A Canção Nova não nasceu de um projeto humano, mas sim de uma iniciativa de Deus”. Essas são as palavras de Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade,  definindo o início de tudo na Canção Nova.  A comunidade nasceu do chamado que o Bispo Diocesano fez diante da palavra da Igreja escrita pelo Papa Paulo VI no documento Evangellii Nuntiandi (Evangelização no mundo contemporâneo) que urgia a necessidade de evangelizar no mundo de hoje, apontando a exigência da utilização dos meios de Comunicação Social para a Evangelização.

Portanto, a Canção Nova nasceu na Igreja, nasceu da Evangelização e para Evangelização se utilizando dos meios de comunicação social. Por causa dessa missão deu-se inicio em 1978 a Comunidade Canção Nova formada por homens e mulheres, jovens e adultos; por solteiros, casados e celibatários; por sacerdotes e diáconos. Todos consagrados. Reunidos em comunidade por causa da Missão.

Segundo Monsenhor Jonas Abib a Canção Nova é uma Comunidade criada por Deus para formação de Homens Novos para o Mundo Novo.

Desde o inicio, Deus deu a Canção Nova a graça de experimentar algumas riquezas, como:

  • O masculino e o feminino vividos juntos, todos se respeitam como  irmãos e irmãs.  Homens e mulheres vivendo, trabalhando, estudando, realizando juntos o carisma e a Missão, numa sadia convivência. Vivendo a castidade própria de cada estado de vida.
  • A vida fraterna, onde cada um se dispõe a preferir o bem dos outros ao seu próprio, vivendo o amor fraterno nas circunstâncias do dia-a-dia. Por isso, os exercícios do perdão e da reconciliação são fundamentais.
  • O viver da Providência, onde em cada situação confiamos: Deus proverá o necessário para a vida e a realização da Missão.

Anos depois, em 1982 deu-se inicio a Fundação João Paulo II para gerir e manter os trabalhos desenvolvidos pela comunidade:  Rádio, TV, DAVI (Departamento de áudio visuais), Internet, eventos, projetos sociais, educacionais e agora a Faculdade Canção Nova.

A FUNDAÇÃO JOÃO PAULO II é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos. Dentre os seus objetivos estatutários consta “a promoção da educação escolar e profissional de crianças, adolescentes e adultos”, o qual busca atingir com qualidade e obedecendo toda a legislação brasileira em vigor. Com o lema de “formar homens novos para o mundo novo”, Mons. Jonas Abib, diante das necessidades do município de Cachoeira Paulista e região, idealizou o Instituto Canção Nova com a finalidade de promover ensino infantil e fundamental.

Diante de novos desafios a Fundação João Paulo II, em 2007, percebendo a necessidade da formação profissional para seus colaboradores e a abertura de mais vagas no ensino superior, vislumbrou a oportunidade de criar a sua Faculdade. A FCN é assim pensada para dar continuidade ao seu método educativo, já aplicado no Instituto Canção Nova, agora no ensino superior.