Nos dias 10, 14 e 17 de outubro, as turmas de Jornalismo e Rádio e TV, da Faculdade Canção Nova, receberam a fonoaudióloga Nanci Mecenas Lima. O professor responsável foi o Raphael Leal, docente das disciplinas de Técnicas de Locução e Apresentação, no Rádio e TV, e Redação para Televisão, no Jornalismo. 

A ideia surgiu pela necessidade da utilização da voz. A fono esteve presente com os alunos em 8 aulas e ensinou como aquecer a voz, explicou o aparelho fonador, a importância do aquecimento vocal, importância da respiração e de uma boa alimentação, fez exercícios com o diafragma, exercitando a respiração para que os alunos pudessem potencializar as locuções tanto para apresentações, que ocorre no Rádio e TV, quanto para a gravação de textos, que ocorre no Jornalismo. 

As aulas com a fonoaudióloga foram divididas em duas semanas, nas últimas aulas, o foco foi no desaquecimento, onde ela ensinou a desaquecer a voz e trouxe exercícios práticos de leitura, de desenvolvimento vocal, para que pudesse apontar o que cada aluno precisa exercitar. 

A disciplina, no Jornalismo, favorece e direciona a confecção textual com treinamento na execução de reportagens. 

Por Clara Negre – Voluntária na Assessoria de Imprensa do NCPE