“Esta es la juventud Del Papa”

Esse foi o grito que ressoou no solo madrinhense nos dias da Jornada Mundial da Juventude e que, com certeza, chegava ao céu. Sol escaldante, calor de 42 graus, filas enormes, metrô lotadíssimo, pés inchados e cansados de tanto andar. Dificuldade na compreensão da língua e uma pergunta ressoava dentro do meu coração: o que faz esses jovens do mundo inteiro aguentar tudo isso sem desanimar? A resposta já estava dentro de mim e era uma só: o Amor, que é paciente e tudo suporta. O Amor a Deus e à Igreja representada pelo Papa.

Uma das experiências mais marcantes que vivi foi na noite da virgília com o Papa, nos quatro ventos, onde inesperadamente uma forte chuva e um surpreendente vendaval tomou conta do local. As tendas que estavam espalhadas, (para acontecer adoração em várias línguas naquela noite), foram destruídas pelo forte vento. A maioria dos telões apagou juntamente com o microfone do Papa. E o mais lindo foi ver o silêncio fecundo naquele lugar; o Papa sem falar nada, apenas com a sua presença ali conosco, nos fez viver a experiência de que em meio às tempestades da vida não estamos sozinhos. A Igreja esta conosco e que nada nem ninguém é capaz de calar a sua voz, porque também no silencio ela fala.
O Santo Padre encerrou a vigília demostrando a alegria de ver a perseverança de nós jovens.

“Foi maravilhoso o exemplo que vocês deram. Firmes na fé resistimos ao mal tempo. Descansem bem e obrigado pelo sacrifício que estão fazendo”, disse Bento XVI.

No último dia após a Santa Missa, o Santo Padre anunciou que a JMJ 2013 será no Brasil. Nessa hora todos os jovens brasileiros ali presentes vibravam e levantavam suas bandeiras emocionados. Foi com essa alegria que terminou este grande evento que ficará gravado nos nossos corações para toda vida.

Edcleide Campos de Oliveira

Aluna do Curso de Jornalismo