A Faculdade Canção Nova está promovendo, neste ano de 2022, o 9º Simpósio Fé e Razão. Com o tema: 60 anos da abertura do Concílio Vaticano II – Reflexões filosóficas e teológicas, o evento será gratuito e online,
transmitido através do canal do Youtube da Faculdade Canção Nova.

A palavra Simpósio é de origem grega e literalmente significa ‘beber junto’. Este termo se referia, na Grécia Antiga, a uma festa onde se bebia: era geralmente realizado num banquete, em que eram travados diálogos e conversas intelectuais.
Atualmente o termo passou a designar um Congresso para debater determinado assunto.

Antes de tudo a expressão ‘Fé e Razão’ diz respeito à missão das Universidades e das Faculdades Católicas, indicada pelo Papa S. João Paulo II nestes termos: “A sua tarefa privilegiada é unificar existencialmente no trabalho intelectual duas ordens de realidade que muito frequentemente se tende a opor como se fossem antitéticas: a investigação da verdade e a certeza de conhecer já a fonte da verdade.” (Documento Ex corde Ecclesiae, n. 1).

Em outros termos, a Universidade Católica tem como missão mostrar que é possível um diálogo entre a fé e a razão. De fato o mesmo Deus que criou o homem com a capacidade de utilizar a razão, se revelou nos Profetas e, particularmente em Cristo. Não pode haver, pois, contradição entre as verdades da razão, que se desenvolve nas ciências e na filosofia, e as verdades da Fé. Ambas provêm de Deus e levam a Deus, que é a fonte da Verdade.

A abertura do Concílio Vaticano II ocorreu em 1959. Com isso, no ano de 2019 completou-se 60 anos de sua abertura e a Faculdade Canção Nova tem programado para seu 9º Simpósio sobre o seguinte tema: 60 anos da abertura do Concílio Vaticano II – Reflexões filosóficas e teológicas.

Confira a programação:

21 de Março de 2022
08h00 – Abertura com Santa Missa
08h30 – Palestra com Prof. Dr. Pe. Ademir Nunes Farias
Tema: O aspecto filosófico-teológico da questão moral: a transição da perspectiva do Concílio Treno para o Concílio Vaticano II

22 de Março de 2022
08h30 – Palestra com Prof. Me. Pe. Thales Maciel Pereira
Tema: As bases filosófico-teológicas de Joseph Ratzinger e o Concílio Vaticano II: suas contribuições teóricas conciliares

23 de Março de 2022
08h30 – Palestra com Prof. Esp. Pe. Luiz Gustavo Uchoa da Silva
Tema: A Igreja e o mundo contemporâneo: as bases antropológicas, éticas e
sociais da Constituição Pastoral