No dia 09 de maio, aconteceu o primeiro dia da Jornada da Comunicação da Faculdade Canção Nova, que tem como tema “A Comunicação Contemporânea: a utilização eficaz dos Meios de Comunicação (Monsenhor Jonas Abib)”.

O evento iniciou com a Santa Missa, celebrada pelo presidente da Canção Nova, padre Wagner Ferreira, juntamente com o padre Edilberto Carvalho, responsável pela Pastoral Universitária. 

Celebrantes da Santa Missa, Padre Wagner Ferreira e Padre Edilberto Carvalho | Foto: NCPE

Após a missa, o Prof. Me. Marcius Nahur, professor de Filosofia e Teologia da Faculdade Canção Nova, tem experiência na área do Direito, Filosofia e História, foi o primeiro palestrante do dia e trouxe o tema “Conceitos Filosóficos como pilares para a comunicação contemporânea”. Apresentou reflexões de filósofos, como Hegel, Sócrates, Russell, Foucault, entre outros, sobre a Filosofia contemporânea. 

O professor, durante a palestra, explicou que enquanto não houver uma comunicação ancorada nos conceitos antropológicos, éticos e ontológicos, se corre o risco de uma apresentação parcial da verdade, de sensacionalismo, de silêncios para provocar imaginações soltas e desconexas da realidade, de misturar juízos de fato com juízos de valor, de gerar vazios sugestivos para deixar a sociedade perdida, de gerar rumores sem base, de manipular o passado, de enganar, de trazer argumentações insuficientes e de generalizar as particularidades, que é tomar a parte pelo todo. “Quem noticia as partes como se fosse um todo, contamina a compreensão ampla e profunda de uma comunicação”, finaliza o professor em sua palestra. 

Palestra do Prof. Me. Marcius Nahur | Foto: NCPE

No último momento da noite, o Jornalista Esportivo Mauro Naves, também formado em Estatística, é da ESPN Brasil, famoso por cobrir Fórmula 1, futebol e, principalmente, seleção brasileira, trabalhou por sete anos no mercado financeiro, finalizou o primeiro dia da Jornada com o tema “Jornalismo esportivo nos tempos atuais”. Esteve presente à distância com os alunos e contou sobre sua trajetória até chegar no Jornalismo Esportivo, compartilhou sobre suas coberturas esportivas, momentos engraçados que já viveu em sua carreira, deu dicas para os alunos enquanto estão na faculdade e quando saírem, como o jornalismo pode lidar com contratempos, explicou um pouco sobre a área do esporte no jornalismo, o que envolve, como trabalhar na área, saber escolher o que você mais se identifica dentro do esporte, falou sobre a credibilidade no Jornalismo, saber se informar da maneira correta e procurar as fontes corretas. E, por fim, respondeu perguntas dos alunos. “É papel do jornalista consultar as fontes, ver o outro lado, ter a certeza antes de noticiar”, disse Mauro Naves na palestra.

Palestra do Mauro Naves | Foto: NCPE

Confira fotos do 1º dia 

Por Clara Negre – Aluna Voluntária do NCPE