Em um clima de entusiasmo e cordialidade, a Faculdade Canção Nova promoveu a Semana do Acolhimento 2024, uma iniciativa concebida para proporcionar uma entrada calorosa e inspiradora aos novos e antigos membros da comunidade acadêmica nos turnos matutino e noturno.

Acolhimento Matutino

O turno matutino foi agraciado com uma série de atividades concebidas para promover a integração e a criação de vínculos entre os estudantes. A manhã do primeiro dia começou com a Celebração da Santa Missa presidida pelo Pe. Gleidson de Souza, co-presidida pelo Pe. Alex Freitas. Logo após liderada pelo coordenador do Curso de Teologia, Prof. Me. Pe. Luiz Gustavo Uchoa, realizou uma reflexão sobre a Introdução à Vida Espiritual.

O convidado para a aula inaugural do Curso de Teologia, Pe. Edison de Oliveira, abrilhantou a manhã do primeiro dia, compartilhando sobre os Desafios no Cultivo da Vida Espiritual e a Conciliação dos Estudos, contando sua experiência como estudante e sacerdote, e finalizando com a apresentação de sua pesquisa de Mestrado.

O segundo dia contou com a participação do Psicólogo Francisco Medeiros que realizou uma conversa com os alunos sobre os cuidados com a Saúde Mental, fazendo referência ao Janeiro Branco. O Prof. Me. Marcius Tadeu Maciel Nahur, juntamente ao Prof. Me. Wilker Henrique Costa Fiúza, ministrou sobre Desafios no Cultivo da Vida Intelectual e a Conciliação dos Trabalhos. Na Aula Inaugural do Curso de Filosofia o Prof. Me. Wilker Henrique apresentou aos alunos sua Pesquisa de Mestrado que teve como tema Jesus, Revelador do Humano: A relação entre cristologia e antropologia em Adolphe Gesché.

O último dia da Semana de Acolhimento 2024 para o período matutino iniciou-se com a celebração da Santa Missa em honra ao nosso Patrono São João Bosco, presidida pelo Pe. Luiz Gustavo Uchoa. Logo após o Prof. Dr. Lino Rampazzo, dissertou para os alunos sobre a Memória de Dom Bosco – O sonho pedagógico e os desafios educativos na contemporaneidade.

A Noite de Acolhimento

No turno da noite, a Faculdade Canção Nova acolheu os estudantes com uma atmosfera vibrante durante a Noite de Acolhimento. Uma sessão de abertura repleta de energia contou com a celebração da Santa Missa presidida pelo Pe. Edilberto Carvalho, co-presidida pelos Pe. Gleidson de Souza e Pe. Evandro Lima, seguida de uma introdução do Corpo Diretivo, das Coordenações de Cursos e da Pastoral Universitária. Para finalizar o primeiro dia, realizou-se uma Adoração ao Santíssimo Sacramento ministrada pelos alunos da Pastoral.

O segundo dia contou com a apresentação do Diretor Acadêmico aos calouros sobre Avaliação, Atividades Complementares, Calendário Acadêmico e Eventos Acadêmicos. As apresentações seguiram com o Núcleo de Estágios, Núcleo de Extensão e Comissão Própria de Avaliação (CPA) pela Profª. Fernanda Aquino, Prof. Marcílio Silva e Prof. Dr. Marcos Jolbert, respectivamente. O segundo momento foi conduzido pela Pastoral Universitária, que realizou uma gincana entre os cursos Jornalismo, Rádio e Tv, Administração, sendo o curso de Jornalismo, o campeão pelo segundo ano consecutivo.

No último dia da Semana do Acolhimento 2024 para o período noturno, houve a apresentação do Programa Bolsa Canção Nova e do Programa Bolsa Filantrópica respectivamente pela Profª. Fernanda Aquino e a Assistente Social, Alessandra Pedrosa. Também houve a apresentação do Serviço de Atendimento Psicopedagógico pela Josilene Braga, do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, além de apresentações dos coordenadores de cursos.

A Semana do Acolhimento 2024 na Faculdade Canção Nova não apenas ofereceu informações práticas sobre a vida acadêmica, mas também cultivou um ambiente de apoio e compreensão. Este é apenas o começo de uma emocionante jornada educacional na Faculdade Canção Nova, onde o acolhimento se torna alicerçado na construção de uma comunidade acadêmica forte e unida.

Confira as fotos:

Por Maria Fernanda Alves, Aluna Voluntária do NCPE