A Faculdade Canção Nova está promovendo, neste ano de 2021, o 8º Simpósio Fé e Razão. Com o tema: Cem anos do nascimento de São João Paulo II (1920-2020): desafios filosóficos e teológicos contemporâneos, o evento será gratuito e online, transmitido através do canal do Youtube da Faculdade Canção Nova.

A palavra Simpósio é de origem grega e literalmente significa ‘beber junto’. Este termo se referia, na Grécia Antiga, a uma festa onde se bebia: era geralmente realizado num banquete, em que eram travados diálogos e conversas intelectuais

Atualmente o termo passou a designar um Congresso para debater determinado assunto.

Antes de tudo a expressão ‘Fé e Razão’ diz respeito à missão das Universidades e das Faculdades Católicas, indicada pelo Papa S. João Paulo II nestes termos: “A sua tarefa privilegiada é unificar existencialmente no trabalho intelectual duas ordens de realidade que muito frequentemente se tende a opor como se fossem antitéticas: a investigação da verdade e a certeza de conhecer já a fonte da verdade.” (Documento Ex corde Ecclesiae, n. 1).

Em outros termos, a Universidade Católica tem como missão mostrar que é possível um diálogo entre a fé e a razão. De fato o mesmo Deus que criou o homem com a capacidade de utilizar a razão, se revelou nos Profetas e, particularmente em Cristo. Não pode haver, pois, contradição entre as verdades da razão, que se desenvolve nas ciências e na filosofia, e as verdades da Fé. Ambas provêm de Deus e levam a Deus, que é a fonte da Verdade.

O Papa S. João Paulo II nasceu no ano de 1920. Por isso, no ano passado, celebravam-se os cem anos do seu nascimento e a Faculdade Canção Nova tinha Programado seu 8º Simpósio sobre o seguinte tema: Cem anos do nascimento de São João Paulo II (1920-2020): desafios filosóficos e teológicos contemporâneos.

Devido à pandemia, não foi possível realizar o Simpósio programado no ano de 2020. Mas este ano, seja a Direção da Faculdade, como os Colegiados dos Cursos de Filosofia e de Teologia, consideraram oportuno organizar o Simpósio na modalidade on-line, através do canal do Youtube da Faculdade Canção Nova, com o mesmo tema previsto no ano passado.

Confira a programação:

15 de março de 2021:

08h30 – Abertura com a Santa Missa

09h30 – Palestra: Prof. Dr. Paulo Cesar da Silva
Tema: A relação entre a antropologia e a ética personalistas em Karol Wojtyla (São João Paulo II).

16 de março de 2021 :

08h30 – Palestra: Prof. Dr. Felipe Rinaldo Queiroz de  Aquino
Tema: A contribuição da Igreja na criação da Universidade

10h00 – Palestra: Prof. Dr. Lino Rampazzo
Tema: Os atuais desafios da Universidade  Católica a partir do Documento de S. João Paulo II “Ex corde ecclesiae”

17 de março de 2021:

08h30 Palestra: Prof. Ms. Marcius Tadeu Maciel Nahur
Tema: Aspectos filosóficos  no Pensamento de Karol Wojtyla (S. João Paulo II)

Participe!