Aconteceu, no dia 06 de março, a aula inaugural “Broadcasting: panoramas e perspectivas para os meios de comunicação contemporâneos” do Curso de Rádio e Televisão, no Espaço Bento XVI, da referida Instituição de Ensino Superior.

Cumprindo o objetivo da Aula Inaugural de propiciar ao discente conteúdo diferenciado, integração e contato com profissionais que contribuam com o desenvolvimento humano e profissional, o evento contou com a presença da Coordenação de Curso, professores da faculdade e os convidados, palestrantes.

A abertura do evento foi realizada pela Coordenação de Curso, Prof. Me. Danielson de Oliveira Freire. A mensagem inicial abordou a acolhida e o agradecimento à todos os presentes (discentes do Curso do RTV, discentes de demais Cursos da IES, discentes do Curso Técnico em RTV do Instituto Canção Nova e colaboradores da IES e da Mantenedora, Fundação João Paulo II), fez menção aos convidados e palestrantes da noite e ao mediador do evento, Prof. Me. Marcos Jolbert Cáceres Azambuja e, por fim, a declaração de abertura da Aula Inaugural.

Após a apresentação, a Coordenação passou a palavra ao palestrante Francis Résio Torres, engenheiro Sênior de Telecomunicações e gerente de engenharia e operações do Sistema Canção Nova de Comunicação, cuja palestra abordou “O futuro da TV e do Vídeo”. A temática traçou as principais mudanças e avanços que a TV teve ao longo do tempo e quais evoluções estão por vir, com estudos comprovando tais mudanças. O palestrante apresentou dados sobre o uso de mídias sociais e seu crescimento no mundo, falou sobre o broadcasting, como o método de transferência de mensagem para todos os receptores simultaneamente e a influência desses avanços da TV e das mídias, na vida da população. Após apresentação da palestra, o mediador Prof. Me. Marcos Jolbert Cáceres Azambuja abriu momento de perguntas em geral ao público presente.

No segundo momento da noite, a convidada Sheila Cristiane dos Santos, graduada em Comunicação Social, Rádio e Televisão, missionária da Canção Nova e atuante na Rádio Canção Nova desde 2000, palestrou sobre “O rádio contemporâneo; O rádio hoje: quem faz e como se faz rádio?; O rádio e a internet: as web rádios, o futuro do rádio (está nas redes?)”. A palestra abordou diversos aspectos do rádio visando o percurso para aprimorar o profissionalismo a cada dia. Temas como a locução diferenciada e dinâmica, programação musical de qualidade, saber escutar demais emissoras buscando referências para seu crescimento como tal.

Depois, na sequência do momento, o convidado da vez foi Marcelo Chaves da Cunha, gerente do Departamento de Conteúdo Digital do Sistema Canção Nova, também missionário da Canção Nova e portando ampla experiência nas áreas da comunicação como Rádio, Televisão e Jornalismo, contou sua experiência na TV Canção Nova e falou sobre o programa Preservação Ambiental, apresentado por ele. Na palestra, Marcelo Chaves tocou em questões como trabalho em equipe, saber errar e retomar processos, não ter medo de perguntar e dar opinião, realizar cursos visando o crescimento, querer aprender cada vez mais.

Como terceiro momento, mais propriamente uma mesa redonda, o mediador e todos convidados se puseram a pensar e tratar do tema “O Rádio, a TV e as tendências para os meios e suas integrações e interações; como se preparar para o conteúdo do futuro?“, em que, cada um contribuiu com suas experiências e perspectivas de forma brilhante. O momento também contou com abertura para perguntas em geral do público presente.

A fim, o mediador do evento agradeceu a todos os presentes, aos convidados e deu por encerrada a Aula Inaugural do Curso de Comunicação Social, Rádio e Televisão.

Por Clara Negre- Aluna voluntária do núcleo de comunicação polo educacional

Confira as fotos