. 

O ex-aluno Ricardo Ávila ressalta a intenção de mostrar a importância do rádio na área rural e ao homem do campo. “O rádio, considerado companheiro por seus ouvintes, tem como fator chave comunicar e entreter e, entre tantos meios e plataformas de comunicação, destaca-se sendo aceito pelo trabalhador rural e por milhões de pessoas pela característica de ser companhia”, afirma.

Para Ricardo, a classificação no SIC é de grande importância para o aluno. “É muito gratificante ver o trabalho reconhecido por aqueles que nos ensinaram. É uma gratidão que eu acredito que também esteja no coração dos professores; ver alunos que eles ensinam, colocando um produto com qualidade no mercado”, finaliza.

Projeto vencedor do 7° SIC da FCN na categoria de Teologia e Filosofia 

Aluno vencedor do Curso de Filosofia, Lucas José de Carvalho, com o membro da banca, Prof. Marcius Nahur/ Foto: Mariana Figueira

No curso de Teologia e Filosofia, o projeto vencedor foi o do aluno Lucas José de Carvalho, do 6º período de Filosofia. Abordando a educação preventiva de Dom Bosco, o projeto ensina com amor e carinho aos jovens e adolescentes, a serem homens bons e honestos. 

“Foi uma surpresa para mim ter ganhado o SIC, pois esse é o primeiro evento de projetos em que eu participo. O simpósio proporcionou para nós uma grande chance de demonstrar  nossas habilidades”, diz o estudante vencedor.

Expectativas para o 8º Simpósio de Iniciação Científica em 2023

Diretor Acadêmico da Faculdade Canção Nova e professor da instituição, Prof. Henrique Alckmin coordenou o evento/ Foto: Mariana Figueira

De acordo com o levantamento da Diretoria Acadêmica da faculdade, neste 7º Simpósio, 52 resumos expandidos foram aprovados pelas comissões e submetidos às bancas dos Cursos. 

“O SIC é um evento voltado para a divulgação dos trabalhos dos alunos dos cursos de graduação da FCN. Os resumos expandidos dos projetos aprovados pelas comissões de avaliação e apresentados no dia do evento, irão ser publicados na composição dos anais, certificando os alunos participantes desses projetos e também seus respectivos professores orientadores”, explica o diretor e professor, Henrique Alckmin.  

Segundo o docente, em 2023 a FCN irá organizar o 8º Simpósio de Iniciação Científica, com data prevista para o final do mês de agosto. Serão esperados alunos da Faculdade, Instituto, Pós-graduação, instituições convidadas e também, de forma especial, os alunos que forem fazer o TCC em 2023, e assim, concluir sua graduação. Devido a data estimada para o evento, os projetos já estarão prontos ou em andamento, e assim, os estudantes poderão aproveitar a oportunidade para apresentar.  “Então se Deus quiser, teremos mais um grande evento no ano que vem na Faculdade Canção Nova”, finaliza Henrique.  

Confira aqui os anais dos últimos Simpósios realizados pela Faculdade.