Egressos e profissionais que estão no mercado de trabalho, dividiram suas experiências com os alunos.

Por Milena Souza

O segundo dia da Jornada foi tão empolgante quanto o primeiro. Nesta terça-feira (11), a Faculdade Canção Nova teve a honra de trazer oficinas com  ex-alunos dos cursos de comunicação. O conteúdo foi transmitido por meio de lives na plataforma “Google Meet”, o evento teve início às 19h, e foi exclusivo para os alunos da faculdade.

O objetivo das oficinas é compartilhar conhecimento e experiências de ex- alunos que já ingressaram no mercado de trabalho com sucesso e carisma, e que assim, podem passar um pouco desse gostinho de profissionalismo aos universitários FCN.

Ao todo, foram transmitidas sete lives, e para que os alunos tivessem uma experiência mais profunda e única, cada oficina abordou um tema diferente: Animação e computação gráfica com Rafael Rodrigues; Fotografia – Adailton Batista; Direção de TV com Kathia Teodoro; Produção de TV – Carol Bueno; Comunicação empresarial – Ana Lucília Paixão; Telejornalismo – Liliane Borges e Produção e locução em rádio com Débora Vieira.

Fotografia:

Adailton Batista, trouxe um pouco  de sua experiência com a fotografia. Toda a temática foi embasada no viés do olhar fotográfico. Inicialmente, ele abordou sobre as  formas de evoluir dentro desta área. Trouxe referências e exemplos de cursos gratuitos. Após explicar um pouco sobre teoria e prática, deu dicas de como explorar a fotografia, com o que tem em mãos, mostrando que existem muitas possibilidades na própria câmera do celular.

“A sua foto é sua obra de arte, quando eu penso em fazer uma foto, meu desejo é que as pessoas que forem ver, elas possam fazer uma experiência, com o belo, com o sagrado. Que aquela imagem revela que existe algo além de nós, algo que ordena as coisas neste mundo.”

Telejornalismo:

Liliane Borges, compartilhou nesta oficina sua experiência ao longo de seus 17 anos vividos dentro da área do telejornalismo. Além disso,  trouxe também conteúdos de especialização, abordando em especial sobre o jornalismo religioso, os desafios e curiosidades da profissão.

Animação e computação gráfica:

Nesta oficina Rafael Rodrigues, abordou sobre o surgimento, princípios e tipos de animação que existem, onde trouxe um pouco sobre a história das primeiras animações que foram feitas. Também foram apresentados alguns programas que são utilizados para a realização dessas artes, além de alguns trabalhos de sua autoria. No final, o ex-aluno ensinou, de maneira breve, a demonstração de uma animação gráfica.

Direção de TV:

Kathia Teodoro, compartilhou com os alunos sobre a realidade de sua rotina na direção e produção no estúdio da TV Canção Nova. Explicou o passo a passo de como funciona essa produção.

Produção e Locução em Rádio:

Débora Vieira, apresentou algumas técnicas de locução, onde trouxe dicas e mostrou a importância da emoção e entonação da voz na rádio. Além disso, abordou os processos de pré-produção, produção e pós produção que ocorrem nos estúdios.

“A apresentação foi muito rica, ela abordou assunto com profundidade e de fato mergulhou nesses pontos. Ela trabalhou muito bem a questão do texto, da produção e o trabalho em equipe!” conta a aluna do 7⁰ período de jornalismo, Ana Lívia Gonçalves.

Produção de TV:

Carol Bueno, contou um pouco sobre a rotina e os afazeres de um produtor. Trouxe alguns dos desafios, as tarefas e compromissos assumidos pelo profissional que desempenha essa função. Nesta oficina, os alunos tiraram dúvidas sobre o número de pautas que um produtor precisa desenvolver por dia, e até mesmo questionaram a relevância do perfil nas redes sociais de um candidato a vaga de produtor na TV.

Comunicação empresarial:

Ana Lucilia, explicou sobre Comunicação interna e externa, sobre a importância dos públicos e stakeholders e a importância da imagem e reputação das marcas.

O encontro foi dividido em três momentos: facilitação, com a interação entre todos os participantes através da plataforma Miro; conteúdo teórico e desafio prático, em que todos foram convidados a elaborar uma proposta de vídeo Institucional para uma empresa.

Confira as imagens e não deixe de acompanhar os demais dias da jornada!