No dia 10 de maio, aconteceu o segundo dia da Jornada da Comunicação da Faculdade Canção Nova, que tem como tema “A Comunicação Contemporânea: a utilização eficaz dos Meios de Comunicação (Monsenhor Jonas Abib)”.

Rodrigo Alvarez, jornalista, escritor e documentarista, atuou como correspondente da Rede Globo na Europa e é o idealizador da Jornada Infinita, um conteúdo de cursos sobre a vida de Jesus, os capítulos são: Uma Breve História de Jerusalém, Últimos Passos de Jesus e Jesus à Luz da História; esteve presente à distância com os alunos e falou sobre a eficácia do formato humanizado no jornalismo

Contou sobre sua experiência como jornalista, como é viver fora do Brasil, sua carreira na televisão e agora com o projeto da Jornada Infinita. Compartilhou sobre as gravações da jornada, como foi conhecer todos os passos de Jesus Cristo, falou também sobre a humanização no jornalismo e deu dicas aos alunos para que possam fazer bem um jornalismo e ser um profissional bem intelectual e com um conhecimento vasto e constante. Saber editar, filmar, discutir o que será exibido, estar nas etapas de preparação e produção, saber estar em várias etapas do processo é fundamental e te fará um jornalista melhor. É preciso ter domínio da tecnologia, dos conceitos básicos do jornalismo, colocar em prática seus valores éticos e morais e sempre agir para o bem. “O bom jornalista lê livros, lê ficção, lê história, lê sobre os temas que o interessam e também sobre o que acontece no mundo. Ele é atualizado”, afirmou Rodrigo.

Palestra do Rodrigo Alvarez | Foto: NCPE

No segundo momento, esteve presente o Prof. Me. Fábio Ferreira, já foi professor da Faculdade Canção Nova, é graduado em Licenciatura em Computação, especializado em MBA em Tecnologia da Informação, experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial e Sistemas Operacionais, atuando nos temas de Software Livre, Infraestrutura de Data Center, Segurança da Informação, Educação e Jogos Digitais, mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação e trabalha na parte de engenharia no ITAÚ.

Apresentou o tema Inteligência Artificial e os impactos da tecnologia na sociedade contemporânea. Falou sobre a inteligência artificial (o que é IA, como surgiu) e os desafios, medos e benefícios que trás no dia a dia, como impacta no meio social e nas áreas de comunicação, telecomunicação e interação entre empresa e negócio, também sobre os agentes inteligentes, convergência, disrupção tecnológica, tendências e rumos tecnológicos, trouxe exemplos de agentes inteligentes que estão dentro do mercado, que são o Chat GPT, Alexa, Microsoft Cortana, Google Assistent, Siri. A Inteligência Artificial ganhou força por causa da linguagem natural. Finalizou sua palestra com uma frase de motivação aos alunos “Quando buscamos uma nova jornada, nosso interesse é encontrarmos no caminho grandes desafios”.

“Inteligência Artificial, redes neurais, agentes inteligentes, chats inteligentes, terão a todo momento, mas cada uma das pessoas tem um sentimento, informação que trás algo totalmente diferente”, finalizou Fábio.

Palestra do Fábio Ferreira | Foto: NCPE

Confira fotos do 2º dia