Faculdade Canção Nova promove simpósio sobre proteção e cuidado de vulneráveis em novas comunidades e movimentos pastorais

Evento será conduzido pelo padre jesuíta alemão Hans Zollner, que foi membro do grupo fundador da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores

Nos dias 26 e 27 de junho de 2026, a Faculdade Canção Nova (FCN), em parceria com o Núcleo Lux Mundi e o Movimento dos Focolares, promove um simpósio dedicado à proteção e cuidado de pessoas vulneráveis em ambientes de Novas Comunidades e movimentos pastorais da Igreja. O objetivo é fortalecer a cultura do cuidado, por meio da formação e da conscientização, em sintonia com as orientações da Igreja e do compromisso com a promoção da dignidade humana.

O evento acontecerá na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), no formato híbrido, com atividades presenciais no Auditório São Paulo, e é voltado para membros de novas comunidades, lideranças, clero e agentes de pastoral.

O simpósio será conduzido pelo padre Hans Zollner, referência internacional na prevenção de abusos e na proteção de menores e vulneráveis. Sacerdote jesuíta alemão, foi membro do grupo fundador da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores.

Haverá também participação de especialistas que atuam na criação de ambientes seguros e acolhedores de responsabilidade institucional.

As inscrições podem ser feitas até 22 de junho, com taxa de participação no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais). Inscreva-se aqui.

O evento é um chamado para consolidar espaços de acolhimento e responsabilidade dentro das comunidades cristãs, equilibrando a missão evangelizadora com o zelo pelos mais frágeis. 

Programação

26 de junho | Sexta-feira

18h | Santa Missa de Abertura
19h | Conferência Magna
Tema: Proteção e cuidado em ambiente eclesial: uma introdução

27 de junho | Sábado

08h30 | Acolhida dos participantes
09h | 1º Painel Formativo
Tema: Proteção e cuidado em ambiente eclesial: o contexto das Novas Comunidades
11h | 2º Painel Formativo
Tema: Proteção e cuidado em ambiente eclesial: o contexto das Novas Comunidades II
12h30 | Intervalo para almoço
14h | 3º Painel Formativo
Tema: Proteção e cuidado em ambiente eclesial: o contexto das infâncias
16h | Santa Missa de Encerramento

Por Mariana Bianchi, aluna voluntária no Núcleo de Comunicação do Polo Educacional Canção Nova

Conteúdos relacionados: