7ª Jornada de Comunicação – Por Enrique Janoário

18/05/2018 - Por: faculdadecn

Por Enrique Janoário

Os alunos do curso de Jornalismo e Rádio e TV da Faculdade Canção Nova, conheceram às sedes da redação do Jornal O Vale e aos estúdios da TV Vanguarda em São José dos Campos. No dia 16, segundo dia da Jornada da Comunicação, os alunos aproveitaram para tirar suas dúvidas sobre a produção diária da redação do Jornal com o editor chefe, Guilherme Cordazzi, que acredita que o jornalismo é como um sacerdócio, uma missão. Guilherme explicou sobre a comunicação existente entre o jornal impresso e online, realçando a importância de possuir ambos os formatos para perfis de público diferentes e conseguir levar a informação mais longe.

Nos estúdios da vanguarda, os alunos visitaram o funcionamento dos bastidores do telejornalismo e ainda tiveram a oportunidade de conhecer o estúdio de gravação do jornal, entraram em contato com os equipamentos de transmissão que estão no dia a dia da emissora.

A Valorização da Cultura Afro e o Combate ao Racismo, tema da edição deste ano, foi debatido em mesa-redonda pelo professor doutorando em história da mulher negra no século XIX, Adelci Silva dos Santos, a jornalista e consultora da Basfi, Ivania Palmeira, a assistente social Joyce Maira e o professor doutor em Direitos Humanos Lino Rampazzo.

Em pauta falou-se da retração do negro por parte da mídia, a herança histórico-cultural do racismo e necessidade de representatividade da população negra.

Sendo encerrado o dia com a declamação do poema “Negra sou”! de Victória Santa Cruz, realizada pelas alunas Maria Paula Silva, Thamyris Duarte e Yasmin Taveira.