Notícias

Terceiro dia de Simpósio: Como defender a verdade nas mídias sociais

22/03/2018 - Por: faculdadecn

Por: Enrique Janoário

 

O debate Fé, Razão e meios de comunicação na sociedade atual foi o tema no terceiro e último dia do Simpósio Fé e Razão realizado pela Faculdade Canção Nova, nos dias 19, 20 e 21 de março, na sede da própria faculdade e no auditório São Paulo – Comunidade Canção Nova.

Transmitido ao vivo pelo Instagram e pelo Youtube, a mesa-redonda aconteceu com a professora dos cursos de Jornalismo e Rádio e Tv Adriana Ferreira e a Professora Ana Aryel do curso de Filosofia. Juntas elas conversaram sobre o surgimento e o compartilhamento de notícias falsas, os famosos Fake news, nos meios de comunicação, e como devem ser combatidas.

Durante o debate Adriana e Ana Aryel apresentaram a mensagem do Papa Francisco escrita para o dia mundial das comunicações deste ano, cujo tema é “A verdade vos tornará livres (Jo 8, 32). Fake news e jornalismo de paz”. No texto o pontífice alerta sobre os perigos das mensagens infundadas e a responsabilidade pessoal de defender a verdade.

Para Ana Aryel a verdade é uma necessidade da existência humana, ela cita a encíclica Fé e Razão, na qual o Papa São João Paulo II diz que Deus não poderia nos criar de outra forma senão desejosos da verdade, uma vez que ele é a Verdade.

“Elas (notícias falsas) mexem muito com a emoção, impactam, trazem uma construção que parece verdade, que parte de notícias possivelmente verdadeiras, mas elas não trazem a informação completa, usando algum ponto da realidade, e aí a pessoa logo se comove e emociona. As pessoas imediatamente aderem aquilo e começam a publicar porque mexe com seus sentimentos”, explica Adriana Ferreira o porquê de tantas notícias falsas compartilhadas.

 

O Simpósio Fé e Razão acontece todos os anos, organizado pelos cursos de Filosofia e Teologia da Faculdade Canção Nova. A edição deste ano está disponível na íntegra no canal da Faculdade Canção Nova no Youtube.